Manter o foco no home office se tornou o desafio de muitos profissionais. Muitas empresas aderiram ao home office pela primeira vez devido à pandemia de covid-19 para ajudar a controlar a disseminação da doença. Com isso, colaboradores tiveram que encarar de uma hora para a outra uma nova rotina de trabalho que, muitas vezes, deve ser dividida com as tarefas domésticas e o cuidado com a família. Neste cenário, como manter o foco no home office? Como se manter produtivo e conseguir executar as atividades?
Para entender mais sobre este tema, conversamos com a advogada e especialista em Direito Tributário, Vivian Regina Bianchi Campos Cotait, que compartilhou conosco sua experiência com home office e trouxe dicas valiosas para quem está descobrindo esta nova realidade.
Quais as dicas para manter o foco e ser produtivo trabalhando de casa?
O home office ainda é uma novidade para muitas pessoas que nunca trabalharam fora do escritório. E é por este motivo que ele ainda desperta muitas dúvidas e incertezas para os novatos neste formato de trabalho. Esse modelo trouxe mais flexibilidade e também redução de custos para as empresas, que passaram a enxergar que uma estrutura engessada não funciona mais. Ainda, a rotina de trabalho em casa deve ser uma prática que chegou para ficar com os chamados trabalho remoto. Se você está neste time de profissionais que estão vivendo o home office pela primeira vez, veja as dicas da advogada, Vivian Regina Bianchi Campos Cotait, para manter a produtividade.
“Rotina e organização de agenda são fundamentais. Você pode estipular um cronograma de tarefas e procurar seguir ao máximo esses horários. Se mora com alguém, procure dividir tarefas a depender da particularidade de cada um. Ex: em casa, como eu e meu marido estamos trabalhando profissionalmente e temos um filho pequeno, que requer atenção. A gente alterna entre eu trabalhar de manhã enquanto ele fica com a criança e depois inverte, assim à tarde ele trabalha e eu cuido do nosso filho. Claro que há momentos em que a agenda muda e conversar e negociar agendas é um bom caminho. Não se desespere se não conseguir seguir à risca o seu cronograma. Tenha a consciência e dedique-se a fazer o melhor possível na atual circunstância. Novos tempos, novas medidas.”, disse.
Vale a pena manter a rotina mesmo estando em home office?
Uma das principais dicas para o home office é que ele deve ser encarado como se você estivesse no escritório. Você deve respeitar o horário de trabalho da empresa, fazer a pausa para o almoço e pequenos descansos ao longo do dia. Para Vivian Regina Bianchi Campos Cotait, “manter a rotina é fundamental, senão acontece a dispersão. Por exemplo, ao ficar olhando celular, rede social, assistir TV ou arrumando a casa, você perde a noção do tempo facilmente”.
Não tenho escritório em casa, como me organizar para conseguir trabalhar e ser produtivo?
De uma hora para outra você precisou trabalhar de casa e não tem um cantinho de home office? Como este novo modelo de trabalho deve se manter, ter conforto para trabalhar bem será essencial para que você consiga manter o foco no home office.
“Acho importante procurar se acomodar num local confortável, com bastante luz e que não haja tantas interferências de pessoas e barulho. Eu, por exemplo, escolhi a mesa da sala de jantar e busquei não trabalhar no quarto, pois este local eu separei para descansar em casa e desvincular do ambiente profissional.”, disse.
Moro com várias pessoas, como manter o foco no home office?
Já deu para entender a importância que o ambiente tem na produtividade no home office, certo? Outro ponto primordial para que você consiga entregar resultados, manter o foco e se dedicar nas tarefas é conversar com as pessoas que dividem o teto com você, sejam elas adultos ou crianças. Segundo Vivian Bianchi “Você pode explicar que não é um momento de lazer, ao contrário, é um momento de muita responsabilidade que requer concentração”.
“Busque um local mais isolado e converse com as pessoas explicando que você está ali para trabalhar. Peça para que as pessoas te respeitem enquanto você estiver trabalhando. De novo: a rotina é importante porque você também terá que dividir tarefas, como lavar a louça, arrumar a casa, lavar roupa. Pode ser que a outra pessoa esteja na mesma situação que você e também precise de ajuda. Por isso, a divisão de tarefas acertando horários é um bom caminho”, explicou a profissional.
