Hoje vamos falar como ser mais criativo, uma das competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho. Num mundo em que as soft skills são cada vez mais importantes para o mercado de trabalho, é essencial saber como desenvolvê-las. Verdade seja dita, talvez você não saiba exatamente como fazer para desenvolver uma soft skill, já que essas habilidades são não mensuráveis e são naturais do nosso dia a dia. Mas, sim, é possível você não só desenvolver, como aprimorar, as suas competências emocionais.
Hoje, vamos falar sobre criatividade. Muitas pessoas não sabem que é possível ser mais criativo, e que essa habilidade não segue a regra do 8 ou 80, como se imagina. “Ou você é criativo, ou não é”, é o que dizem por aí. Mas, abaixo, você vai entender 3 formas de ser mais criativo e usar dessa criatividade para transformar você em um profissional mais competitivo e relevante no mercado de trabalho.
Criatividade como competência
Quando falamos que a criatividade é a soft skill do futuro, queremos dizer que essa é uma habilidade comportamental muito valorizada pelas empresas na hora de recrutador. Ser criativo significa pensar de forma diferente, fora da caixa.
Mas além de ter ideias diferenciadas, ser criativo significa fazer mais com menos. Ou seja, trazer resultados, vendas, crescimento financeiro ou qualquer outro mesmo com poucos recursos. Na prática, isso significa que você consegue ter um bom desempenho mesmo com as adversidades ou com menos investimento financeiro. Em momentos de crise, um profissional que sabe encontrar soluções criativas sem precisar de um software super moderno, uma equipe maior ou mais recursos financeiros, é o que todas as empresas querem.
Por isso, na hora da entrevista de emprego, por exemplo, é importante que você lembre de situações adversas em que você precisou de uma solução criativa para ter um bom resultado. Isso vai comprovar que você tem criatividade.
Agora, vamos ver algumas formas de desenvolver a criatividade:
3 formas de ser mais criativo no dia a dia
1.Traga novidades para a sua rotina
A rotina é maravilhosa e uma amiga da carreira bem estruturada. Porém, ela também costuma manter as coisas como estão. Por isso, colocar novidades no seu dia a dia é uma maneira bastante prática de estimular o seu pensamento criativo.
A ideia é, justamente, quebrar a rotina. Para isso, vale de tudo: fazer um passeio que você nunca fez antes, mudar o seu caminho até o trabalho, ouvir uma estação de rádio diferente… Mesmo as pequenas coisas podem ajudar a acordar a sua criatividade. Basta que seja algo diferente do que você está acostumado a fazer – vale até sentar em uma mesa diferente no trabalho por um dia.
2.Tire tempo para brincar
É muito difícil você conseguir ser criativo quando o seu cérebro está sob pressão – ou melhor, quando você está sob pressão. Uma forma de reverter esse processo é, justamente, colocando um pouco mais de diversão e brincadeiras no seu dia. Isso não significa que você vai parar tudo para brincar com bonecos ou jogar bola no meio do dia do trabalho, mas você pode buscar coisas que te animem e coloquem um sorriso no seu rosto.
Talvez o melhor seja, mesmo, você parar alguns minutos para brincar com os seus filhos ou sobrinhos. No trabalho, você pode tirar um momento ou outro para contar uma história divertida que você vivenciou no seu fim de semana e perguntar por histórias divertidas dos seus colegas também. O foco, aqui, é: divirta-se! Investir alguns minutos para fazer algo que você goste muito e que seja animador já é válido.
3.Pergunte o porquê (e continue fazendo isso)
Crianças fazem isso direto: elas perguntam “Por quê?” uma vez, duas, três, até se sentirem satisfeitas com a resposta. Essa curiosidade é um ponto chave da criatividade. Segundo o Fast Company, esse movimento por si só pode ajudar qualquer pessoa a destravar soluções nunca antes vistas para um problema. Se você duvida de que isso é assim, vale fazer o teste!
E como tudo isso ajuda a sua carreira? É simples: mantendo a mente aberta para ser mais criativa, você com certeza terá ideias diferentes e encontrará soluções mais precisas para as questões da empresa. No fim das contas, o que o mercado precisa são de pessoas com a capacidade de olhar para as coisas de uma maneira diferente.