Cinco maneiras para se tornar um líder do futuro em meio a pandemia

Líder do futuro

Mestre e especialista em gestão corporativa e treinamento Ágil, CEO da Massimus, Heitor Roriz aponta práticas importantes para nova realidade do mercado como por exemplo o líder do futuro.

Adaptar os conceitos e práticas ao novo normal é uma realidade necessária às corporações.

Sempre foi importante se atualizar, mas agora é fundamental! Por isso, Heitor Roriz, CEO da Massimus -especialista em gestão e treinamento Ágil-, aponta cinco maneiras para os profissionais de liderança tornarem-se líderes do século XXI, dicas primordiais para a nova era corporativa.

Líder do futuro: 1.Comece exercitando a descentralização da tomada de decisões

É fundamental capacitar a equipe, apoiar, remover impedimentos e garantir que todos entendam o grau de autonomia.

Líder do futuro: 2.Incentive as equipes a terem a perspectiva geral do negócio

Ajude-os a se focar na otimização do fluxo de valor: tudo aquilo que não agrega valor ao produto ou demandas finais é desperdício.

Líder do futuro: 3.Saia da tática do dia-a-dia para focar-se na estratégia e na melhoria de processos

Não é tão simples assim, mas é necessário dar o primeiro passo. Comece entendendo que as incertezas estarão sempre presentes e não podem ser evitadas.

Na resolução de problemas complexos, em ambientes dinâmicos, permitir que as equipes auxiliem na tomada de decisões é sempre a melhor saída.

Na dúvida, pergunte às equipes! Crowdsourcing é uma fonte extremamente poderosa de conhecimento.

Líder do futuro: 4.Esteja aberto para novos aprendizados e experiências

Aqueles que gostam de inovar, que pensam diferente e que ousam soluções novas, geralmente usam uma linguagem um pouco diferente e você pode se sentir em uma Torre de Babel.

Tenha a certeza de que falam de tecnologias (ou conceitos) que estão permeando toda a Gestão e que, em breve, você precisará aprender essa língua diferente. Entenda o método científico de tentativa e erro: dê passos curtos e valide os resultados obtidos.

Líder do futuro: 5.Entenda que há sempre espaço para melhoria

Com passos curtos e validações frequentes, você irá começar a perceber que os seus executivos também têm muito a aprender.

Apesar de terem investido muito para chegar onde chegaram, nos últimos 20 anos uma infinidade de novas tecnologias e conceitos surgiram.

“O mundo corporativo de 2020 ainda está preso ao século passado. É necessário realizar uma transformação profunda nas organizações, que só acontece por intermédio de pessoas.

A pandemia acelerou esse processo e gerou a necessidade de um novo perfil de líder, o que chamamos de liderança do futuro. Nosso propósito dentro desse contexto é transformar o universo corporativo criando uma nova forma de gestão de negócios: a Nova Administração”.

Líder do futuro: Sobre a Massimus

Massimus é uma das principais referências brasileiras quando o assunto é Scrum Agile.

A empresa atua há mais de dez anos no Brasil e no exterior com Transformação Ágil, sendo pioneira em oferecer produtos e serviços de maneira inusitada a executivos e corporações.

São mais de 10 mil profissionais formados e centenas de empresas em todo território nacional, América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia. “Nossa missão é humanizar o mundo corporativo e capacitar profissionais através de cursos de Transformação Organizacional nas áreas de gestão de mudanças, gestão executiva, de projetos e produtos”, explica Horiz.

Por conta da pandemia e do distanciamento social, a Massimus também se reinventou para oferecer cursos e treinamentos 100% online. E o feedback que possui do mercado diante das mudanças foi o principal motivador das aulas gratuitas na II Semana de Transformação.

Para participar e ter acesso a todo conteúdo, é necessário fazer a inscrição através do link https://conteudo.massimus.com/segunda-semana-ito.  As aulas serão divulgadas a partir de 1 se setembro, somente para os e-mails dos profissionais inscritos. E ficarão disponíveis até 3 de setembro de 2020.

Líder do futuro: Sobre Heitor Roriz

Mestre em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, Heitor Roriz possui know-how de 26 anos na indústria como gestor e desenvolvedor de software.

Colaborou com diversas empresas na formação de profissionais e nos projetos de Transformação Ágil, tais como: Toyota, Unilever, Unisys, Bradesco, Itaú, Accenture, Delloitte, AES Tiête, Serasa, Multiplus, Banco Votorantim, Benner, XP Investimentos, Embraer, Cognizant, Smiles, Mooven Consulting, Prodesp, Scopus, Sura Seguradora, Totvs, Telefonica, Renault, dentre outras.

Atualmente, CEO da Massimus –empresa com sede em São Paulo, fundada em 2007-, Roriz atua como Agile Coach and Trainer em todo o mundo. É especializado em Agile desde o final de 2004 e, além de abordar o tema em conferências Agile/Scrum, Lean Six Sigma e PMI, é fundador de vários grupos de usuários com o tema Scrum.

Heitor reúne participações como assistente de pesquisa em projetos financiados pelo projeto LBA (Experimento Biosfera-Atmosfera em Larga Escala na Amazônia) no INPA (http://www.inpa.br) em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e a NASA (National Aeronautics and Space Agency).

Leia também – Como liderar de forma humanizada no home office.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui