Erros no currículo que você não pode cometer

Já virou hábito chegar em casa, ligar o computador e enviar vinte currículos por dia, sem receber resposta de ninguém.

E essa rotina te faz acreditar que ser chamado para uma entrevista é quase um milagre.

A falta de retorno após o envio do currículo é a reclamação mais comum que recebemos de candidatos que estão em busca de um reposicionamento profissional.


Em muitos casos, o motivo de você nunca ser chamado para uma entrevista de emprego é um só: a mentira.

 

Com eventos de networking cada vez mais frequentes e o Linkedin como plataforma social, a troca de informações entre recrutadores tem se tornado fácil. Então, encontrar um candidato mentiroso ficou simples.

Para o consultor de RH, Raffael Ferreira, mentir no currículo é um erro fatal. “Atualmente, com as redes sociais, os profissionais de RH se falam muito. Caso haja alguma informação mentirosa, ela será descoberta antes de o candidato ser entrevistado pelo gestor solicitante da área”, alerta.

 

Conversar com a empresa em que o candidato trabalha e pedir referências é uma prática comum durante o processo seletivo.

Por isso, atenção em cada passagem do seu currículo. Pelo mesmo motivo, não se esqueça de manter um bom relacionamento em todas as empresas que passar.

Mesmo assim, mentir ou exagerar são erros encontrados em currículos de diversos segmentos e cargos.

“Atuo com recrutamento há dez anos e posso afirmar que já vi tanto candidatos operacionais, como que atuam em níveis mais estratégicos mentindo em seus currículos”, conta Raffael Ferreira.

Outros erros comuns no currículo

Outros erros comuns no currículo

 

Outros erros comuns no currículo

O consultor aponta outros deslizes que têm sido encontrados com frequência no recrutamento profissional.

Um deles é a falta de detalhamento dos cargos ocupados na carreira.

“Acredito que o principal erro ultimamente seja não especificar as atividades exercidas em sua última atuação. A nomenclatura dos cargos agora é muito ampla e criativa, ou seja, não adianta apenas colocar o cargo sem incluir o que desempenhava durante o período citado”, explica.

Em relação aos erros de português, eles têm aparecido com menor frequência, segundo o consultor, e não servem como descarte do candidato.


“Apesar de denotar falta de zelo nas informações, em alguns momentos são tolerados. Os candidatos têm aproveitado os recursos que a tecnologia nos fornece e, por isso, esses erros estão ficando menos perceptíveis”.

 

**Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tópico? Escreva para a gente.

Summary
Erros no currículo estão te impedindo de conseguir um novo emprego.
Article Name
Erros no currículo estão te impedindo de conseguir um novo emprego.
Description
Veja os erros no currículo que estão te impedindo de ser chamado para entrevistas de emprego. Aprenda a fazer um currículo vencedor. Tire suas agora!
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo