Muitas pessoas se sentem nervosas ou desconfortáveis quando vão participar de uma entrevista de emprego. E, para os tímidos isso é ainda pior. Você é tímido? Então saiba como vencer a timidez em uma entrevista de emprego para que você consiga a vaga desejada. No post você confere dicas infalíveis.

Antes que você saiba quais são as dicas, lembre-se que timidez não é uma fraqueza e muito menos um defeito. Porém, passar insegurança pode atrapalhar a sua entrevista e a timidez pode ser reflexo dessa insegurança. Para que você não passe a impressão errada, confira as dicas a seguir. Boa leitura!

Como vencer a timidez em uma entrevista de emprego – dica 1: esteja preparado para a seleção

A timidez pode estar relacionada a insegurança e o nervosismo. Assim, quando você passa por uma situação desconfortável, a timidez pode acabar sendo agravada. Portanto, para que você controle o nervosismo durante a seleção, é essencial que você esteja preparado.

Garanta que você esteja bem fisicamente, para que o seu nível de estresse seja reduzido. Além disso, se alimente corretamente antes da seleção e tenha uma boa noite de sono. Dessa forma, você se sentirá menos estressado e conseguirá controlar a timidez.

Como vencer a timidez em uma entrevista de emprego – dica 2: ensaie a entrevista

Pessoas tímidas não gostam de ser surpreendidas enquanto estão sendo avaliadas. Então, para que isso não aconteça com você, uma boa dica é você ensaiar a entrevista antes que ela aconteça.

Óbvio que você não vai saber com precisão quais são as perguntas que serão feitas. Mas, você poderá organizar seus argumentos para possíveis perguntas. Provavelmente, você sabe quais são as perguntas mais comuns de uma entrevista de emprego.

Para que você se sinta confiante, basta que você ensaie as respostas. Então, experimente fazer isso na frente do espelho e você vai perceber como você vai se sentir melhor na hora da entrevista real.

Como driblar a timidez em uma entrevista de emprego – dica 3: seja honesto

O avaliador percebe quando você está mentindo. Então, lembre-se: ele é um profissional capaz de perceber quando as pessoas escondem algo ou contam vantagem. Por isso, é importante que você seja sincero durante a entrevista.

Não mascare sua timidez. Pois, você pode dizer isso na entrevista. Isso fará com que você se sinta melhor e você não se sentirá pressionado, fazendo com que tudo flua mais facilmente.

Como vencer a timidez em uma entrevista de emprego – dica 4: confie em si mesmo

Parte da timidez aparece porque a pessoa não confia em si. Assim, para superar a timidez, é preciso que você confie em si mesmo. Para se sentir motivado, você pode pensar o que está te incentivando a disputar a vaga.

Pois, quando você tem em mente suas motivações, fica mais fácil se sentir confiante para conseguir a vaga de emprego que você tanto deseja.  

Como driblar a timidez em uma entrevista de emprego – dica 5: ressalte suas boas qualidades

Não fique pensando que a timidez é um ponto negativo. Foque, pois, nos seus pontos fortes. Enfatize suas boas qualidades e lembre-se porque você deve preencher a vaga disputada.

Então, uma boa técnica é focar na sua experiência profissional. Ter um bom portfólio é vantajoso para driblar a timidez e conseguir falar de si. Por isso, deixe que suas experiências falem por você. Você vai ver como isso fará com que você fique mais tranquilo. 

Como driblar a timidez em uma entrevista de emprego – dica 6: relaxe

É fundamental que você esteja calmo e descansado durante a seleção. Para que isso ocorra, tente se distrair ou fazer alguma atividade que te ajude a ficar sereno e tranquilo. Assim, ouvir música, ler um livro ou pensar em situações agradáveis podem ajudar a controlar o nervosismo.

Então, agora você sabe como driblar a timidez em uma entrevista de emprego. Siga nossas dicas e boa sorte na seleção. Até mais!

Summary
6 dicas para vencer a timidez em uma entrevista de emprego
Article Name
6 dicas para vencer a timidez em uma entrevista de emprego
Description
Como vencer a timidez em uma entrevista de emprego. Dicas para entrevistas de emprego e currículo. Como se sair bem em um processo seletivo.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo