Como calcular rescisão de trabalho

como calcular rescisão de trabalho

Você sabe como calcular rescisão de trabalho? Em qualquer empresa, é normal que um colaborador seja desligado. Seja por vontade própria ou por algum motivo da empresa. Mas, para que esse rompimento seja feito corretamente, é preciso fazer o cálculo da rescisão.

Quando você faz o cálculo da rescisão de trabalho, você não depende da empresa ou de outra pessoa para saber se está tudo correto. Porém, muitas pessoas não sabem como fazer esse cálculo. Por isso, preparamos esse artigo para você.

Nele você vai descobrir como calcular rescisão de trabalho.

Como calcular rescisão de trabalho – o que você recebe em casos de rescisão?

Há três situações diferentes quando uma empresa demite um funcionário. Ele pode ser demitido sem justa causa com aviso prévio indenizado, sem justa causa com aviso prévio trabalhado ou com justa causa.

Em cada um deles, o colaborador tem direitos por conta do tempo trabalhado na empresa. Porém, o pagamento é diferente, assim como a data que você receberá o dinheiro.

Então, para ajudar você a entender melhor quais são os seus direitos ao ser desligado de uma empresa, dividimos a explicação em três fases. Assim, você fica sabendo quais são os seus direitos com base na forma com que você foi demitido.

Demissão sem justa causa com aviso prévio indenizado

Essa demissão ocorre quando a empresa demite você e não pede que você continue trabalhando por mais um mês. Nesse caso, a empresa precisa fazer o pagamento da sua rescisão em até dez dias, depois da data do desligamento.

Esses são os seus direitos:

  • Aviso prévio indenizado: a empresa liberou você. Como você não precisa trabalhar mais um mês, você recebe o valor do seu salário de um mês.
  • Aviso prévio proporcional: desde 2011, as empresas precisam pagar mais três dias para cada ano do colaborador.
  • Saldo de salário: você recebe o valor dos dias trabalhados no mês em que você foi demitido.
  • Horas extras para caso você tenha realizado alguma no mês da demissão.
  • Férias vencidas, caso tiver.
  • Férias proporcionais
  • Décimo terceiro salário do ano da demissão.
  • Multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Nesse caso, você consegue sacar o valor do FGTS mais uma multa de 40% de quanto a empresa depositou enquanto você trabalhava para ela.

Demissão sem justa causa com aviso prévio trabalhado

Essa demissão ocorre quando a empresa demite você e pede que você trabalhe mais um mês. Nesse caso, você tem direito a reduzir a jornada do seu aviso prévio, podendo ser de sete dias no fim do mês ou duas horas diárias.

Além disso, você recebe o pagamento no primeiro dia útil depois do fim do contrato de trabalho. Esses são os seus direitos:

  • Aviso prévio trabalhado. Se você trabalhar direitinho, receberá todo o aviso prévio. Caso contrário, você terá descontos para cada dia que você faltar.
  • Aviso prévio proporcional (mesmo caso da demissão explicada anteriormente).
  • Férias vencidas
  • Férias proporcionais
  • Décimo terceiro do ano da demissão
  • Multa de 40% sobre o saldo do FGTS

Demissão com justa causa

Nesse caso, a empresa demite você por um erro grave. Situações como desonestidade e indisciplina, são boas justificativas para demissão com justa causa.

Assim, o pagamento acontece em até dez dias depois que você for demitido. Você vai receber o valor das férias vencidas e o salário dos dias trabalhados. Você não tem direito a aviso prévio e nem pode trabalhar para receber esse valor.

Fora isso, você também não poderá sacar o valor da sua conta do FGTS e não recebe seguro-desemprego.

Como calcular rescisão de trabalho – sites que ajudam você a fazer o cálculo

Agora você sabe quais são os seus direitos e como calcular rescisão de trabalho. Mas, se você ainda ficou com algumas dúvidas, há alguns sites que ajudam você a fazer esse cálculo.

O Calculadora Fácil e o Cálculo Exato são bons sites que podem ajudar você. Basta que você siga o passo a passo e preencha todos os dados solicitados para que você tenha uma base do quanto deve receber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui