Soft skills: A subjetividade humana em conexão com o futuro que emerge

conexão com o futuro

Soft skills: A subjetividade humana em conexão com o futuro que emerge, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Anna Maria Buccino.

O tempo está passando, a tecnologia avançando e o que fazemos bem hoje, pode não ter mais relevância amanhã.

O que é importante hoje, pode não ter mais importância amanhã.

A inteligência artificial e a robótica, entre outras tecnologias, estão se tornando cada vez mais sofisticadas, tomando espaços em atividades operacionais, que possuem padrões definidos e, aos poucos, começam também a ocupar espaços em áreas e especialidades antes consideradas e reservadas somente aos humanos.

Com isso, nós seres humanos estamos perdendo espaço onde as atividades pedem esforços repetitivos, recorrência de padrão. Quando a tecnologia consegue identificar o padrão, logo consegue ser programada para realizar a tarefa. Começando agora, também, a avançar para atividades de criação, não somente de operação.

Conexão com o futuro: análise do cenário

Quando analisamos esses cenários, é impossível não refletir sobre o que caberá ao ser humano nessa nova sociedade que começa a surgir: Que tipos de atividades sobrarão aos humanos nesse mundo digital?

Fomentar a curiosidade é um dos primeiros passos para estar sempre com novas informações, o que possibilita entender o fluxo e poder se adaptar ao novo ritmo da evolução humana. Nesses novos cenários, é nítida a importância da atualização constante, que está sendo chamada de lifelong learning.
O momento pede atitude, e por isso, alienar-se e fingir que nada está acontecendo é a pior escolha, o ideal é movimentar-se, inteirar-se sobre as transformações, sobre as oportunidades, sobre os desafios. E mais: olhar e despertar as habilidades humanas subjetivas, as soft skills.

Conexão com o futuro: análise da situação

Analisando bem a situação, pode-se perceber a oportunidade que temos de nos conectar com essa nossa humanidade adormecida, de adquirirmos e usarmos nossas habilidades subjetivas como forma de retribuir a oportunidade de estarmos vivendo essa evolução plenamente.
Valorizarmos o momento que nos permite acessar nossa sensibilidade, o que, num passado não muito distante, era visto como um ato de fraqueza no mundo corporativo.
E, também, nas escolas, onde a orientação parecia ser a de colocar todos no mesmo molde, reprodutores de comportamentos aceitáveis para uma vida sem muita originalidade, sem muita emoção, vivendo praticamente como robôs.

Temos a oportunidade de deixar florescer nossa autenticidade, isso agora é valorizado e procurado. Pelo menos é o que diz a pesquisa da Global Talent Trends, divulgada pela escritora e influenciadora digital Marta Gabriel, que traz a informação de que 80% dos líderes de empresas consideram que as soft skills são cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios. São elas as características como emoções positivas, ética, comunicação, escuta ativa, liderança, negociação, visão sistêmica.

Conexão com o futuro: inteligência emocional

A inteligência emocional, ou a capacidade do ser humano lidar com as emoções, também é muito procurada por instituições. A teoria ganhou destaque nos anos noventa, através dos estudos do psicólogo Daniel Goleman, e está entre uma das principais habilidades para o novo momento, uma vez que as pessoas que estão atentas às suas emoções conseguem ter um nível de autogestão elevado, aprimorando sua performance profissional e elevando o nível de suas relações inter e intrapessoais.
Isso sem falar que a gestão das emoções eleva o bem-estar, uma vez que diminui o nível de estresse; eleva o foco, pois possibilita um maior poder de concentração; eleva a produtividade, administração do tempo e engajamento.

O futuro que emerge é digital, mas as habilidades mais requeridas para que possamos estar plenamente atuantes são humanas. Desse modo, o que podemos fazer é permitir que nossa criatividade, capacidade de pensamento crítico, resiliência, consciência, nos ajude a construir esse novo caminho.
Deixar de atuarmos como autômatos e nos prepararmos para uma integração aos autômatos, um complementando o outro. Um com a força da tecnologia e o outro com a força da natureza humana.

Conexão com o futuro: saia do automático

Sair do automático é importante, mesmo nosso cérebro gostando do que é mais fácil, pois economiza energia, mas o momento pede atenção, racionalização sobre o porquê de estarmos fazendo o que fazemos para conseguirmos assumir o controle, aprender e mudar.
Vamos abrir espaço para nossa sensibilidade para elevar o nível de nossa empatia. Empatia que eleva a qualidade de nossos relacionamentos.

Podemos olhar para tudo isso e achar que é uma grande bobagem, ou encontrar a luz que clareia nossas ideias e inspira na criação da nova jornada, com tranquilidade e com a certeza de que isso tudo tornará nossas vidas mais autênticas.
Aceitar o desafio da transformação e voar. E o mais importante é saber que as soft skills, ou habilidades humanas, podem ser desenvolvidas, fortalecidas, basta ter consciência, foco e disciplina.

Conexão com o futuro: quais as habilidades para desenvolver?

Quer saber quais as soft skills que você deve desenvolver? Pense em suas atividades, nos seus relacionamentos, no futuro que você almeja. Faça uma análise sincera e descubra quais são as habilidades que estão relacionadas a tudo isso.
Depois, observe, crie um mapa de suas habilidades atuais e veja quais já estão em linha com o que você vive e deseja viver e quais são aquelas que você deverá focar para seguir. Desafie-se e siga a direção do seu desenvolvimento!

Conexão com o futuro: sobre Anna Buccino

*Anna Maria Buccino, é administradora de empresas, consultora, especialista em Psicologia Positiva e atua como gerente comercial na Vetor Editora Psicopedagógica.

Leia também – É hora de voltar para o escritório, mas não descarte o home office.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.