HR tech Mereo pesquisou e verificou que essas diretrizes são priorizadas por apenas 18% das empresas brasileiras.
Transformação digital e inovação têm sido muito enaltecidas no mundo corporativo, mas pouco colocadas na agenda de líderes da área de gente e gestão. Isso é o que mostra a pesquisa inédita da HR tech Mereo, que analisou 100 empresas, 30% delas listadas em bolsa, de 17 segmentos diferentes.
Na pesquisa da Mereo, a transformação digital – importante alavanca de criação de valor por meio da criação do modo de pensar digital e base para uma organização que toma decisões baseada em dados e que acelera o negócio nas formas de eficiência, agilidade e inteligência – aparece como prioridade para gestores de gente e gestão em apenas 18% das organizações avaliadas. As metas mais utilizadas nesta diretriz são de projetos para transformação de um RH mais digital, com utilização de plataformas para captação de dados e avaliação de desempenho, por exemplo.
Segmentos de software (28%) e do agronegócio (20%) são os que mais utilizam metas direcionadas à transformação digital. Os achados da Mereo mostram uma fragilidade não identificada pelo levantamento da Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, no qual quatro em cada cinco CEOs afirmam estar aumentando os investimentos em tecnologia, especialmente em razão de pressões econômicas e escassez de talentos, embora isso não se reflita nas metas dos gestores das áreas de gente e gestão.
A pesquisa da HRtech brasileira vai além e aponta, ainda, que a meta de transformação digital não está nas mãos de altas lideranças (7%), e sim de analistas (18%) ou gerentes (12%), o que denota não ser ainda algo prioritário dentro das organizações.
Quando falamos de inovação, que se refere à ação de desenvolver ideias diferentes do convencional, mas que resolvem problemas reais e que são fundamentais para diferenciação com relação aos concorrentes, culminando em um melhor posicionamento estratégico, o resultado é ainda mais preocupante. Aparece como prioridade para líderes de gente e gestão em apenas 4% das companhias, sendo o foco metas de inovação aberta, transformação cultural e retorno financeiro com projetos inovadores.
HR tech Mereo: mudança de mentalidade
“Quando tratamos de transformação digital e inovação, estamos falando principalmente de mudança de mentalidade das pessoas. Testar soluções diferentes do usual e estar mais aberto ao erro como forma de aprendizado precisam fazer parte da cultura da organização. E o principal catalisador deste processo deveria ser a área de Gente e Gestão, apoiando os demais líderes nesta transformação. Desta forma, a pesquisa mostra que as empresas ainda estão distantes de criar o terreno fértil à inovação e transformação digital, mesmo que seja prioridade no discurso dos CEO’s”, afirma Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR tech presente em mais de 40 países e responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.
Ainda segundo o executivo, a tendência para 2023 e para os próximos anos é de um setor de Gente e Gestão cada vez mais estratégico, que entenda quais alavancas do negócio são ancoradas nesta área. Aquisição e adoção de tecnologia e mudança de mentalidade serão objetivos prioritários, pontua Cruz. “Atualmente, há plataformas digitais especializadas que não somente digitalizam os processos, mas geram insights para a tomada de decisão no desenvolvimento e no engajamento das pessoas ao propósito da organização. Já a mudança cultural será a base para que a transformação digital e a inovação aconteçam nas empresas, não permanecendo apenas nos discursos dos CEO’s”.
Cruz explica que a Mereo tem acompanhado a evolução de líderes de Gente e Gestão em médias e grandes empresas, e a perspectiva é de que, cada vez mais, pessoas desta posição aprimorem metodologias, otimizem processos e utilizam tecnologias, o que contribuirá para a criação de ambientes organizacionais com maior segurança psicológica, embora desafiantes, e de motivação, aumentando a satisfação e o engajamento dos colaboradores com a companhia.
Sobre a Mereo
Presente em mais de 40 países e responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil, a Mereo atende a médias e grandes empresas. Conta com uma plataforma integrada de gestão de pessoas que oferece uma solução completa para gestão de metas e competências, remuneração variável, sucessão e capacitação.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!