Sempre que você decide repaginar o currículo, perde o ânimo no primeiro tópico após os dados pessoais, o objetivo profissional. Afinal, o que colocar em objetivo no currículo?

Então, você pesquisa no Google e aparecem dezenas de sites sobre a importância desse tópico no seu currículo. E a lista de conselhos é extensa: molde de acordo com a vaga, escreva palavras-chaves, seja ousado, criativo, excepcional.

Esqueça tudo isso.

O que colocar em objetivo no currículo: tópico no currículo restringe oportunidades de candidatos

Em conversa com especialistas da área de RH, colocar o objetivo profissional restringe candidatos na hora da seleção. Isso porque, o recrutador pode ter uma colocação divergente do que é apontado no currículo. “Na hora de selecionar um currículo, não olhamos mais para o objetivo, isso é desnecessário e pode inclusive atrapalhar”, diz a headhunter Patrícia Zito. Vamos, então, entender o que colocar como objetivo no currículo.

Segundo Patrícia, o “objetivo profissional” era importante quando existiam menos possibilidades de carreira no mercado. Hoje, com múltiplas desdobramentos de uma mesma profissão, enfatizar com o que se quer trabalhar, fecha as portas para algumas oportunidades.

Para se ter uma ideia, um engenheiro pode ser selecionado para trabalhar com marketing digital, além das diversas áreas da própria engenharia. Um jornalista pode atuar com SEO e um economista pode ser editor de uma revista. Sem contar os cargos criados pelas empresas, com atribuições específicas e diferentes das convencionais.

A headhunter, Meire Oliveira, também defende a falta de necessidade do objetivo profissional no currículo. “Quando vejo que o objetivo profissional do candidato é muito específico, fico na dúvida de chama-lo para um processo de um cargo diferente. Na minha visão, o objetivo atrapalha”, conta a especialista.

É importante destacar que os candidatos colocam o “objetivo” como o segundo item no currículo, o que faz com que ele ocupe um espaço premium, de alta visualização pelos recrutadores.

Então, se você deixa o objetivo no seu currículo, saiba que os primeiros segundos do RH estão sendo desperdiçados com informações irrelevantes e que podem atrapalhar sua aspiração por um novo cargo.

Preste atenção no Resumo

Mais importante que o tópico objetivo profissional é o resumo de suas qualificações. Esse tópico deve ter palavras-chaves que façam seu currículo aparecer nas buscas dos recrutadores. E isso é mais evidente ainda no Linkedin (que não tem espaço para objetivo profissional).

Portanto, preste atenção em cada um dos tópicos e palavras usadas em seu currículo. Com isso, você vai conseguir chamar a atenção do recrutador e ser bem posicionado nas ferramentas de busca.

**Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tópico? Escreva para a gente.

Summary
Esqueça do objetivo profissional para currículo!
Article Name
Esqueça do objetivo profissional para currículo!
Description
Especialistas dizem que objetivo profissional para currículo só atrapalha, será que é verdade? Veja dicas de como fazer um currículo. [ ***Clique Aqui*** ]
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo