Atos de solidariedade: ajude o mundo e a sua carreira

Em meio ao caos causado pelo coronavírus, atos de solidariedade surgem em diversos países e mostram o quanto os valores se sobressaem em situações como essa. Hoje queremos dedicar um espaço para divulgar esse trabalho solidário, explicar o quanto ele é benéfico para quem recebe e quem pratica e ainda o quanto isso pode ajudar na sua carreira.

Atos de solidariedade em meio ao caos: o lado positivo

Com tanta notícia negativa, pudemos ver pessoas de diversas regiões com atos de solidariedade e positivismo. Os italianos, por exemplo, emocionaram o mundo ao cantarem em suas janelas durante a quarentena. Fizemos um vídeo com alguns trechos e postamos no Instagram.

Já na Espanha, um professor resolveu dar aulas de ginástica em cima de um prédio e contou com a participação de vários alunos que acompanharam de suas janelas.

E o Brasil não ficou para trás, no Rio de Janeiro pessoas estão se oferendo para ajudar idosos, como no bilhete abaixo.

atos de solidariedade no brasil

Em Brasília, um grupo de pessoas tem se oferecido para fazer compras de supermercado para grupos de risco ao coronavírus.

As empresas também estão contribuindo. A Ambev vai distribuir álcool em gel e o Burger King vai doar parte da sua receita para o SUS. Por sua vez, a rede de supermercado Pão de Açúcar estão atendendo exclusivamente idosos das 6h às 7h da manhã.

Atos de solidariedade: como participar

Existem diversas formas de expressar atos de solidariedade agora. O Saúde e Envelhecimento criou um aplicativo para adotar velhinhos durante a quarentena. Você pode adotar alguém para conversar por whatsapp, enviar mensagens motivacionais e perguntar se ele está bem.

Outro aplicativo é o Tem Açúcar, existe há cinco anos com a ideia de trocar objetos não utilizados entre a vizinhança. Você pode usá-lo para doar alimentos, roupas e objetos para quem precisa e mora perto da sua casa.

Fazer atos de solidariedade é simples e basta apenas a sua iniciativa. Você pode fazer doações, criar grupos no whatsapp de palavras de motivação, doar roupas, se oferecer para para ir ao supermercado ou qualquer outra iniciativa que contribua de alguma forma para alguém.

Atos de solidariedade: benefícios mútuos

Pesquisas apontam diversos benefícios de se fazer trabalho voluntário. Entre eles está o aumento da autoestima e do equilíbrio emocional e diminuição do estresse, já que a ação voluntária ativa uma parte do cérebro chamada de Sistema de Recompensa, responsável pelo bem estar. Outros estudos apontam ainda que atos de solidariedade contribuem para a saúde mental e física.

Ajudar alguém contribui para o senso de otimismo e propósito, nos faz sentir mais importantes e dá mais sentido para a vida. Tudo isso fortalece a autoconfiança.

Isso tudo sem contar, obviamente, com os benefícios de quem recebe atos de solidariedade.

Atos de solidariedade e sua carreira

E, como somos um portal de conteúdo de carreira, queremos destacar o quanto fazer trabalhos voluntários contribuem para o seu currículo e perfil do LinkedIn.

Uma pesquisa feita pelo LinkedIn apontou que 41% dos recrutadores considera o trabalho voluntário tão importante quanto o remunerado. Uma excelente dica para quem não tem experiência profissional e para qualquer pessoa que queira enriquecer o seu currículo.

Incluir um trabalho voluntário no seu currículo e LinkedIn são importantes porque comprovam algumas habilidades comportamentais como iniciativa, resiliência, equilíbrio emocional, trabalho em equipe, liderança, entre outros.

Coloque o tipo de trabalho voluntário realizado, o nome da instituição, data, quais resultados alcançados e, de forma objetiva, conte como foi essa iniciativa para você e para a instituição.

Agora que você já entendeu todas as vantagens para você e para o mundo de fazer atos de solidariedade, por que não se unir com alguns amigos e iniciar um trabalho voluntário?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui