Ginástica Laboral aumenta a produtividade e protege a saúde do trabalhador

Ginastica laboral

Em 2019, cerca de 35 mil pessoas foram afastadas do trabalho no Paraná devido a LER/Dort – Ginástica laboral protege a saúde do trabalhador

Com o objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores, a Ginástica Laboral é uma das principais alternativas para as empresas que buscam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Evitar lesões e doenças ocupacionais, como lombalgias, lesões de discos vertebrais e tendinites, além das Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – LER/Dort.

Ginástica Laboral: a saúde do trabalhador em 2019

Em 2019, mais de 460 mil trabalhadores brasileiros foram afastados de suas funções devido à essas doenças (com auxílios-doenças e aposentadorias por invalidez), sendo cerca de 35 mil apenas no Paraná, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
“Muitas vezes os colaboradores que adquirem as lesões no ambiente de trabalho acabam evoluindo para lesões crônicas, devido ao retorno precoce nas atividades e por não procurar o tratamento adequado”, comenta Karine dos Santos, fisioterapeuta da Clínica de Terapia Cognitiva AMI.

Ginástica Laboral: a tendência na saúde do trabalhador

A tendência é que o número de afastamentos aumente nos próximos meses, devido ao grande número de empresas que ainda não tomaram medidas de prevenção, principalmente para os colaboradores que estão trabalhando em home office, por causa da pandemia pela COVID-19, o Coronavírus.

Ginástica Laboral: algumas alternativas na saúde do trabalhador

“Na atual situação, algumas alternativas podem ser incluídas, mesmo no home office, como vídeos explicativos da forma correta de organizar o ambiente de trabalho, levando em consideração a luminosidade, ruídos e mobiliário do local escolhido, momentos de pausa e alguns exercícios que podem e devem ser realizados para que não haja futuras lesões ou algum tipo de desconforto”, explica a fisioterapeuta.
No Japão, por exemplo, as empresas são obrigadas a oferecer para seus funcionários a ginástica laboral, como forma de preservar a saúde e o bem estar dos mesmos.

Ginástica Laboral: tipos de ginástica na saúde do trabalhador

Realizado dentro das empresas, durante o horário de trabalho, a ginástica laboral oferece aos trabalhadores exercícios curtos, com duração entre 10 e 15 minutos, até três vezes por semana, que preparam o corpo para as funções diárias e melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores.

Ginástica Laboral: a fisioterapeuta explica sobre a saúde do trabalhador

A fisioterapeuta da Terapia AMI explica que os exercícios também ajudam a aumentar a produtividade, melhoram a concentração, a postura e estreitam o relacionamento entre os funcionários.
Antes, durante ou após o trabalho, os exercícios de curta duração têm focos diferentes para cada período durante a jornada.

Ginástica Laboral: como fazer os exercícios e melhorar a saúde do trabalhador

A maior parte dos exercícios são realizados com alongamentos e relaxamentos musculares e são divididos em três tipos: preparatória (antes do início das atividades), compensatória ou de pausa (indicada para quando o corpo começa a ter sintomas de cansaço, alongando músculos e aliviando o estresse) e relaxamento (indicada para o final do expediente, para aliviar a tensão do dia).
A ginástica laboral é indicada para todos os tipos de pessoas, independente da idade, sexo e cargo, sendo que o ideal são para os trabalhadores que realizam movimentos repetitivos, tarefas com grande esforço físico ou mental, com pouca movimentação ou com movimentação de cargas e pesos e atividades que induzem posturas incorretas ou não ergonômicas.

Ginástica Laboral: método inovador Snoezelenna saúde do trabalhador

A Terapia AMI disponibiliza para empresas um método inovador, trazido da Holanda, chamado terapia multissensorial Snoezelen.
Como forma dos colaboradores recarregarem suas energias durante o trabalho, este método proporciona relaxamento, bem estar e ação antiestresse com o auxílio de equipamentos como tubos de bolhas, fibra óptica, sons, luzes e aromas.
“O propósito do ambiente Snoezelen é promover o relaxamento, mas também pode ser utilizado de forma terapêutica.
O ambiente deverá ser calmo e, para potencializar o relaxamento, dispomos de alguns equipamentos que são facilitadores e auxiliam para que seja possível alcançar o relaxamento”, explica Karine dos Santos, da Terapia AMI.

Ginástica Laboral: sobre a Terapia AMI na saúde do trabalhador

Clínica de terapia cognitiva, localizada em Curitiba, que reúne tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar super capacitada para atender pessoas de todas as idades.
São profissionais como psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, musicistas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais e arteterapeutas que oferecem programas a fim de atingir ao máximo o potencial de cada paciente, considerando suas habilidades e limitações, sejam elas oriundas de uma situação momentânea ou de algum transtorno comportamental.
Com protocolos personalizados, os tratamentos podem ser feitos com psicoterapia, fonoaudiologia, terapias em grupo, cão-terapia e atividades lúdicas, além de atendimentos no contraturno escolar ou focados na alfabetização.
As salas da clínica contam com uma área para visualização para que pais e/ou responsáveis possam acompanhar os atendimentos e a evolução dos pacientes sem invadir a privacidade dos mesmos nem interferir no trabalho dos terapeutas. www.terapiaami.com.br

Saiba as vagas de emprego mais atuais pelo Brasil todo Aqui.