Home / Profissões

Como escolher uma profissão?

A dúvida sobre como escolher uma profissão atinge as pessoas em diversas fases de suas vidas. Seja no começo da carreira, quando você precisa decidir por um curso de graduação, ou quando sonha com uma recolocação no mercado.

Por isso, resolvemos criar esse espaço com entrevistas com profissionais de sucesso. Assim, você saberá mais qual o perfil procurado, quanto ganha de salário e como está o mercado de trabalho.

O que é fisioterapia neurofuncional?

O que é fisioterapia neurofuncional?

A fisioterapia é, certamente, uma das profissões mais interessantes da área da saúde. Afinal, o fisioterapeuta atua – entre outras coisas – no tratamento de lesões como fraturas e torções, por meio de exercícios, massagens e diversas técnicas, com o intuito de...

O que é engenharia de software?

O que é engenharia de software?

Um mercado em plena expansão e que carece de bons profissionais. As ciências ligadas à computação, como a engenharia de software, certamente irão crescer cada vez mais com a evolução da tecnologia e a automação dos processos nas empresas. De acordo com a Associação...

Engenheiro civil: a coragem de mudar

Engenheiro civil: a coragem de mudar

A inquietude fez com que Thiago Habacuque jamais se acomodasse profissionalmente. E a coragem o guiou por uma inusitada transição de carreira: da fisioterapia para a engenharia civil, duas áreas aparentemente incompatíveis. Thiago assumiu os riscos de começar do zero...

Psicoterapeuta: comece pelo autoconhecimento

Psicoterapeuta: comece pelo autoconhecimento

A responsabilidade de um psicoterapeuta vai muito além de ouvir, em silêncio, as angústias de seus pacientes. Para ser um bom profissional, é preciso, antes de tudo, conhecer a si mesmo. De acordo com o terapeuta psicocorporal Luciano Maresca, não basta conhecimento...

Como escolher uma profissão: profissões em alta

O mercado de trabalho passou por uma crise em 2018. Mas, em 2019 ele tem se mostrado mais otimista com possibilidade de aumento de vagas de emprego.

Com isso, todas as áreas tendem a sofrer um aquecimento de contratações.

Mas existem algumas que serão profissões em alta em 2019. Principalmente, quando ligadas com tecnologia e conhecimento digital, vamos ver um crescimento em marketing, TI, e os relacionados ao jurídico, financeiro e de seguros.

Além disso, engenheiros com boas habilidades comunicacionais devem ser chamados para entrevistas de emprego.

Ao escolher a sua profissão, ou mudança de carreira, é importante levar em consideração quais estão mais aquecidas no mercado. No entanto, é importante analisar se você tem o perfil adequado para essa profissão.

Acredite, não adianta tentar se encaixar em uma profissão se você não tiver as habilidades necessárias e, acima de tudo, não gostar dela.

O resultado para isso pode ser de frustração.

Então, use esse guia de Como Escolher uma Profissão para entender como é a rotina de trabalho de cada área e analisar se você se encaixaria nela. Será que você gostaria dos desafios dessa área? Teria todas as habilidades necessárias?

Com isso, você conseguirá ser mais certeiro na escolha da sua profissão.

Nós do PraCarreiras separamos as Profissões em alta para este ano. Além disso, queremos discutir sobre salários e oportunidades no mercado.

 Nossa meta é abordar todas as profissões. A cada semana, uma entrevista nova de uma carreira diferente.

Essas Profissões em alta estão sendo analisada com base em pesquisas e entrevistas com profissionais de diversos segmentos.

Profissão que ganha bem

Essa é, certamente, um dos pontos mais pesquisados quando se vai buscar mais sobre uma profissão.

Saber quais profissões ganham bem tem norteado muitos candidatos na escolha da faculdade ou na busca pela recolocação profissional.

No entanto, de acordo com pesquisas do segmento, a possibilidade de crescer na carreira chama mais atenção que o salário para os candidatos brasileiros.

Mesmo assim, sabemos o quanto um bom salário faz diferença. As carreiras tradicionais como medicina e direito continuam trazendo boas oportunidades salariais. A engenharia, que passou por alguns anos de crise, volta a se aquecer em 2019 e entra para a lista de profissões que ganham bem no Brasil.

Todas as áreas ligadas a tecnologia, como TI ou marketing digital, devem continuar aquecidas e, com isso, com salários maiores.

Um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) trouxe cada profissão que ganha bem atualmente, nessa ordem:

– Administração;

– Marketing;

– Ciências contábeis;

– Engenharia;

– Direito;

– Estatística;

– Tecnologia da Informação;

– Medicina;

– Gestão ambiental; 

– Negócios Imobiliários;

– Agronomia;

– Logística;

– Gestão de qualidade;

Certamente, você deve saber que não basta entrar em uma faculdade desse curso para conseguir um bom salário. É preciso estudo e preparação e, sobretudo, dedicação por anos para que você alcance um cargo de liderança ou especialização e comece a ganhar bem.

Mais uma vez, é importante dizer que o salário não pode ser o único fator para responder a pergunta: como escolher uma profissão. 

Quando se encontra uma profissão que você tem habilidades e goste, ela tem grandes chances de se tornar uma profissão que ganhe bem.

Nós do PraCarreiras, vamos expor a média de salário de todas as profissões abordas aqui.

Profissões do futuro

O futuro pode ser muito incerto em relação ao mercado de trabalho. Cerca de 80% das profissões de 2030 ainda não existem em 2019.

E o que isso significa? Que as contratações serão muito mais ligadas às habildades e conhecimentos, do que propriamente no curso de graduação.

Aliás, o mercado já tem focado mais em encontrar profissionais qualificados, que possuam boas habilidade comportamentais como comunicação, resiliência e espírito de dono.

Então, atenção, não se prenda apenas na sua área de estudo. Tente, portanto, expandir seus conhecimentos técnicos e comportamentais.

Você tem à disposição um conteúdo completo sobre como montar um plano de carreira, conhecer tendências do mercado, montar um currículo e um perfil no LinkedIn aqui no PraCarreiras.

Lembre-se: o profissional do furuto será aquele com muitas competências comportamentais e conhecimentos técnios. Então, comece a se preparar já!


1 – Depois de Escolher sua profissão, faça um plano de carreira!

2 – Monte um currículo de sucesso e consiga os melhores empregos.

3 – Escolha a plataforma de emprego correta para enviar seu currículo.

4 – Aprenda como montar um currículo

Profissão em Moda Plus Size

Como driblar a timidez

Fale com o PraCarreiras