Pessoas no centro das decisões: 4 dicas de como colocar o Bem-Estar emocional dos colaboradores como prioridade

Bem-Estar emocional dos colaboradores

Para o cofundador da Feedz, a cultura interna pautada na saúde mental das pessoas será o principal aspecto para definir o engajamento e a felicidade dos times.

Com a grande transformação da relação entre as pessoas e o ambiente de trabalho nos últimos meses, o formato híbrido (parte no escritório e parte em home-office) deverá se consolidar daqui em diante e a empatia irá se tornar algo imperativo dentro das corporações.
Com ela, vem a necessidade de prezar ainda mais pela a saúde mental e a motivação dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa da Willis Towers Watson com 186 grandes empresas em atuação no Brasil, 97% têm como prioridade o bem-estar emocional dos colaboradores para os próximos três anos.
Nessa mesma pesquisa, 88% afirmam que a pandemia foi prejudicial para a saúde mental dos mesmos.

No entanto, manter o time engajado e feliz em um modelo híbrido de trabalho não é um desafio apenas das grandes companhias. Mas sim de todo o mercado brasileiro, inclusive dos micro, pequenos e médios negócios. Hoje, mais de 90% das empresas no país possuem menos de 100 funcionários, segundo o IBGE.
Segundo Gabriel Leite, cofundador da Feedz, plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores, independente do tamanho do negócio, seja uma grande companhia ou uma PME, o RH deverá criar uma cultura de valores em que as pessoas são a prioridade.

Ou seja, a saúde mental e a felicidade dentro das organizações estarão no centro das decisões. Pensando nisso, Gabriel elencou algumas dicas para construir uma cultura organizacional forte, na qual os valores da empresa estão totalmente focados nas pessoas. O resultado é um time mais motivado e feliz.

Bem-Estar emocional dos colaboradores: 1.Seja, acima de tudo, humano

O contato social restrito aos meios digitais pode ser um dos principais fatores da desmotivação. Então, uma das soluções é criar ambientes em que as pessoas se sintam acolhidas e seguras. Por exemplo, incentivar momentos de descontração, pausas durante o expediente e garantir que o trabalho não se sobreponha à vida pessoal.

Bem-Estar emocional dos colaboradores: 2.Reconheça tanto as conquistas em grupo quanto as individuais

Sucessos coletivos são incríveis e devem ser reconhecidos, mas uma maneira de manter todos motivados é pensar também nas conquistas individuais. O simples ato de fazer o reconhecimento do trabalho e desempenho pode aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade de funcionários, inspirar lealdade e aumentar o engajamento.

Bem-Estar emocional dos colaboradores: 3.Peça feedback direto dos colaboradores

Você só saberá se seus métodos estão funcionando se perguntar. Incentivar rotinas para trocas de feedbacks é essencial para manter o time engajado e feliz. Mas fique atento: a liderança deve prezar por um ambiente acolhedor, em que o colaborador se sinta à vontade para compartilhar inseguranças e sugestões de melhoria para a empresa.

Bem-Estar emocional dos colaboradores: 4.Segurança acima de tudo

Da mesma forma que as empresas precisam cumprir as normas de segurança no ambiente físico de trabalho, como as regras sanitárias de prevenção à Covid-19, por exemplo, também é necessário investir na segurança emocional dos colaboradores. Para isso, é essencial construir relações de confiança e desenvolver uma cultura de diálogo e acolhimento.

Desenvolver uma cultura de bem-estar, focada na criação de cenários de felicidade para os colaboradores, não é fácil. Para a liderança, há o dever de compreender a pessoa sem perder de vista que ela é um ser humano que contribui para o andamento dos negócios.

Bem-Estar emocional dos colaboradores: Sobre a Feedz

A Feedz é uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores. Com ela a empresa constrói equipes de alta performance e retém talentos. Simples para o colaborador. Completa para o RH e Poderosa para o Gestor.
Todas as principais ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar: Avaliação de Desempenho, OKR, Pesquisa de Clima, Termômetro emocional, Feedbacks Contínuos, PDI, 1on1, eNPS, e tudo isso gamificado. O propósito da Feedz é criar ambientes de trabalho mais felizes por meio de uma gestão mais humana e eficiente.
Em três anos, a startup catarinense super premiada já transformou mais de 80.000 mil vidas em 600 empresas pelo Brasil, como a Reclame Aqui, Danone, Dotz, Rock Content, Fbiz, Raccoon, Mallory, Grupo Soma (Animale, Farm), Grupo Gentil (Boticário, Quem disse berenice?) e PayGo, do grupo C6bank.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui