Dicas para Linkedin Então você quer ser chamado por um recrutador?

O Brasil possui 62% de sua população usando redes sociais. Isso significa 130 milhões de pessoas conectadas em uma plataforma online de relacionamento. YouTube, Facebook e Whatsapp lideram essa lista, de acordo com estudo feito pela Digital In 2018 Global Overview.

Em nono lugar aparece o Linkedin, a rede mais adequada para quem busca crescer profissionalmente e gosta de um conteúdo qualificado. Em um país onde existem mais celulares do que pessoas, é natural perceber que todas as redes sociais estão em acelerado crescimento. E isso não é diferente no Linkedin.

O Linkedin possui 35 milhões de usuários brasileiros, quase um terço do total da América Latina, que tem 90 milhões. A rede ganha 2 usuários novos por segundo no mundo, que tem 590 milhões de pessoas cadastradas.

E, mesmo com números monstruosos e grande penetração brasileira, ainda existem muitas dúvidas em relação a efetividade do Linkedin. Mas será que você sabe explorar todas as funcionalidades da rede? Sabe se comportar e divulgar seu currículo de forma adequada?

Veja como explorar mais o Linkedin e seja notado pelo recrutador agora mesmo.

Prepare-se para entrevistas

Saiba abordar um recrutador

Dentro das funcionalidades do Linkedin, existe o InMail, que pode ser utilizado para abordar recrutadores. Importante lembrar que hoje as pessoas são bombardeadas de informações, e, por isso, é importante levar valor a mensagem enviada, de acordo com a gerente de relacionamento do Linkedin.

Um erro comum é abordar o recrutador com uma mensagem nesse estilo: “Olá, sou o fulano e gostaria de participar do processo seletivo de vocês para a vaga de analista financeiro”. Essa é uma mensagem genérica, que não estimula um RH a querer conhecer mais o candidato.

Em vez disso, diga que você tem o perfil adequado para trabalhar na empresa em questão e justifique o motivo de forma objetiva. Aponte algumas exigências da oportunidade e comprove o quanto você é um bom candidato através de suas competências e experiências.

“É legal se apresentar e escrever todas as justificativas para você ser considerado para a vaga. Antes disso, é importante estudar sobre a empresa e saber porque aquela empresa faz sentido para você”, aponta Jaqueline. 

Cuidado com suas postagens no Linkedin

Partindo do pressuposto que os recrutadores podem buscar informações dos candidatos no Linkedin, é importante saber se comportar na rede. A gerente de relacionamento do Linkedin aconselha a prestar atenção na relevância do conteúdo postado no feed.

Um exemplo, é postar notícias do seu segmento de mercado e compartilhar vagas de emprego que estão disponíveis na sua empresa.

“Compartilhar vagas ajuda as minhas conexões, ajuda a empresa e fomenta seu networking”, pontua Jacqueline.

Também está liberado postar sobre eventos na área e promoções conquistadas em sua carreira. 

E o que não é prudente colocar?

Segundo a gerente de relacionamento do Linkedin, colocar desafios de lógica, imagens de gatinhos, autoajuda (a não ser para quem é coach). “Isso vamos deixar para o Facebook”, completa Jaqueline.

Também evite posturas agressivas com temas como política, reclamações pessoais sobre determinada empresa e qualquer linguagem afrontosa. 

Saiba se relacionar no Linkedin

Um dos erros mais cometidos pelos candidatos no Linkedin é não responder as mensagens recebidas pelo recrutador ou demorar para responder.

São comuns casos de pessoas que perdem uma oportunidade de emprego porque demoram para responder a mensagem do recrutador no Linkedin ou no e-mail pessoal. A dica é ter a rede social instalada no celular para ter mais agilidade nesses casos.

“O Linkedin vem, ao longo dos anos, tentando facilitar muito o acesso das pessoas na ferramenta. Recentemente, lançamos o aplicativo Linkedin Lite, que demanda menos conexão de internet e é menos pesado. A intenção é que as pessoas possam ficar conectadas o dia inteiro e possam responder as mensagens rapidamente”


Uma dica é sempre ser um dos primeiros a enviar o currículo para uma oportunidade de emprego.

