Como fazer um bom retorno aos escritórios? Confira 3 passos fundamentais nesse momento

bom retorno aos escritórios

Fundador e CEO do Escala, lista dicas para empresas que querem voltar ao trabalho presencial.

De acordo com levantamento feito pelas Secretarias de Saúde dos Estados brasileiros, aproximadamente 35% da população brasileira está totalmente imunizada, apesar dos problemas no início da campanha de vacinação, o Brasil já atingiu mais de 215 milhões de doses aplicadas, contabilizando as duas aplicações e também a vacina de dose única.

Com a vida normal cada vez mais próxima, inclusive com a volta integral do comércio, bares e restaurantes, algumas empresas já pensam em voltar a rotina nos escritórios. Porém, segundo o levantamento feito pela Salesforce, 52% dos profissionais estão dispostos a trocar de emprego para manter o home office.

Por isso, Vinicius Lima, CEO do Escala, HRTech que aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos, separou algumas dicas de como fazer um retorno mais assertivo ao trabalho presencial.

Confira a seguir 3 dicas fundamentais para fazer um bom retorno aos escritórios.

Bom retorno aos escritórios: 1. Primeiro de tudo, descubra qual é o melhor modelo de trabalho para sua equipe

Antes de começar a planejar como voltar ao escritório, é necessário pensar se faz sentido para a realidade da sua empresa, afinal, cada equipe tem suas particularidades e necessidades. Por isso, é indispensável que o líder conheça seu time e saiba como mantê-los engajados e produtivos.

Falando propriamente dos modelos de trabalho, atualmente conhecemos 3 principais formas: presencial, home office ou híbrido. Todos eles têm seus prós e contras, enquanto o modelo presencial tem a socialização com os colegas de trabalho e mais agilidade na solução de problemas, o modelo remoto poupa tempo de locomoção até o escritório, além de reduzir os custos para as empresas.

Já o híbrido mistura os dois anteriores e tem sido muito pensado para empresas que não tem necessidade de ter todos os colaboradores reunidos todos os dias, além de ser uma ótima forma de experimentar e escolher a melhor solução para seu negócio.

Bom retorno aos escritórios: 2. Antes de tudo, atente-se na organização do espaço físico

Algumas empresas passaram por redução ou ampliação no quadro de funcionários, então cabe aos gestores e líderes se perguntarem: o escritório que usávamos antes da pandemia ainda é adequado para nossa realidade atual? Tanto as empresas que diminuíram o número de colaboradores quanto as que aumentaram possuem um aliado em comum: a tecnologia.

Nos últimos meses alguns softwares surgiram justamente para auxiliar nesse momento de reconstrução de dinâmicas empresariais. É o caso, por exemplo, do Escala Espaços, uma ferramenta para gerir posições e locais de trabalho flexíveis que chega para ajudar empresas que querem adotar modelo híbrido de trabalho.

Uma tendência crescente que é possível de observar são os espaços ganhando poder de alocar múltiplos times, as mesas dos escritórios não sendo mais ocupadas apenas por uma pessoa e até mesmo as empresas que não trabalhavam com escala de funcionários tendo que organizar quando cada colaborador vai ao escritório e quando trabalha remotamente.

Bom retorno aos escritórios: 3. Estou pronto para voltar, e agora? Siga o protocolo de segurança à risca

Apesar da vacinação estar em um estágio avançado, os cuidados não podem ser reduzidos, pois o imunizante não impede o contágio e é vital que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca para que a saúde de ninguém seja comprometida.

Portanto, fique atento a cuidados como a exigência do uso de máscaras por todos os profissionais, a higienização frequente do ambiente, disponibilizando álcool em gel nos postos de trabalho e também incentivando os colaboradores a seguirem esse protocolo.

Uma dica importante também é redobrar o cuidado com a limpeza dos sistemas de ventilação do escritório, assim como a manutenção do ar condicionado.

Bom retorno aos escritórios: sobre o Escala

Fundado em 2016 dentro do Laboratório de Inovação do Hospital Albert Einstein, o Escala é uma solução completa que possibilita transparência às gestões e agilidade na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos.

Seus serviços orientam e evitam passivos trabalhistas e falhas na comunicação, turnover e insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão.

Atualmente, possuem mais de 100 mil usuários e já impactaram mais de 250 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Stone, Dr. Consulta, Luft, James Delivery e Unimed FESP.

Leia também – InfoJobs realiza evento com foco no profissional de RH do futuro.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui