Participar de um programa de trainee é um sonho para muito profissionais. Isso porque existem diversas vantagens para a carreira de quem consegue ingressar em um dos concorridos programas de trainee. E, apesar de ser um cargo bastante cobiçado, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que é trainee. Por isso, além de escreveremos essa matéria para tirar todas as suas dúvidas, iremos postar semanalmente uma entrevista nova com um recrutador especializado em programas de trainee.

Portanto, não deixe de acompanhar nossa série sobre programas de trainee. Lembre-se, apenas com preparo e dedicação é possível se tornar um trainee.

Mas afinal, o que é trainee?

Trainee significa treinamento. Porém, para respondermos a dúvida sobre o que é trainee precisamos ir muito além do seu significado literal. Os programas de trainee surgiram para capacitar jovens profissionais para assumirem postos de liderança dentro de uma empresa. Além disso, uma imersão organizacional é feita para tornar os participantes totalmente engajados com o espírito da empresa.

Então, por alguns meses, ou por até por um ano, o programa de trainee ensina um grupo de jovens sobre negócios, empreendedorismo, visão estratégica, liderança, entre outros temas pertinentes. Adicionalmente, os jovens acompanham grandes líderes da empresa que servem como mentores dos trainees.

Uma das maiores vantagens em ser um trainee é participar dos job rotations. O job rotation é uma rotação entre todas as áreas da empresa. Com isso, o trainee é capaz de aprender desde logística até sobre a área financeira de forma aprofundada. No final, o trainee pode decidir em qual área prefere atuar.

Vantagens profissionais para quem é trainee

Bom, como já dissemos o programa de trainee proporciona uma imersão sobre negócios acompanhada com grandes gestores. Não precisamos detalhar o quanto isso é vantajoso para qualquer profissional.

Além do conhecimento que o programa de trainee traz aos jovens profissionais, o programa ainda desenvolve outras habilidades nos seus participantes. Isso porque todos eles são desafiados constantemente para a criação e apresentação de projetos em cada área que passam no seu job rotation. Ou seja, o profissional precisa aprimorar suas técnicas de análise, trabalho em grupo, apresentação, liderança e visão de negócios.

Outro ponto, é o crescimento profissional acelerado. Após um ano de treinamento intenso, o jovem se torna muito mais preparado para assumir cargos de liderança. O amadurecimento, nesses casos, é muito provável e esperado pelas empresas.

E, por fim, outra vantagem é a remuneração. O salário costuma ser mais alto que o que é pago para jovens no começo da carreira e a contratação é CLT na maioria dos casos.

Como conseguir passar em um programa?

Com tantas vantagens, é fácil presumir porque os programas são tão concorridos. Alguns chegam a ter 20 mil candidatos para apenas 30 contratados.

Prepare-se, portanto, para um processo seletivo longo, com muitas etapas e desafios. Porém, mesmo sendo concorrido muitos jovens profissionais conseguem suas vagas todos os anos e você também pode conquistar a sua.

Para isso, acompanhe nossas matérias sobre o tema. Iremos postar semanalmente uma nova matéria sobre cada etapa do processo seletivo de trainee. Todas as matérias serão feitas a partir de entrevistas com recrutadores desse tipo de programa. Então, não tem erro. Já publicamos uma matéria sobre currículo para trainee, outra de dinâmica de grupo e mais uma de vagas em aberto.

Lembre-se, em sua carreira você sempre precisará de dedicação e preparo. Por isso, o maior erro dos profissionais, principalmente os mais jovens, é achar que “na hora eu me viro”. Erro. Você precisa, sempre, estudar sobre a empresa, treinar seu discurso de apresentação pessoal, se preparar para dinâmicas, estudar sobre o mercado, negócios, carreira e outros temas. Por isso, não chegue em uma etapa do processo sem saber tudo sobre a empresa e o seu mercado consumidor. Saiba, portanto, como ela está posicionada no mercado e quais são os desafios do seu negócio no Brasil.

Além disso, elabore um bom currículo e saiba a forma mais inteligente, objetiva e estratégica de se apresentar em público antes de uma dinâmica. Estude, pois, todas as principais perguntas feitas em entrevistas e prepare-se sempre.

Por sim, vá com emoção e fé que você conquistará seu cargo dos sonhos. E conte com o PraCarreiras para ajudar em toda a sua preparação.