 

Os recrutadores sempre têm pressa para agilizar todo o processo seletivo e, os primeiros candidatos com certeza aumentam suas chances por conta disso.

E, em casos de não existir interesse na oportunidade, é muito prudente responder ao recrutador agradecendo a consideração do seu perfil. Caso você conheça um profissional que se adequaria nessa vaga, uma dica é dizer ao recrutador que você tem uma pessoa para indicar.

Linkedin é uma plataforma de troca de conteúdo

Definir o Linkedin como uma ferramenta de busca de emprego é restringir bastante o potencial da plataforma. Além da possibilidade de acompanhar o conteúdo postado pelas suas conexões no feed, é possível obter muita informação na rede.

Uma das possibilidades é dentro dos grupos de discussões, que são inúmeros e divididos por temas de interesse.

“É um fórum de discussões, onde você pode fazer perguntas e entender o que está acontecendo na sua área, por exemplo. Os grupos são uma ótima oportunidade de descobrir novas conexões que te agreguem também”, esclarece Jaqueline.

Outra fonte de informação é através de influenciadores. No mundo, o Linkedin possui cerca de 500 influenciadores, que foram escolhidos pela plataforma por dominarem determinado assunto.

“É legal seguir essas pessoas porque elas produzem conteúdo diariamente. E, além de ter a notícia, você vai ter a opinião de alguém que conhece muito do assunto”, diz Jaqueline.

Afinal, o Linkedin serve para todo mundo?

“Serve. É claro que muitas profissões ganharam mais espaço no Linkedin que outras. O Linkedin inclusive já entendeu que precisa deixar a plataforma mais amigável para algumas áreas, como as de arte e cinema, que são mais difíceis de usarem um currículo tradicional”, explica Jaqueline.

A gerente de relacionamento do Linkedin explica que existem muitas oportunidades de analistas a CEO, e garante que o crescimento de outras áreas já está acontecendo dentro da plataforma.

O objetivo do Linkedin é agregar todas as profissões. E isso, em parte, vai acontecer também quando os profissionais começarem a usar a plataforma.

Tenha Objetividade em seu Currículo

 

Conheça as empresas para elaborar melhor o seu discurso

Ao abordar um recrutador ou durante sua entrevista de emprego, ter um discurso bem elaborado é fundamental. Isso só será possível se você conhecer bem sobre a empresa e isso vai muito além de repetir o clichê “visão, missão e valores”.

De acordo com a gerente de relacionamento do Linkedin, Jaqueline Mandelli, esse é o melhor canal para você conhecer mais sobre a empresa antes de se candidatar em uma oportunidade.

Descrição da empresa, número de funcionários, eventos em que ela participa, anos de fundação, ações sociais, atividades internas são algumas informações que podem ser adquiridas na página da empresa no Linkedin.

“Se você conhece alguém que trabalha na empresa, e isso o Linkedin te permite saber, é muito interessante já bater um papo com ela para tirar algumas dúvidas que talvez você não se sentisse à vontade de perguntar durante a entrevista”, aponta Jaqueline.

Através das postagens é possível conhecer um pouco sobre a identidade da empresa, conteúdos que ela considera relevantes, cases de sucesso e até identificar seu posicionamento no mercado.

 

Existem outros sites para saber mais sobre a empresa como o Love Mondays, além do site da própria companhia. Mas, sem dúvidas, o Linkedin é uma das melhores plataformas para conhecer mais sobre o lugar em que se deseja trabalhar.

“O Linkedin é a fonte mãe para você buscar esse tipo de informação. E, ao mesmo tempo que o candidato vai buscar informações sobre a empresa, a empresa também vai buscar informações sobre o candidato”, alerta a gerente de relacionamentos do Linkedin.

Utilize o Linkedin de forma estratégica e certamente você será chamado para mais entrevistas de emprego. Desejamos boa sorte a todos.

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Como ser notado no Linkedin - Seja notado pelo recrutador agora!
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Como ser chamado para entrevista de emprego pelo Linkedin. Como montar um perfil no Linkedin. Como usar o Linkedin para conseguir novo emprego
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