Home / Profissões / Chef de Cozinha

Como ser um Chef de Cozinha: salário e tudo o que você precisa saber sobre essa profissão

Carreira em Confeitaria: Tenha garra e vá muito mais longe

Profissão de confeiteiro Quando chegou a São Paulo, na década de 1970, o pernambucano Luiz Farias era praticamente criança. Seu pai – antes rico – havia passado por problemas financeiros em sua terra natal, faliu, e então decidiu...

Chef de cozinha: veja como ter sucesso nessa profissão

De lavador de prato a empresário, inspire-se nessa trajetória de sucesso Quem via o jovem do interior lavando pratos e dividindo uma kitnet no centro de São Paulo com mais dois amigos, não apostaria suas fichas de que ele iria muito longe na carreira. Nessa...

 

A profissão em chefe de cozinha tem crescido muito em todo o mundo e no Brasil. Por isso, esse profissional precisa focar no seu diferencial competitivo como ter capacitação, habilidades e senso de pesquisa para avaliar paladares e tendências gastronômicas. Aqui vamos discutir sobre como ser um chefe de cozinha famoso e com sucesso no Brasil.

Como ser um chefe de cozinha: o que você precisa saber

 

Primeiramente, para responder como ser um chefe de cozinha, precisamos entender o que faz esse profissional.

Bom, o profissional que atua nessa área tem que sempre pesquisar, planejar e executar todas as tarefas de uma cozinha profissional, industrial e de restaurantes.

Com isso,  o chefe de cozinha é capaz de elaborar cardápios, administrar a cozinha e supervisionar as tarefas da equipe.

Além disso, o chef de cozinha precisa avaliar ingredientes, elaborar receitas e cozinhar com a sua equipe. Portanto, é ele quem aplica métodos, técnicas e conhecimento de alimentos buscando extrair o melhor para os pratos.

Então, o seu grande objetivo é elaborar pratos que encantem as pessoas.

Ir a um restaurante e experimentar um prato tem se tornado uma experiência de vida para muitas pessoas. Por isso, o chefe de cozinha precisa saber como encantar pessoas pelo paladar.

Como ser um chefe de cozinha: atuação profissional

 

Um chefe de cozinha pode trabalhar em todos os locais que tenham refeições. Por isso, ele pode trabalhar em restaurantes, buffets, hotéis, empresas, eventos entre outras oportunidades.

Importante lembrar que um chefe deve ser capaz de adpatar seu cardápio a diferentes culturas, paladares e momentos.

Como ser um chefe de cozinha: habilidades de gestão

 

A profissão em chef apresenta atrativos e desafios. Muitas vezes, o chef é o primeiro a chegar na cozinha e o último a sair. E, além da produção e execução de cardápio, o chefe precisa administrar uma cozinha. Ou seja, ele precisa ter habilidades de gestão.

E, a admininstração vai desde a compra de produtos, até ao balanço financeiro do restaurante, por exemplo.

Além disso, ele quem cuida da equipe e orquestra a execução dos pratos e atendimento aos clientes. Por isso, um chefe precisa desenvolver habilidades de liderança e organização também.

Como ser um chefe de cozinha: mercado aquecido

 

A carreira de chefe de cozinha nunca esteve tão popular. Isso porque os programas de TV sobre essa profissão ganharam muito espaço nas emissoras nacionais e internacionais.

Bom, a vantagem disso é que entender como é ser um chefe de cozinha ficou mais fácil. Para isso, você consegue ter um pouco de noção com programas estilo MasterChef, por exemplo.

Porém, muitos profissionais da área garantem: existe muito menos glamour e muito mais suor do que é mostrado na televisão.

Portanto, não se baseie apenas no que a mídia mostra sobre essa profissão. Leia e pesquise muito sobre ela.

E, com essa popularização, a competitividade do mercado de trabalho de um chefe de cozinha tem aumentado nos últimos anos. Então, não deixe de se especializar e estudar muito. Só assim, você terá mais chances no mercado.

 

Como ser um chefe de cozinha: formação acadêmica e técnica

 

O chefe pode ter formação a partir de experiências vividas em diferentes cozinhas. Mas, atualmente, os melhores profissionais dessa área se especializam em um tipo de cozinha. E, acima de tudo, nunca param de estudar e praticar.

O curso de gastronomia orienta e forma gastrólogos, cozinheiros, confeiteiros, entre outros profissionais. Ele é importante porque vai dar a base da gastronomia para você.

Posteriormente, busque um tipo de cozinha que você se identifica mais. Assim, você poderá se especializar de forma mais intensa e se tornar uma referência no mercado. É preciso, então, saber qual sua especialidade!

Após isso, você precisará estudar sempre e praticar constantemente. Muitos chefes garantes que separam cerca de uma hora por dia para estudar um tipo de prato e tentar executá-lo de forma perfeita por várias vezes.

E aí, gostou do nosso conteúdo e da entrevista com o profissional da área? Então, compartilha essa matéria com seus amigos!


Já está com o currículo e o perfil do LinkedIn estrategicamente montados? Então, chegou a hora de buscar um novo emprego. A planilha de vagas de trabalho do PraCarreiras é atualizada diariamente, ou seja, são muitas oportunidades! Além disso, focamos em vagas que não são divulgadas por aí. Com isso, temos vagas exclusivas, obtidas diretamente da nossa rede de recrutadores. E, sobretudo, é tudo grátis! Acompanhe!