Mais de 23% das empresas pretendem contratar temporários para o fim do ano

temporários para o fim do ano

Levantamento do site Empregos.com.br mostrou que o setor de serviços teve um aumento de 419% nas oportunidades.

A pouco menos de três meses para o Natal, o mercado de vagas temporárias para o fim do ano está movimentado. De acordo com levantamento feito pelo Empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas no Brasil, mais de 23% das empresas pretendem contratar temporários no último trimestre de 2021.
Além do aumento de oportunidades nas áreas de comércio e serviços (419%), já observado habitualmente considerando a época de festas, a pesquisa revelou um crescimento significativo na oferta de vagas nos setores de telemarketing (466%), construção civil (166%) e indústria (150%).

Temporários para o fim do ano: Demanda extra

Leonardo Casartelli, diretor de marketing do Empregos.com.br, observa que além das oportunidades temporárias, principal recurso usado pelas empresas para atender à demanda extra do período, a expectativa para esse fim de ano é a abertura de vagas convencionais. “Muitas empresas diminuíram a carga de trabalho e precisaram reduzir o quadro de funcionários, mas estão voltando à normalidade e recontratando.
Ano passado, nesse mesmo período, caímos de 130 mil vagas para 70 mil. Neste momento, estamos com 160 mil oportunidades, com expectativa de que boa parte das pessoas consiga efetividade nos cargos. É um bom momento para o mercado. Com esse aumento, os candidatos ficam otimistas e consequentemente voltam a procurar por recolocação”, afirma.

Temporários para o fim do ano: Avanço da vacinação

Muito disso se deve pelo avanço da vacinação e o retorno dos consumidores às ruas. Dentro desse contexto, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê que o Natal de 2021 seja o melhor dos últimos anos na criação de vagas temporárias, com a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas. Em 2020, ainda sem vacinas no Brasil, a época abriu apenas 68,3 mil vagas temporárias, a menor oferta em cinco anos.

O cenário é positivo. Entretanto, para os candidatos, o executivo ressalta que a grande diferença entre as oportunidades temporárias e as convencionais é a forma como o processo seletivo acontece, visto que no primeiro caso o método é mais rápido, objetivo e rigoroso. Enquanto uma vaga convencional fica aberta por 15 dias, uma temporária não fica nem por uma semana.

Temporários para o fim do ano: Invista em qualificação

Diante disso, para aqueles que procuram ingressar no mercado de trabalho neste fim de ano, e até mesmo querem aumentar as chances de ser efetivado, Leonardo aconselha investir em qualificação. “Com a crise econômica provocada pela pandemia e o distanciamento social, surgiu um perfil de profissional interessado em cursos mais curtos.

Não à toa, pesquisa feita pelo Empregos.com.br mostrou que 188% dos entrevistados realizaram cursos ao longo da pandemia. À medida que as pessoas foram se aperfeiçoando, a qualificação deixou de ser uma alternativa para virar condição básica. Isso em muitas áreas, principalmente as relacionadas com tecnologia”.

Temporários para o fim do ano: Sobre a Empregos.com.br

O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal, e anunciam milhares de vagas diariamente, além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui