Perguntamos no nosso grupo no LinkedIn qual a maior dificuldade que os candidatos têm na entrevista de emprego. A resposta mais comum? Saber como controlar a ansiedade. Pois é, na hora H parece difícil conter o frio na barriga e não deixar o nervosismo falar mais alto – e isso, com certeza, tem um efeito na forma como a conversa é conduzida.

como controlar a ansiedade
Foto: Tim Gouw / Pexels

O que fazer, então, para reverter esse cenário? Conversamos com Camila Moraes, psicanalista e mestranda em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, para responder algumas dúvidas e dar dicas de como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego.

1.Entenda que a ansiedade é comum

Camila explica que a ansiedade é um sentimento normal do ser humano, que costuma aparecer antes de algum evento importante. Porém, ele não precisa ser visto como um bicho de sete cabeças ou como algo ruim. “Ele pode, inclusive, contribuir para que a pessoa se prepare melhor para enfrentar determinada situação”, explica a psicanalista.

2.Fique atento aos sinais

Existem muitas formas da ansiedade aparecer, por isso é importante você praticar um exercício de auto-observação, para entender como o seu corpo reage diante de uma situação estressante.

Segundo a médica, em uma entrevista de trabalho a ansiedade pode se manifestar na forma de “brancos”- você esquece informações importantes sobre a própria carreira, por exemplo -, como uma dificuldade de encadear ideias, gaguejamento, palidez ou vermelhidão no rosto e até mãos trêmulas.

3.Prepare-se!

A melhor forma de controlar a ansiedade em uma entrevista de trabalho é se preparar. Camila dá algumas dicas de como você pode fazer isso:

  1. Dormir bem: garanta uma boa noite de sono antes da entrevista;
  2. Evite atrasos: busque o melhor caminho antes e planeje-se para chegar com alguns minutos de antecedência;
  3. Estude o seu currículo: relembre os pontos altos da sua carreira até agora, e tenha claro para si mesmo a trajetória que você percorreu ao longo do tempo;
  4. Treine: peça ajuda para um amigo ou parente para fazer uma entrevista-treino, em que você fala sobre as suas experiências e habilidades;
  5. Reflita sobre si mesmo: pense nos seus pontos fortes e fracos para você poder falar sobre eles com tranquilidade – e visando sempre a busca pela melhoria.
como controlar a ansiedade na entrevista de emprego
Foto: Startup Stock Photos / Pexels

4.Treine o foco

Vamos supor que você está no meio de uma entrevista e percebeu que está muito nervoso e ansioso. É o momento dar um passo para trás e redobrar a atenção: “Tome cuidado para não falar rápido demais, tentando fazer pequenas pausas entre as frases. Além disso, é fundamental escutar com atenção a pergunta do entrevistador e, após uma breve reflexão, respondê-la. Manter a atenção na respiração também é bastante importante”, diz Camila.

5.Faça uma auto-reflexão

Você acabou de sair de uma conversa que não foi bem justamente porque você estava muito ansioso. O que fazer, então? De acordo com a psicanalista, este não é o momento de se sentir mal por si mesmo, mas de reavaliar posturas e tentar entender como melhorar.

“Tente se preparar melhor para a próxima entrevista a partir de uma auto-reflexão sobre quais pontos pode melhorar e detecte os motivos que acarretaram a ansiedade e o nervosismo”, aconselha ela.

Você tem alguma dica para controlar a ansiedade antes de uma entrevista de emprego? A conclusão que chegamos, aqui, é que por mais que esse seja um sentimento comum e normal do ser humano, ele não precisa virar um obstáculo no seu crescimento profissional.

Se você perceber que está com dificuldade em superar episódios de ansiedade, e que eles estão piorando com o tempo, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta – essa sensação não pode atrapalhar o seu dia a dia ou minar as suas chances de conseguir o emprego que você sempre sonhou.

Related Post