Design de Interiores

Design de interiores: cursos, salários e tudo o que você precisa saber

 

 

 

 

 

 

Nas últimas décadas tem crescido a área de atuação para a profissão em design de interiores.  O mercado tem ficado aquecido pela valorização de ambientes que tragam paz e qualidade de vida. E, para isso, são necessários profissionais experientes no assunto.

 

Muitos procuram saber mais sobre cursos, salário e mercado de trabalho de um design de interiores. Por isso, resolvemos trazer tudo sobre essa profissão. Além disso, não deixe de ler nossa entrevista com o profissional da área.

 

Design de Interiores: o que é isso?

 

 

 

 

 

O profissional dessa área planeja, cria e desenvolve projetos de espaço com o foco na construção de ambientes funcionais e com qualidade de vida.

 

Por isso, design de interiores precisa conhecer sobre muitas áreas para contruir espaços harmoniosos e práticos. Portanto, o profissional precisa ter conhecimento de engenharia, decoração, arquitetura e, claro, artístico.

 

Além disso, um bom profissional nessa área precisa ter habilidades técnicas de desenho, visão espacial, criatividade e bom senso estético.

 

Também, é importante que você se mantenha atualizado sobre tendências do mercado e saiba sobre tipos de materiais e combinações de cores.

 

Habilidades comportamentais importantes

 

 

Bem, não precisamos nem falar da importância das habilidades comportamentais, certo? Nesse caso, é importante ter boa comunicação para lidar com clientes e equipes de outas áreas, criatividade e ser um bom ouvinte.

 

Na prática, ele atua a melhorar a ambientação de espaços residenciais e comerciais, considerando a estética, o conforto, a funcionalidade conforme a necessidade do cliente.

 

Também atua na seleção de objetos, móveis e materiais de revestimento e acabamento, incluindo a iluminação, as cores e distribuição de equipamentos e móveis de um ambiente.

 

Em sua atuação, muitas vezes precisa se relacionar com marceneiros, pedreiros, pintores, eletricistas e arquitetos.

 

Além de ajudar em instalações fixas em casas e locais de trabalho, a profissão também cuida de instalações efêmeras, que duram pouco tempo como feiras, eventos na montagem de estandes.

 

 

 

 

 

Design de Interiores: cursos

 

O curso de design de interiores na faculdade costuma durar quatro anos. Então, prepare-se para aprender sobre assuntos mais teóricos como história da arte e teoria e psiciologia das cores, por exemplo.

 

Mas, você também estudará muitos temas práticos. Podemos citar alguns exemplos: gerenciamento de obras, projeto de interiores, cenografia e acessibilidade.

 

O curso de design de interiores também abrange áreas técnicas como desenho técnico, metodologia do projeto e tecnologia dos materiais.

 

Você também pode fazer diversos cursos para se especializar na área. Existem opções como o técnico do Senac e o online do ABRA.

 

 

 

 

 

O arquiteto e o design de interiores

 

 

 

O arquiteto com formação superior pode realizar um curso de pós-graduação em especialização em design de interiores. Por outro lado, o arquiteto especializado em interiores está habilitado a realizar obras, podendo, por exemplo, derrubar paredes, alterar instalações elétricas e hidráulicas.

 

Então, a profissão em design de interiores cuida somente do lado estético do projeto e da ambientação.

 

 

 

 

 

Atividades do profissional do design de interiores

 

Numa visão mais específica, esse profissional pode atuar nas seguintes tarefas:

 

Decoração e paisagismo: determina a colocação de móveis e acessórios em ambientes residenciais e comerciais.

 

Controle e gerenciamento: analisa e acompanha a compra de móveis e de demais acessórios que serão utilizados no ambiente.

 

Projeto: nesse quesito, o profissional organiza ambientes de acordo com as necessidades do cliente e do negócio em projeção.

 

 

 

Mercado de Trabalho

 

A profissão permite o profissional atuar em escritórios de arquitetura, ou decoração. Além disso, é possível ser representante de design de móveis, construtoras e incorporadoras.

 

Também pode atuar nas áreas comerciais em empresas que precisam criar um ambiente agradável na organização. Ou também em lojas revendedoras para atrair e manter o comprador confortável no ambiente da loja.

 

 

Design de Interiores: salário

 

Afinal, quanto ganha de salário um design de interiores? Essa profissão é regulamentada, então tem um piso salarial padrão.

 

Em média, o salário pode variar de R$ 1,5 mil até R$ 3,9 mil de acordo com a área de atuação e experiência profissional. Claro, muitos profissionais conseguem um salário maior. Para isso, é preciso muita dedicação, cursos, estudo diversos.