Admissão digital em alta: especialistas trazem passo a passo do processo para empresas e candidatos

Admissão digital

Em evento da JobConvo, startup de recrutamento, seleção e admissão, especialistas dão dicas e tiram dúvidas de como funciona o recrutamento online.

Levantamento do LinkedIn de 2020, revelou que 70% dos profissionais entrevistados afirmaram que o recrutamento online será o novo padrão após a pandemia.

Seguindo esta proposta, a JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial, realizou no final de julho, o Webinar do Evento HR Impact versão pocket, com o tema Admissão Digital.

Admissão digital: O foco

Com foco nos profissionais da área e pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho, o evento virtual foi ministrado pela consultora de Carreira, Joyce Roberta e teve como convidadas Angela Domeneguetti, empresária e especialista em Gestão de Pessoas da Domeneguetti Apoio Empresarial, trazendo a visão do recrutador/contratante, e Roberta Santos, analista de Sucesso do Cliente da JobConvo com a visão como colaborador/contratado.

Além disso, foi realizado um processo de admissão em tempo real para os participantes observarem exatamente como funciona, a praticidade e o tempo decorrido.Confira como funciona o procedimento, passo a passo, apresentado no evento.

Admissão digital: Para as empresas

Finalizado o processo de contratação, o gestor acessa o software de RH da empresa para iniciar a admissão do novo colaborador. “A tecnologia dessa ferramenta possibilita a criação de tarefas para diferentes tipos de admissão, independente do cargo ou região do contratado. Com isso, a empresa pode criar o modelo ideal, de acordo com o cargo disponível,” destaca Ronaldo Bahia, fundador e CEO da JobConvo.

As plataformas disponibilizam também alguns modelos de cartas propostas de emprego, além de possibilitar a criação de diferentes cartas para enviar as pessoas contratadas por distintos níveis de cargos. No sistema, a assinatura do colaborador também é disponibilizada de maneira digital.

Os processos realizados dentro da plataforma garantem que o contratado assine digitalmente o documento online. Assim, a empresa não precisa se preocupar com riscos jurídicos.

Após concluído o modelo, ele é enviado pelo RH por meio de um link ao colaborador aprovado no processo seletivo, com um formulário para que o contratado possa preencher com suas informações e anexar os documentos solicitados.

Depois que o colaborador devolve o formulário com os dados e documentos requeridos, o software que possibilita a importação e o armazenamento das informações dos novos funcionários em nuvem, notifica o RH quando a etapa é finalizada, realizando a validação dos dados, em seguida. Como todas as informações do novo admitido estão no sistema, é rápido e fácil enviá-las para o Departamento Pessoal incluí-lo na folha de pagamento.

“O processo de admissão digital foi desenvolvido para que o RH não precise conferir cada documento, arquivar, digitalizar, cadastrar o novo funcionário no sistema e solicitar para a área de TI os novos acessos,” ressalta Bahia.

Admissão digital: Para os candidatos

Finalizado o processo de seleção com o colaborador aprovado no processo seletivo, ele recebe do RH da empresa um e-mail com o link do formulário para se logar na área do candidato.

Entrando nessa área ele acessa uma lista de tarefas para preencher suas informações e anexar os documentos básicos, como RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, dentre outros. À medida que o candidato vai preenchendo os documentos solicitados, o sistema vai listando como preenchido, semelhante a um check list.

Nesse processo o candidato é que preenche todos os dados e no formulário ele mesmo autoriza o compartilhamento deles com a empresa, de acordo com a exigência da LGPD.

“O processo de admissão digital reflete na produtividade dos funcionários, na diminuição dos custos e nas responsabilidades de todos os setores da organização. Proporcionada pelos avanços tecnológicos, a automação de processos de admissão e demissão, estão transformando as empresas,” finaliza Bahia.
Sobre a JobConvo

Admissão digital: Sobre JobConvo

Fundada em 2013 por Ronaldo Bahia, a JobConvo (www.jobconvo.com/pt-br/) nasceu com a missão de facilitar e otimizar o tempo do profissional de RH, otimizando 40% do tempo e dos custos, e democratizar os processos de seleção e admissão dos candidatos.

Desde a sua fundação, a empresa participou do programa de aceleração de startups Startup Chile e atingiu o break-even em 2016. A empresa atende empresas de grande porte como Adecco, Deloitte, HCOR, Petz, MVR.

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