Você sabe o que são soft skills?

Tivemos um ano difícil para quem buscava crescimento na carreira em 2018. Desemprego nas alturas, poucas vagas de emprego e oportunidades com baixos salários e perspectivas de crescimento no longo prazo.

Mas 2019 promete boas expectativas para quem sonha em um reposicionamento profissional. Cenário econômico mais aquecido e empresas mais otimistas são apenas alguns dos indicadores de que o novo emprego esteja mais próximo do que pensamos.

E, em um cenário de constantes mudanças, precisamos sempre focar em sermos competitivos no mercado de trabalho. Por isso, decidimos falar de uma tendência forte para esse ano: a valorização das soft skills.

Tópicos

O que são soft skills?

Soft skills nada mais são que habilidades comportamentais, que são traduzidas em aptidões sociais, mentais e emocionais. Na prática, é a capacidade dos profissionais de lidarem com problemas de forma equilibrada emocionalmente sem gerar conflitos com seus colegas de trabalho.

Você provavelmente já lidou com um profissional muito capacitado tecnicamente, mas difícil de se relacionar. E esse colaborador sempre se portou de forma indiferente aos conflitos que ele poderia gerar, porque sua inteligência técnica garantia sua cadeira na empresa. Pois é, esse tipo de profissional está com os dias contatos no mercado de trabalho.

Já abordamos no PraCarreiras o quanto somos contratados por habilidades técnicas e demitidos pelo nosso comportamento. A nova tendência muda um pouco a regra do jogo: seremos contratados por habilidades comportamentais e demitidos pelo mal comportamento.

Isso significa que as habilidades técnicas não são mais importantes? Não, isso significa que as empresas preferem alguém com boas habilidades técnicas e ótimas soft skills, do que um que tenha excelente habilidade técnica, mas baixos soft skills.

Habilidade técnica pode ser facilmente aprimorada, mas comportamento é mais difícil.

Quais são as Soft Skills mais valorizadas em 2019?

Comunicação Soft Skils

Comunicação

Engana-se quem acha que um bom comunicador é aquele profissional simpático e carismático que conversa com a empresa inteira. O nome disso é tagarela, embora esse seja um perfil que costuma contribuir para o bom clima organizacional em muitos casos.

A boa comunicação está em ter a capacidade de transmitir a informação de forma clara para seus ouvintes. Será valorizado o colaborador que conseguir se comunicar com diversos públicos dentro de uma organização. A comunicação eficiente compreende a habilidade de saber ouvir também.

Essa soft skill pode diminuir um problema comum em empresas: os ruídos de comunicação – ou a fofoca no bom português.

Resiliência Soft Skils

Resiliência

Com certeza, essa é a palavra da moda no mercado de trabalho, por isso, fique atento a essa soft skill. Resiliência é a flexibilidade para lidar com problemas enfrentados diariamente. De forma simplificada, é a capacidade de voltar ao estado normal após uma influência externa negativa.

Ser um profissional resiliente significa que você consegue lidar com conflitos e se adaptar às mudanças e pressões que a empresa pode enfrentar. Desenvolver essa habilidade demanda maturidade emocional, experiência, autocontrole e prática.

Em um momento conflituoso, uma empresa precisa mais de um profissional resiliente do que um que tenha diversos certificados de cursos no exterior, por exemplo.

Criatividade Soft Skils
Dicas Extras

Criatividade

O maior objetivo de uma empresa é a rentabilidade e ser criativo permite isso. Criatividade está em buscar alternativas para resolver problemas com poucos recursos e investimentos.

Um profissional criativo encontra maneiras inovadoras e fáceis para soluções de problemas. Na prática, esses colaboradores conseguiriam ajudar uma empresa a sair de uma crise com ideias fora da caixa.

Essa soft skill tem um ponto de atenção: muitas pessoas confundem criatividade com imaginação. Não se trata de ter ideias mirabolantes que não possuem nenhum tipo de embasamento. Criatividade não é imaginação. Para se adquirir essa soft skill, portanto, é necessário estudo, muito conhecimento sobre o assunto, estudos de caso e reflexão. Também é importante ser organizado e conseguir estruturar a ideia na prática.

Relacionamento Soft Skils
Já escolheu o seu currículo preferido?

