Estudar inglês nas férias: o ideal é encarar a jornada do aprendizado de um idioma como a prática de exercícios físicos, quanto mais praticar, mais rápido atingirá seu objetivo. Contudo, esse percurso não precisa ser cansativo e pode até ser divertido.
Ano chegando ao fim, festas, férias, e a cabeça de todo mundo só pensa em descanso e em se divertir um pouquinho, mas, pra quem se propôs a aprender um idioma, o ideal é encaixar os estudos também nessa rotina. Aprender uma nova língua é um processo que exige determinação, frequência e imersão e, para atingir a fluência, manter a rotina de estudos é fundamental.
Pensando nisso, listamos abaixo, cinco maneiras de incorporar o aprendizado do inglês na rotina de férias. Confira:
Estudar inglês nas férias: 1- Mantenha doses diárias de estudo e se recompensar
Qualidade é melhor que quantidade. Estudar por alguns minutos todos os dias, é mais eficaz que estudar por horas uma vez por semana, além de ser menos cansativo. Uma maneira de manter essa rotina, é se recompensar a cada vez que cumprir uma tarefa a que se propôs. Uma alternativa é encaixar seus minutos diários de estudo antes de alguma atividade prazerosa, como por exemplo, antes do sorvete, do lanche ou da piscina.
Estudar inglês nas férias: 2- Use aplicativos para melhorar a pronúncia
Não adianta só melhorar seu vocabulário durante as férias e, no retorno dos estudos, a pronúncia ter estagnado ou até decaído. O ELSA Speak, por exemplo, é um aplicativo de celular que tem como objetivo permitir que qualquer pessoa saiba falar em inglês com total confiança na sua pronúncia. A plataforma une a Inteligência Artificial e a tecnologia de reconhecimento de voz para dar feedbacks em tempo real aos alunos sobre os pontos de atenção na pronúncia e nas particularidades gerais com a língua inglesa. É só baixar e usar naqueles momentos em que você estaria zapeando a TV ou rolando o feed do Instagram.
Estudar inglês nas férias: 3- Aprenda assistindo seus filmes e séries preferidos
A dica de assistir a filmes legendados para estudar idiomas, não é nova, mas, não deixa de ser válida. Além disso, que tal rever filmes que você já decorou as falas, com o áudio original e sem legendas? É uma ótima maneira de enriquecer o vocabulário e exercitar o listening, além da pronúncia.
Estudar inglês nas férias: 4- Preste atenção nas letras das músicas
Ouvir música também pode ser o seu momento de aprendizado diário. Para isso, não ouça de maneira automática. Coloque sua playlist ou o álbum de um artista que goste e preste atenção na letra. Tente conectar as palavras e os versos para compreender sobre o que se trata a canção. Assim como nos filmes, as músicas ajudam muito a praticar o listening e a pronúncia.
Estudar inglês nas férias: 5- Inclua o idioma no seu dia-a-dia
Além de todas as dicas anteriores, para fazer uma imersão no inglês, mesmo estando em um país cuja língua é outra, faça pequenas mudanças para criar uma atmosfera que te aproxime do idioma. Coisas simples como trocar o idioma do celular ou do computador para o inglês, ler notícias de veículos estrangeiros ou até etiquetar itens da sua casa com o substantivo equivalente em inglês, são pequenas atitudes que podem ajudar muito a continuar evoluindo mesmo durante as férias.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.