Como melhorar meu currículo: dica matadora!

como melhorar meu currículo

Hoje vamos dar uma dica simples e valiosa para você que se pergunta como melhorar meu currículo. Você já se perguntou o que realmente chama a atenção dos recrutadores durante um processo seletivo? Então, saiba, tudo começa com uma única coisa: resultados. Esse é o ponto chave para você desenvolver um currículo certeiro e de demonstra de forma assertiva todo seu potencial profissional. 

Segundo a headhunter Margot Nick, professora do curso O Que Escrever no Currículo, é essencial que você coloque os seus resultados no seu CV, porque é esse balizador que vai deixar você em vantagem em relação aos demais candidatos. “As atividades, os descritivos de cargos são muito parecidos, nas suas respectivas áreas/departamentos, os resultados conquistados, os problemas solucionados serão os diferenciais”, explica ela.

Por isso, para um recrutador é muito importante saber aspectos como: se o candidato ajudou a reduzir custos de produção (o quanto e como), se aumentou as vendas (e em quantos %), se aumentou a quota de mercado da empresa ou o que conquistou nos seus empregos anteriores em termos de números. 

Segundo ela, vale, inclusive, escrever detalhes sobre o resultado e como ele foi conquistado, usando números e valores (caso as informações não sejam confidenciais). Isso ajuda não só o recrutador, mas também os gestores contratantes a entenderem a capacidade de entrega dos candidatos. 

Como melhorar meu currículo: resultados e compatibilidade

De acordo com a headhunter é importante ter em mente que não necessariamente falar sobre os seus resultados substitui a sua experiência profissional.

“Primeiro, o mais importante é o candidato certificar-se de que sua experiência é compatível com o cargo para o qual está se candidatando”, explica ela. “Se não tem a experiência necessária, na maioria dos casos, nem serão relevantes os resultados.”

Os recrutadores recebem centenas de currículos todos os dias, mas o que eles realmente precisam são candidatos que estejam de acordo com as necessidades das vagas que precisam ser preenchidas. “A experiência do candidato deve ser compatível com o perfil exigido pela empresa, aí, sim, os resultados ganham mais importância”. Ou seja, eles se tornam um complemento à uma experiência compatível com a demanda. 

Além do mais, esses resultados funcionam como um recibo das soft skills do candidato. Uma característica como a solução de problemas pode ser comprovada através dos resultados exemplificados. E a criatividade pode ser comprovada quando o candidato demonstra de que forma conseguiu melhorar um processo já muito estabelecido na empresa.  

“Ao apresentar o seu CV com resultados e realizações mensuráveis, você pode comprovar um histórico de sucesso, que mostra, tanto os skills técnicos, quanto os soft skills. Certifique-se de que cada habilidade (soft skill) esteja no resultado descrito. Fatos e números são imbatíveis para isso!”, diz Margot.

Como melhorar meu currículo: como medir e colocar resultados no currículo?

Se você possui experiência prévia, isso fica mais fácil. Basta ter em mente os processos em que você trabalhou, os projetos que desenvolveu e os resultados que apresentou. Você pode fazer a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Qual era o problema / projeto? 
  • Quais ações foram necessárias e implementadas? 
  • Como estava esse processo? 
  • Qual o resultado conquistado ou o problema resolvido?  

Outro ponto interessante sobre como melhorar meu currículo: rever e reconsiderar os feedbacks e as avaliações de desempenho que você recebeu ao longo do tempo enquanto trabalhava na empresa. 

Com isso em mente, colocar esses resultados no seu currículo se torna simples, segundo a headhunter: “Tem duas formas. Primeiro, no resumo do CV escrevendo as experiências mais relevantes que tem e em seguida os resultados específicos apresentados e como agregou valor para o negócio (mensurável) – evitar termos genéricos como ‘histórico comprovado’, ‘orientação para resultados’. Segundo, no tópico Experiência Profissional, acrescentar na descrição das atividades os resultados conquistados – para cada empresa listada”. 

Se você quiser saber mais, vale a pena conferir o nosso curso de O Que Escrever no Currículo, para garantir um CV perfeito e que vai garantir as oportunidades que você sempre sonhou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui