Trabalhar com arte

Trabalhar com arte, será?

 

Você sempre sonhou em trabalhar com arte, mas tem medo do mercado de trabalho ou dúvidas sobre suas habilidasdes? Então, acompanhe nosso conteúdo sobre essa carreira.

Além disso, vamos trazer entrevistas com profissionais que obtiveram sucesso em profissões relacionadas à arte.

Então, vamos ao que interessa!

Trabalhar com arte: mercado de trabalho

Vamos ser realistas: o mercado de trabalho na área de artes não é lá o dos mais fáceis. Isso porque muitas oportunidades são bastante concorridas. Além disso, não existe uma valorização do governo para esse campo no nosso país.

No entanto, quando se tem aptidão e amor por uma carreira, trabalhar com arte pode ser sim uma oportunidade incrível.

Por isso, o primeiro ponto é analisar de forma crítica quais são suas habilidades e talentos artísticos.

E, por ser um mercado com poucas vagas, procure se especializar ao máximo. Portanto, foque em cursos específicos da sua área de atuação. Além de aprimorar suas habilidades técnicas, eles vão te ajudar com o networking.

Áreas de atuação em arte

Trabalhar com artes possui um leque grande de oportunidades. Vamos, então, falar de algumas delas.

A mais comum é a área de artes cênicas. Com ela, você pode se tornar um ator de filmes ou novelas. Além disso, pode ser o responsável pela criação de cenários e figurinos.

Outra área de atuação para quem quer trabalhar com artes é a de artes plásticas. Nesse caso, o profissional lida com desenhos, pinturas, esculturas e lida com vários tipos de materiais. Hoje, já é mais comum profissionais desse ramo usarem a tecnologia nas suas produções.

Música também é uma forma de viver de arte. Nesse caso, as possibilidades são grandes. O profissional pode ser cantor, tocar um instrumento, compor, reger e dirigir orquestrar, por exemplo.

A dança é uma área de atuação mais comum para quem trabalha com arte. Aqui, como em outras áreas, é possível ser um professor também.

Fotografia é uma outra possibilidade, que tem ganhado mais espaço no mercado nos últimos anos.

Outras possibilidades são design, design de interiores e design gráfico. Você pode encontrar mais detalhes sobre essas carreiras na nossa aba de Profissões.

 

Trabalhar com arte: formação e cursos

 

Para ser um profissional de sucesso na área de dança, é preciso estar sempre se apriomorando. Portanto, tenha sempre tempo e investimento para cursos específicos na sua área de atuação. Além disso, a graduação é importante, pois dará todo o suporte e base necessários para você iniciar sua carreira.

Algumas ideias de cursos você encontra aqui.