Talvez você nunca tenha se perguntado o que é um auxiliar administrativo, mas com certeza já viu vagas para esse profissional por aí. Na verdade, essa é uma carreira importantíssima e muito promissora, além de bastante buscada, já que faz a ponte entre todos os setores de uma empresa.

Mas, vamos aos poucos, primeiro, é essencial entender qual a função desse profissional no mercado de trabalho.

Afinal, o que faz o auxiliar administrativo?

Basicamente, o que um auxiliar administrativo faz é dar um suporte à administração de uma empresa. Ele pode tanto fazer a ponte entre todas as suas áreas e a administração central como ser esse suporte dentro de um mesmo andar, garantindo que todas as tarefas diárias da empresa sejam cumpridas de acordo com a necessidade.

Por isso mesmo, dá para imaginar que a rotina desse profissional é bastante dinâmica, já que ele atende a uma série de demandas ao longo do dia, dentro da mesma empresa. Daniella de Almeida, especialista administrativa que gerencia as estruturas do andar em que trabalha, atuando como office manager, explica algumas das funções que cumpre no dia a dia:

“Cuidar do fluxo de ligações; correspondências e visitantes na recepção; reservas e gerenciamento de salas de reunião; manutenção do andar, tais como: ar condicionado, gerenciar equipe de limpeza e da copa, contratação de terceiros para reparos e consertos de móveis e equipamentos; bem como dar todo o suporte para os funcionários, como acessos, crachás, material de escritório; envio de correspondências; interface com cartórios e outros prestadores de serviços; suporte aos sócios do escritório no que tange cotação e compra de passagens…”.

Ufa! Deu para perceber que é uma rotina bastante agitada, certo?

Para facilitar, listamos também abaixo algumas das principais funções de um auxiliar administrativo:

  • Organização de documentação da empresa;
  • Suporte no gerenciamento financeiro;
  • Atendimento via telefone ou e-mail;
  • Elaboração e manutenção das agendas da empresa;
  • Recebimento de fornecedores;
  • Redação de comunicados internos ou externos;
  • Participação em reuniões administrativas;
  • Suporte ao RH.

Aliás, como a própria Daniella explica, essa é uma profissão tão dinâmica e variada que é possível você atuar em diferentes setores e tipos de empresa. Ela mesma, por exemplo, já trabalhou em uma companhia tradicional de grande porte e em outra, menor e mais jovem, na mesma profissão. Oportunidade é o que não falta, e com um dia a dia tão variado, é difícil não encontrar novas atividades desafiadoras e distintas para fazer.

A carreira de um auxiliar administrativo

A boa notícia para quem quer começar nessa área é que você não precisa de uma faculdade. Para um cargo iniciante, a formação no Ensino Médio e um curso básico de informática são o suficiente.

Ao mesmo tempo, como a procura por esse cargo também é grande, é preciso saber como se diferenciar no mercado de trabalho. Além de ir bem na entrevista de emprego, é interessante você buscar todas as oportunidades possíveis para aprimorar as suas habilidades.

Existem algumas formas de fazer isso, como:

  • Através de um curso técnico ou profissionalizante;
  • Estudo de línguas, como inglês ou espanhol;
  • Estudo de técnicas organizacionais;
  • Estudo de metodologia de gerenciamento de pessoas;
  • Cursos extras de digitação e informática.
Foto: Christina Morillo / Pexels

Ter interesse para aprender muito, sobre diferentes áreas, e disponibilidade para atender as demandas necessárias também é um diferencial na hora de começar a trabalhar na área. É importante ressaltar que buscar esse aprimoramento ajuda também no aumento do salário do auxiliar administrativo – quanto mais capacitado você é, maior o seu valor de mercado e, claro, maior o seu ganho por mês.

Isso, somado a um bom trabalho, podem abrir muitas portas para o crescimento profissional ao longo do tempo. “Como essa é uma área de muita visibilidade, você pode se destacar e migrar para outras áreas de interesse, como logística, planejamento, compras, RH, suprimentos, secretariado, etc.”, explica Daniella.

Ah, e abra a mente! Como a especialista explicou, é possível ser um auxiliar administrativo em inúmeras áreas, tanto em uma grande empresa, como uma farmacêutica, como em escolas, hotéis, restaurantes… É possível encontrar uma vaga no setor que você mais gostaria trabalhar.

O mais importante, claro, é buscar satisfação e realização no que você faz, assim como Daniella: “O meu dia-a-dia é bem dinâmico, sinto que sou reconhecida porque tento fazer a diferença de modo positivo, em ações que impactam diretamente os funcionários com quem eu convivo direta ou indiretamente”.