Sete competências necessárias para conseguir uma carreira de sucesso

Competências necessárias

Adaptabilidade, produtividade, inteligência emocional e paixão são algumas das competências necessárias e habilidades essenciais para ser um profissional do futuro.

Um profissional de sucesso é aquele que não apenas consegue uma boa remuneração financeira e não passa apuro no final do mês, mas também aquele que ama o que faz. Dinheiro e amor precisam andar lado a lado quando o assunto é carreira.

Caso um desses aspectos seja negligenciado, a sensação de frustração e falta pode demorar, mas fatalmente aparecerá.

Competências necessárias: O que conta o CEO do Instituto Gente

Para o CEO do Instituto Gente, empresário, administrador com ênfase em marketing e palestrante especializado em desenvolvimento profissional e em negócios, Arthur Shinyashiki, o que faz muita gente patinar quando o assunto é carreira é a falta de direcionamento e orientação.

“As pessoas não foram treinadas para isso, não sabem o que precisam fazer para balancear o aspecto financeiro e o propósito, e acabam ficando sem referências para tomar decisões”, diz.

Shinyashiki é referência em orientações sobre a carreira do alto de sua vasta e bem-sucedida experiência profissional.

O CEO do Instituto Gente já trabalhou em cargo de gestor nas renomadas agências de publicidade DM9DDB e Ogilvy e, aos 25 anos de idade, criou sua primeira startup, a desenvolvedora de apps, social, que conquistou clientes importantes como Fnac, Bacardi, Dots e muitos outros.

Competências necessárias: Intuito de suprir

A seguir, com o intuito de suprir, mesmo que superficialmente essa lacuna, Shinyashiki elenca e comenta a as sete competências que são necessárias para um profissional ter sucesso na carreira e estar bem adaptado às exigências de um profissional do futuro.

São elas: inteligência emocional; mente de campeão; ser um líder inspirador; ser um estrategista; produtividade; paixão; e adaptabilidade.

“Se você não tem capacidade de dominar suas próprias emoções, você não vai conseguir realizar de maneira adequada nenhum planejamento”, comenta o CEO do Instituto Gente a respeito da competência inteligência emocional. Shinyashiki destaca que as emoções são capazes de atravessar qualquer plano, quebrar qualquer lógica, por isso é preciso aprender a lidar com elas para ser bem-sucedido em qualquer objetivo.

Competências necessárias: Tenha mente de campeão

Ter mente de campeão é ter foco, ser capaz de pacificar seus diálogos internos. “Se você não consegue vencer a batalha que está sendo travada dentro de si mesmo, certamente não conseguirá vencer nenhum desafio externo.

Se você se critica e se deprecia demais, as chances de alcançar o sucesso são sabotadas”, afirma Shinyashiki. Assim, é preciso de início controlar sua própria mente para aí executar seu planejamento.

A competência de ser um líder inspirador não serve apenas para quem ocupa cargo de chefia. O palestrante pondera que mesmo para quem ainda está começando a carreira, é imprescindível saber liderar todos a sua volta, fornecendo a seu chefe as ferramentas para que ele consiga comandar de maneira mais eficiente.

Competências necessárias: Liderança vertical

“É preciso ter liderança vertical, liderança horizontal, autoliderança. Lidere o seu chefe e os seus stakeholders também”, diz.

“Prever cenários futuros e antecipar jogadas”, esse é o lema de um bom estrategista, de acordo com o CEO do Instituto Gente. Essa qualidade é importantíssima para não ser pego desprevenido por qualquer contingência e conseguir sair das mais difíceis situações, minimizando os danos e, também, para conseguir se preparar para as mudanças e sair na frente dos demais.

Na atualidade, em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, não é possível ser um profissional de sucesso sem ser produtivo, destaca Shinyashiki. “Ser produtivo não se trata de aumentar o volume de horas trabalhadas, mas de entregar mais muitas vezes em menos tempo”, explica.

Competências necessárias: Paixão é imprescindível

Trata-se de um dos aspectos, junto com a remuneração financeira, essenciais para o desenvolvimento da carreira. De acordo com Shinyashiki, sentir prazer com o trabalho é fundamental já que para se destacar profissionalmente será necessário muitas vezes dar adeus ao lazer.

Assim, se o trabalho não estiver enraizado e não for sentido como uma parte sua, as chances de desistência aumentam bastante.

Competências necessárias: A adaptabilidade

A adaptabilidade é a capacidade que um indivíduo tem de se adaptar de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Trata-se da aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais está naturalmente acostumado.

Em tempos de pandemia, tornou-se uma das competências mais importantes, certamente.

Shinyashiki destaca cinco habilidades necessárias para o desenvolvimento da adaptabilidade.

1 – Gosto pela mudança – sentir prazer no desafio e se forçar a ver o lado positivo dos acontecimentos;

2 – Foco no interior – não arrumar desculpas, sentir-se bem consigo próprio;

3 – Aprender rápido – treinar e praticar para desenvolver competências;

4 – Ter conhecimento em T – onde o eixo horizonte é o conhecimento geral e o eixo vertical é o conhecimento específico. Trata-se da base da criatividade, que é fundamental para a adaptabilidade;

5 – Evolução constante – em um mundo que está em constante mudança não é possível estagnar. Ficar parado e na verdade retroceder.

Leia também – Você está preparado para o futuro? Veja as 10 competências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui