Provavelmente a parte mais complicada de participar de um processo seletivo é esperar pela resposta.

Afinal, negativa ou positiva, a ansiedade é grande e, muitas vezes, esperamos no mínimo um retorno do recrutador para saber o que fazer em seguida. Então, quanto tempo esperar por uma resposta de entrevista de emprego?

Para responder isso, conversamos com Alberto Roitman, consultor de carreiras e sócio do Nexialistas. Ele vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e entender qual a etiqueta correta após uma entrevista de emprego. Inclusive se você pode ou não cobrar um retorno da empresa.

Quanto tempo esperar uma resposta de entrevista de emprego?

Em primeiro lugar, vale a máxima. Assim como você está ansioso para conseguir o trabalho, o recrutador equilibra o processo seletivo com as tarefas do dia a dia. Isso significa que pressionar por uma resposta rápida não é o mais indicado.

O que você pode fazer é perguntar sobre prazos. Uma estimativa de quando sai o resultado, mas sem esperar um dia e horário exatos. Pense em uma perspectiva macro.

O que fazer se a resposta de entrevista de emprego não vier?

“Esta é mais uma questão para ser alinhada no momento da entrevista. Pergunte se pode entrar em contato com o recrutador e qual o melhor meio para isso: e-mail, WhatsApp ou telefonemas”, explica Alberto.

Independentemente do meio de contato fornecido, vale lembrar sempre de manter o profissionalismo e dar tempo ao tempo. Não busque uma resposta imediatamente após a entrevista. Depois de perguntar a estimativa do resultado, espere esse tempo passar antes de enviar uma mensagem ou e-mail.

Por exemplo, se o recrutador disser que a resposta do processo sai em 15 dias, aguarde esse tempo para entrar em contato. Aliás, uma dica importante do consultor é informar a empresa caso você esteja participando de outros processos seletivos, já que isso pode ter um peso da decisão de contratação.

Como eu entro em contato com o recrutador para uma resposta de entrevista de emprego?

Comentamos acima que é importante perguntar qual a melhor forma de conversar com o entrevistador. Mas saiba que o melhor formato é sempre o escrito. “E-mails e mensagens de WhatsApp são sempre melhores do que telefonemas. Mas lembre-se: nem todo recrutador tem o costume de valorizar o entrevistado e dar follow ups”, diz Alberto.

Infelizmente, é muito comum empresas não darem nenhum tipo de feedback após um processo seletivo. E até não responder mensagens ou e-mails. De qualquer maneira, esse é o momento de você não levar esse silêncio para o lado pessoal e continuar em frente na sua busca.

O que falar depois de um resultado negativo?

Receber uma resposta negativa pode gerar muitas sensações ruins – de incapacidade, por exemplo. Mas também pode ser uma oportunidade preciosa de você entender o que pode fazer diferente em uma próxima entrevista.

Se houver abertura, você pode fazer as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o fator crucial para a minha eliminação deste processo?
  2. Você teria alguma dica para que eu faça melhor em uma entrevista futura?

Aproveite também para reforçar a sua admiração pela empresa. Diga que gostaria de ser considerado para futuras oportunidades. Essa postura é importante tanto para gerar um relacionamento com o recrutador. Além disso, demonstra que você está interessado em aprender e evoluir profissionalmente.

Como controlar a ansiedade enquanto a resposta não chega?

Aqui, Alberto é certeiro: “Não se iluda”, diz. “A maior parte das decepções é criada pelo fato de nós nos enxergarmos trabalhando na empresa, vivenciando situações, sonhando. Quanto mais tempo passamos sonhando, maior é a frustração se uma negativa vier. O interessante é estar envolvido em diversos processos, e será um êxito se qualquer um deles vingar”.

Posso pedir um feedback caso a resposta seja negativa?

Com certeza! Mas esteja preparado, nem todo feedback será sincero ou construtivo. Como já falamos, não existe uma cultura de retorno em processos seletivos quando a resposta não é positiva. E, caso ele aconteça, deve ser considerado com parcimônia.

Alberto explica que, se você perceber que os comentários não têm fundamento ou não acrescentam profissionalmente, você deve descartá-los e seguir em frente, investindo a sua energia na sua próxima entrevista.

Você já se sentiu frustrado ao esperar a resposta de um processo seletivo? Conte a sua experiência nos comentários ou no nosso grupo no LinekdIn!

Summary
Processo seletivo: quanto tempo demora uma resposta?
Article Name
Processo seletivo: quanto tempo demora uma resposta?
Description
Quando abordar o recrutador após processo seletivo. Como perguntar sobre resultados de entrevista de emprego. Como pedir feedback após entrevista.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo