Como alavancar a carreira durante a quarentena (e depois dela também)

como alavancar a carreira
Foto: bongkarn thanyakij / Pexels

O momento é de muita preocupação e cuidado. Porém, de alguma forma, precisamos continuar em frente, adaptando as entregas profissionais e encontrando novas fontes de renda. Por isso, hoje o PraCarreiras dá dicas de como alavancar a carreira nesse período – e que podem ser usadas também quando a situação voltar ao normal. 

Por mais que a principal preocupação agora seja o auto-cuidado e o isolamento social, o tempo em casa pode ser usado de uma forma produtiva, se você sentir que consegue. A ideia não é estimular uma competição de produtividade, mas, sim, incentivar você a investir em si mesmo já que o tempo para isso está disponível. 

Como alavancar a carreira durante a quarentena? 

1.Faça um curso online

Muitas plataformas têm disponibilizado cursos online para você fazer. O mesmo vale para grandes faculdades, como a Universidade Mackenzie, em São Paulo. Escolha um curso relacionado à sua área ou à área que você gostaria de atuar para fazer nessa fase. A ideia é encarar essas aulas como um curso tradicional: assista aos vídeos, estude e aprenda o máximo que puder. 

A boa notícia é que, se você não pode investir em um curso agora, muitas dessas mesmas plataformas têm oferecido esses cursos de graça. Ou seja, você aprende e não precisa pagar nada por isso. 

2.Leia um livro

O mesmo movimento que vimos com os cursos têm acontecido também com os livros. Algumas empresas, como a Amazon e até as próprias editoras, têm oferecido livros gratuitamente na internet. Você pode escolher um relacionado ao seu trabalho ou área para estudar e se especializar ainda mais. 

3.Compartilhe o que sabe

A internet nunca foi tão forte e importante como agora. Por isso, use esse momento para compartilhar o que você sabe com as pessoas. O LinkedIn é uma ferramenta incrível para isso, já que o seu foco é a vida profissional. Faça posts contando sobre a sua experiência, compartilhe aprendizados, enfim, mantenha o seu perfil atualizado. 

Essa dica é interessante porque dá visibilidade e aumenta o seu poder de influência no mercado. Ah, e vale lembrar que essa também pode ser uma fonte de renda extra. Você pode tanto compartilhar um pouco do que sabe nas redes sociais, quanto montar aulas pagas, feitas totalmente pela internet. 

4.Invista no networking

Agora, mais do que nunca, é o momento para você investir não networking e buscar pessoas que são referências na sua área para acompanhar. Seja ativo nas redes sociais, converse com as pessoas, se abra para conhecer contatos de outras áreas… Enfim, seja a pessoa que topa começar o diálogo e buscar conhecer outras pessoas. 

Aliás, a comunicação nunca foi tão importante. Seja empático, queira saber como os outros estão lidando com a situação e como você pode ajudá-los. Lembre-se: networking não é sobre conseguir favores ou oportunidades de emprego (apesar que de isso pode acontecer), mas é sobre estabelecer conexões com as pessoas. 

5.Atualize o seu perfil profissional

Manter o seu curriculum vitae e o seu perfil no LinkedIn atualizados é importantíssimo para conseguir novas oportunidades de trabalho. Se você tem tempo, não esqueça de atualizar esses dois documentos. 

6.Mapeie os lugares onde você gostaria de trabalhar

Por mais que agora tudo pareça estar suspenso, em algum momento a vida voltará a funcionar. As empresas vão reabrir, as pessoas voltarão a sair de casa e o mercado vai reaquecer. Portanto, use esse momento para pesquisar sobre os lugares onde você gostaria de trabalhar – e quem sabe até buscar saber essas empresas estão com vagas abertas agora! 

Quando a quarentena acabar, você não só pode como deve usar essa lista como uma meta: um objetivo claro e bem traçado que você, então, só precisa descobrir como alcançar. Uma dica: a melhor forma de fazer isso é seguindo os passos acima (não ignore o networking jamais!). 

7.Mantenha-se atualizado

Talvez mais importante do que tudo é saber que o mundo não será o mesmo depois dessa quarentena. Ou seja, é muito importante você se manter aberto e ligado nas mudanças que estão acontecendo. Elas estão vindo de forma rápida, e será preciso se adaptar para continuar andando junto com o mundo.

Mantenha a calma, mas não fique preso em ideias e conceitos antigos sobre trabalho e como o mundo funciona. Ele vai mudar – muito e rápido -, e se você quiser crescer profissionalmente, precisa descobrir como ser útil nesse novo contexto. 

pub-2012670429573875