Para quem está buscando emprego em meio à crise, foco e disciplina são skills buscadas pelas empresas?
A pandemia mudou a rotina de trabalho das empresas e promoveu o surgimento de um novo modelo de trabalho mais flexível e dinâmico. Com isso, o perfil das vagas também está mudando e buscando novas soft skills dos candidatos, que serão exigidas neste novo contexto.
“Foco e disciplina serão skills buscadas pelas empresas, mas acho que mais que isso, comprometimento e perfil hands on (mão na massa) fazem mais a diferença. Você pode não conseguir trabalhar no horário que a maioria das empresas estipulam neste momento, por qualquer que seja o motivo. Mas se conseguir trabalhar sendo eficiente, independentemente da quantidade de horas, e entregar os resultados esperados, com dedicação e empenho, isso fará a diferença”, argumentou a profissional.
Segundo a advogada, outras características estão em alta e vale a pena os profissionais ficarem de olho: negociação, comunicação assertiva e “troubleshooting” (habilidade em solucionar problemas).
“Lembrando que a depender da função e nível profissional (analista, consultor, diretor, VP), as skills podem mudar. Escuto de outros profissionais, inclusive de colegas que são mentores e trabalham com recolocação profissional, que a partir de determinado nível, a questão técnica não é o fator mais decisivo para a contratação de um profissional. O que conta são as soft skills, especialmente manter bom relacionamento no seu ambiente de trabalho”, explicou.
Tem algum exercício que ajuda a estimular o foco e a disciplina?
Manter o foco no home office vai te ajudar a ter uma rotina de trabalho saudável e produtiva, sem prejudicar a sua qualidade de vida. Para isso, existem algumas práticas que podem te ajudar a conquistar essa disciplina. Veja as dicas que a advogada Vivian Regina Bianchi Campos Cotait compartilhou conosco:
- Trabalhe nos momentos em que exige maior concentração e quando sabe que é mais produtivo. Procure descobrir se você funciona melhor de manhã ou à tarde (ou à noite, a depender do caso).
- Faça uma programação diária das principais atividades profissionais a concluir naquele dia e procure seguir ao máximo.
- Faça pequenas pausas entre a conclusão de um trabalho e outro para seu cérebro descansar. Por exemplo: tome um chá, um café, faça um lanche rápido ou realize um exercício de alongamento.
Como controlar a ansiedade neste período de crise?
Seja no trabalho ou na vida pessoal, em momentos de crise é necessário relaxar. Algumas práticas e atividades podem te ajudar a controlar a ansiedade e ter mais calma para manter o foco no home office. Veja as dicas que a advogada Vivian Bianchi trouxe a partir da sua vivência:
“Independentemente de religião, vale a pena manter pensamentos positivos, de luz, mentalizando sempre que tudo vai passar. É só uma fase e sairemos mais fortalecidos desta crise. Precisamos pensar que a história da Humanidade também mostra que crises trouxeram oportunidades. Mantenha a fé e mentalize muita luz no seu caminho.
Evito ver notícias de maneira recorrente porque muitas mensagens negativas me afetam psicologicamente e eu aumento a minha ansiedade e meu nervoso. Aos finais de semana ou quando tenho tempo livre, procuro ler algum livro ou me exercitar assistindo vídeos de ginástica.”
Por isso, o PraCarreiras recomenda que, sempre que possível, inclua estas atividades na sua rotina:
- Mentalizar coisas positivas;
- Ler um livro;
- Se exercitar;
- Aprender com a música;
- Conversar com os amigos;
- Estar com as pessoas que te fazem bem.
E aí gostou das nossas dicas de como manter o foco no home office e ter produtividade em casa? Se quiser saber mais sobre o assunto pode conferir o nosso curso de Gestão de Tempo, que vai te ajudar a ter organização e se destacar no mercado de trabalho. Clique aqui e confira todas as informações.