Só se fala em soft skills, mas você sabia que aprender como ser líder também faz parte do desenvolvimento dessas habilidades? Pois é, o PraCarreiras conversou com a estrategista de lideranças e times Elen Vivanco para entender porque e como fazer isso no próximo ano.

Por que aprender como ser líder em 2020?

1. Você se torna um profissional valioso

Segundo Elen, na lista das competências mais desejadas para profissionais até o ano que vem, a liderança é um destaque. “Ter uma postura de liderança é fundamental para todos os profissionais que desejam destacar-se em sua posição atual, independente de exercer um cargo como líder”, diz. 

2. É um investimento em si mesmo

Mais do que pensar na sua carreira, desenvolver uma postura de liderança significa investir em si mesmo. É um exercício de foco: você descobre em si as suas características mais fortes e trabalha para desenvolver-se ainda mais. “Vale lembrar que estamos vivendo em um universo volátil e incerto, então suas habilidades de hoje podem não servir mais amanhã. Precisamos estar abertos a novos aprendizados e autodesenvolvimento constante”, aconselha.

3.Você inspira os outros a fazerem o mesmo

Uma coisa é fato: o ser humano aprende pelo exemplo. Ou seja, quando você investe em si mesmo e busca fazer mudanças no próprio comportamento, isso inspira outras pessoas a fazerem o mesmo. Isso significa que buscando aprender, você mesmo, como ser líder é uma forma de incentivar seus colegas de trabalho a buscarem isso também.

4.É um investimento na sua carreira

O momento que vivemos tem sido considerado a 4ª Revolução Industrial. O que significa? Que mais do que tecnologia e automação, o que vem por aí é uma mudança de paradigmas na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Segundo Elen, isso tudo quer dizer que os seres humanos vão precisar, mais do que nunca se reinventar. “Assumir uma postura de liderança e nos tornarmos protagonistas de nossas carreiras é fundamental para nos mantermos competitivos diante desse cenário. Terceirizar a responsabilidade de sua carreira para as empresas é algo que definitivamente não cabe mais”, explica.

5.É uma postura valiosa para a sua vida pessoal também

Aprender como ser líder não é vantajoso só para a sua vida profissional, mas também no âmbito pessoal. “É a atitude de fazer acontecer”, diz Elen. “E o primeiro passo é aplicarmos isso em nossa vida pessoal. A partir do momento que conseguimos liderar a nossa vida, transferir isso para o lado profissional será muito mais fácil”. Para ela, a mudança acontece de dentro para fora, e para liderar pessoas o primeiro passo é começar por você mesmo.

Em resumo: mais do que nunca investir em uma postura de liderança será importantíssimo para ajudar colegas e empresas a se adaptarem à essa nova fase. A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser usada em todas as áreas da sua vida e que, com certeza, só trará benefícios. 

Quer mais dicas profissionais para 2020 e conseguir o seu emprego dos sonhos? Faça parte do nosso grupo no Facebook!

Fale com o PraCarreiras