Ainda dá tempo de conquistar uma oportunidade de trabalho em 2019! Veja aqui como melhorar o currículo.

O fim do ano está chegando. E com ele a oportunidade de conseguir uma das vagas de trabalho criadas especialmente para esse momento. Mas para aumentar as chances de conquistar a sua vaga, é fundamental melhorar o currículo.

Pode até parecer que essa tarefa é um bicho de sete cabeças, mas na verdade não leva muito tempo para escrever um currículo. O que realmente demora é decidir o que incluir e como organizar as informações de maneira lógica. 

Cursos online, experiências anteriores e trabalhos voluntários. Tudo pode ser utilizado para criar um currículo campeão.

A boa notícia é que separamos algumas dicas práticas do que você pode fazer para turbinar as suas chances de conseguir um emprego nesse final de ano. Mas antes de apresentá-las, é preciso entender uma coisa…

Por que é importante caprichar no seu currículo?

A razão pela qual os currículos são tão importantes é porque eles são a maneira mais fácil para um empregador obter um conhecimento instantâneo de suas habilidades e realizações. 

Os empregadores precisam de uma maneira fácil de eliminar candidatos e é o currículo que foi projetado para esse fim. 

Um ótimo currículo é aquele em que um empregador pode ver facilmente sua educação, honras e prêmios, cursos relevantes, experiência relevante e adicional, além de habilidades especiais e outras atividades que você realizou.

Currículos são documentos profissionais. 

Eles fornecem aos empregadores informações relevantes sobre as quais basear uma decisão sobre quem eles gostariam de entrevistar e quais dos candidatos parecem não estar qualificados. 

Como a importância de escrever um ótimo currículo não pode ser negligenciada, muitas vezes é necessário dedicar algum tempo para melhorar seu currículo, como fazer alguns cursos online, e conquistar a sua vaga de final de ano. Mas agora, vamos para as dicas!

1. Insira as informações importantes primeiro

Diferente das contas de multiplicação, onde a ordem dos fatores não altera o resultado, na hora de montar o seu currículo, a cronologia das informações importa e muito.

Por exemplo, se você ainda estiver na faculdade ou está prestes a se formar, inclua primeiro a seção Educação. Como é isso que você faz em período integral nos últimos anos, é importante incluir essa informação na parte superior do currículo, seguida por uma seção sobre cursos ou experiência relevante logo abaixo. 

Lembre-se de incluir sempre a experiência mais recente primeiro. 

Os empregadores geralmente consultam os currículos primeiro para encontrar os candidatos mais qualificados antes de analisá-los com mais cuidado. Portanto, ao escrever seu currículo, certifique-se de destacar como você cumpre as qualificações específicas da vaga para qual você está se candidatando. 

Encontrar uma maneira de organizar todas as informações em um currículo geralmente é a parte mais difícil de todo o processo. 

2. Destaque cursos online e outras qualificações para melhorar o currículo

Todo currículo deve ter um foco. Ao se candidatar a uma vaga, é de sua responsabilidade entender completamente as qualificações listadas na descrição.

Em seguida, organize seu currículo da maneira que melhor destaque suas habilidades e realizações e prove que você é o candidato perfeito para o estágio ou trabalho almejado.

Um bom currículo é uma questão de quão bem estruturadas estão as informações que você decidiu apresentar. E, uma boa maneira de fazer isso, é incluir uma seção de Experiência Relevantes logo após a Educação. Lá, é possível listar todo o curso online ou presencial, trabalho voluntário, emprego/estágio anterior que é diretamente aplicável à vaga desejada.

3. Crie listas para apresentar informações importantes

Embora a maioria das informações em um currículo sejam apresentadas na forma de parágrafo, o uso de listas facilita a leitura pelos empregadores. Além disso, resulta em um currículo muito mais limpo.

Cada tópico da sua lista deve começar com um verbo de ação forte, seguido de uma declaração concisa que descreva melhor suas habilidades e realizações.

Estudantes e recém-formados devem incluir a experiência mais relevante primeiro. E, em seguida, incluir seus estágios para destacar suas habilidades interpessoais, de comunicação e de trabalho em equipe.

Tente eliminar quaisquer experiências estranhas que não estejam diretamente relacionadas a vaga que você está se candidatando.

4. Revise o seu currículo

A revisão não é um processo exclusivo para escritores e outros profissionais da escrita. Se houve um momento em que o perfeccionismo se justifica, é ao escrever um currículo ou uma carta de apresentação. 

A ortografia e gramática corretas retratam um candidato instruído. Além disso, mostram que você deseja seriamente essa posição e que está disposto a dedicar algum tempo para fazer todo o possível para obtê-la.

Jamais subestime o poder de uma revisão bem feita.

5. Invista em cursos online profissionalizantes para melhorar o currículo

Uma coisa que você precisa ter em mente é que ao melhorar seu currículo, você melhora seus resultados. Por isso, fazer alguns cursos online profissionalizantes pode te colocar em posição de destaque diante dos demais candidatos.

O PraCarreiras lançou a sua Plataforma de Cursos Online feitos com recrutadores e empresários da área de recrutamento e seleção. Veja mais aqui.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de sempre manter todas as informações atualizadas. Sempre que fizer um novo curso online ou tiver alguma nova experiência, inclua isso de maneira estruturada.

Como os currículos e as cartas de apresentação são projetados para obter uma entrevista de candidatos qualificados, não dedicar tempo para melhorar esses documentos pode afetar muito o número de entrevistas que você recebe. 

Como você já investiu um tempo para escrever um currículo, por que não para aprimorá-lo para obter melhores resultados? Esse pode ser o diferencial que vai garantir a sua vaga nesse fim de ano. Boa sorte!

Artigo: SEO Marketing.

Fale com o PraCarreiras