Relacionamento

Tem um bom relacionamento com sua equipe e com as demais áreas não significa ser amigo de todos. O bom relacionamento está na conexão saudável entre colaboradores, que permite que o trabalho flua de maneira natural e em harmonia.

Um colaborador com essa soft skill consegue entregar o seu trabalho de forma produtiva mesmo quando depende de outras pessoas para desempenhar algumas de suas funções. A interligação equilibrada entre colaboradores permite que a empresa cresça de forma conjunta – a cooperação é fundamental.

O relacionamento também é importante pois ele impede que novos conflitos sejam gerados. Conflitos são comuns e, como vimos, os profissionais que souberem lidar com eles estarão na frente no mercado de trabalho. E, por serem inevitáveis, aqueles profissionais que não trouxerem mais problemas serão valorizados.

Liderança

Liderança

A liderança vem sendo, há anos, uma habilidade comportamental muito valorizada. Mas não vamos restringir a liderança apenas a capacidade de ser um gestor. Muitos profissionais podem ser líderes mesmo sem ocuparem uma posição de chefe.

A liderança está em assumir a responsabilidade de suas tarefas e atribuições, saber resolver os possíveis conflitos gerados na empresa e conquistar suas metas. Você pode ser líder de você mesmo, pode liderar um projeto com outras áreas ou liderar a solução de um problema.

Essa soft skill sempre chama a atenção no mercado de trabalho, pois é sempre mais produtivo um profissional que tenha independência e maturidade para se guiar e guiar projetos e atividades internas.

Como aprimorar Soft Skills?

Como aprimorar Soft Skills?

Primeiramente, autoconhecimento. Você precisa fazer uma análise crítica de si mesmo e pensar quais são suas habilidades comportamentais fortes e quais você precisa desenvolver. Pense em situações vivenciadas em trabalhos anteriores, como se sentiu e como lidou com elas. Pense se você poderia ter tido uma atitude diferente (isso vai inclusive ajudar na entrevista de emprego).

Existem diversas formas de melhoras suas soft skills, seja com cursos, terapia ou prática de esportes. Mas a reflexão será a forma mais efetiva de alcançar essa maturidade profissional.  

Posso colocar Soft Skills no meu currículo?

Posso colocar Soft Skills no meu currículo?

Não! Como já dissemos algumas vezes aqui no PraCarreiras, que habilidades comportamentais não devem aparecer no seu currículo. Portanto, nada de dizer: bom comunicador, espírito de liderança, comprometido, pontual, etc.

Isso porque soft skills devem ser percebidas e não expressadas em palavras. Não adianta você dizer que bom comunicador – isso qualquer pessoa pode dizer – é preciso demonstrar isso, o que só será feito durante a entrevista.

O currículo deve ser objetivo e trazer conquistas profissionais pontuais e efetivas, sem adjetivos.

Coloque Soft Skills no seu currículo e você certamente dispersará a atenção dos recrutadores.

Então, como eu demonstro minhas Soft Skills?

Então, como eu demonstro minhas Soft Skills?

Sabe aquelas perguntas “sem resposta certa” feitas durante entrevistas de emprego? Por exemplo: me fale de uma situação que você se desentendeu com o seu gestor? Esse tipo de pergunta tem sim uma resposta certa.

Nesses casos, o recrutador não quer saber sobre o conflito – isso só seria fofoca. O que ele quer é saber:

– Como você lida em situações de conflito?
– Você tem maturidade emocional?
– Você sabe reconhecer seus erros?
– Qual seria o seu comportamento na empresa caso você fosse contratado

O mesmo acontece, por exemplo, quando você explica o motivo da sua demissão na experiência anterior. Mais do que saber o motivo da demissão, o que se quer saber é:

– Você sabe reconhecer que errou em certa proporção?
– O que você fez a partir desse erro?

Em breve, traremos um curso sobre Entrevistas de Emprego em que iremos ensinar você a mostrar suas habilidades comportamentais para o recrutador.

Enquanto isso veja alguns modelos de currículos para baixar!

Related Post

Summary
O que são Soft skills: a maior tendência para 2019
Article Name
O que são Soft skills: a maior tendência para 2019
Description
O que são Soft skills - as habilidades comportamentais que vão ser o diferencial na carreira esse ano. Veja as mais valorizadas no mercado de trabalho
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo