Empresas devem se adaptar para a contratação de pessoas com deficiência

Contratação de pessoas com deficiência

Gestora da Dr. Localiza aponta quais medidas são necessárias para a contratação de pessoas com deficiência nas empresas.

Segundo o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no país. No mercado de trabalho, entretanto, a presença é baixa: apenas 418,5 mil têm carteira assinada, de acordo com dados apresentados em 2016 pelo Ministério do Trabalho.

A Lei 8.231/91, assinada em 1991 pelo presidente Fernando Collor, determina que empresas com mais de 100 funcionários guardem de 2% a 5% das vagas para PCDs. Apesar desse marco, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, o que cria dificuldades para o grupo ingressar no mercado de trabalho e é agravado pela falta de preparo dos empregadores.

Contratação de pessoas com deficiência: As vendas por cotas

“Existem muitas vagas por conta da cota, mas é necessário ter qualificação”, relata Paula Fernandes de Souza, de 41 anos, que tem deficiência auditiva bilateral e trabalha com vendas na Dr. Localiza, empresa de rastreamento de veículos.

“Depois que perdi parcialmente a audição, enquanto aguardava o aparelho, passei um período trabalhando como atendente de supermercado. Foi uma experiência positiva, mas faltava orientação e suporte. Não havia sinalização da minha deficiência, então eu precisava explicar para que os clientes entendessem a situação”, conta Paula.

A estrutura inadequada pode ser consequência do tabu da sociedade acerca do assunto, o que reflete também na esfera do trabalho. “Quando voltei para a Dr. Localiza, onde já havia trabalhado antes, eu estava com meu aparelho auditivo e isso facilitou minha adaptação. Hoje, consigo desempenhar minha função sem nenhuma dificuldade e atribuo isso à liderança da empresa, que sempre me apoiou”, conclui.

Contratação de pessoas com deficiência: Enfrentando o tabu

Hoje, uma das melhores formas de enfrentar o tabu é com a conscientização atitudinal, termo para o conjunto de ações de acolhimento e abertura para ouvir a pessoa com deficiência, sem preconceitos, estereótipos e discriminações.

Segundo a diretora geral da Dr. Localiza, Patrícia Jardim, a empresa busca selecionar seus candidatos sem estigmas. “É importante lembrar que, ao receber um funcionário PCD, é necessário adaptar a estrutura do local, os processos e até mesmo a rotina”.

Para que experiências como a de Paula se repitam, é importante educar a sociedade como um todo.

Contratação de pessoas com deficiência: Boas práticas para a convivência

– Quando quiser ajudar uma pessoa com deficiência, pergunte antes se ela precisa de algo e como você pode auxiliá-la;

– Não ofenda-se caso a oferta seja recusada;

– Fale com naturalidade sobre a deficiência e tire dúvidas quanto à influência da limitação ou necessidade de acessibilidade;

– Bom senso é essencial no relacionamento com todas as pessoas e o mesmo vale para as com deficiência;

– Ao falar com uma pessoa com deficiência mental, não use tom de voz infantil, trate-a como adulta;

– Ao oferecer ajuda para uma pessoa cega ou com baixa visão, dê seu braço para ela se apoiar. Não a conduza puxando pelas mãos;

– O cão-guia é um cão de trabalho. Não o distraia de suas funções com brincadeiras e carinhos;

– Ao conversar com uma pessoa surda ou baixa audição, fale de frente para que ela possa acompanhar o movimento labial.

– Não toque ou empurre a cadeira de rodas sem ser solicitado. Ela faz parte do espaço pessoal do cadeirante;

– A deficiência é uma condição e não uma enfermidade, por isso, não trate a pessoa como se ela estivesse doente.

Fonte: https://diversa.org.br/tag/acessibilidade-atitudinal/

Contratação de pessoas com deficiência:  Sobre a Dr. Localiza

A Dr..Localiza é especialista em rastreamento e recuperação de veículos, com uma equipe com mais de 30 anos de experiência no mercado. Possui um índice de recuperação de 98% e oferece soluções para carros, motos, utilitários e motoristas de app/táxi.

Site: https://drlocaliza.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/doutorlocaliza/

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui