Importância do treinamento corporativo em tempos de coronavírus

Importância do treinamento corporativo

Importância do treinamento corporativo mesmo em épocas de isolamento, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Samir Iásbeck*

Nos últimos meses temos sido bombardeados por inúmeras notícias sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no Brasil e no mundo. Diversas medidas foram tomadas para tentar evitar a disseminação da doença e conter o aumento dos infectados. Desde então, as cidades têm se tornado um caos e essas mudanças mexeram completamente com a rotina da população.

Importância do treinamento corporativo aliado à tecnologia

Por conta da quarentena e do distanciamento social, diversas empresas tiveram que aderir ao sistema home office e acabaram suspendendo reuniões e eventos, alterando completamente as atividades de seus colaboradores e clientes. Nesse cenário totalmente conturbado e cheio de incertezas, a tecnologia tem sido grande aliada para encurtar o distanciamento, garantir que as entregas sejam feitas e até mesmo ajudar a organizar – mesmo que remotamente – o trabalho com a equipe.

Para se ter uma ideia, os treinamentos corporativos à distância têm sido essenciais nessa “nova rotina”, não só para aproximar todo o time, mas também para garantir que o fluxo de trabalho continue normalmente. Se pararmos para fazer uma análise, é um movimento de mercado que já estava acontecendo – lentamente – mas algumas empresas já haviam começado a migrar treinamentos presenciais para os digitais.

Importância do treinamento corporativo: a era das soft skills

Os benefícios dessa mudança de comportamento são inúmeros e vão desde redução de custos até acompanhar mais de perto a performance do colaborador. O LinkedIn, por exemplo, já mostrou isso no começo do ano passado quando realizou um levantamento com 5 mil profissionais da área de talentos, de 35 países, entre eles o Brasil, para entender o impacto que a transformação digital proporcionava na gestão de pessoas. Tal estudo mostrou que 80% dos profissionais de Recursos Humanos acreditam que as habilidades comportamentais são importantes para que as empresas alcancem o sucesso.

Infelizmente, muitos empreendedores só puderam entender o potencial que algumas soluções tecnológicas têm, quando se viram “obrigados” a utilizar dessas ferramentas para manter a operação em andamento. Por meio delas, agora é possível implementar treinamentos corporativos, cursos e recursos para facilitar, engajar e aproximar de alguma forma sua equipe e clientes. O Bradesco, Grupo Fleury; Farmacêutica Eli Lilly; já atuavam com esses sistemas à distância, com sucesso, e outras empresas também começaram a trilhar por esse caminho.

Importância do treinamento corporativo: pensar fora da caixa

Por inúmeros motivos que listei nesse material, colega gestor, nesse momento é preciso pensar fora da caixa para deixar o clima mais leve e, ao mesmo tempo, tornar o aprendizado divertido para que os colaboradores se sintam mais acolhidos e mantenham a produtividade. Entenda que a tecnologia não foi desenvolvida para ocupar o lugar de ninguém e sim para auxiliar e melhorar o fluxo de trabalho, ou em suma, a razão de existir da tecnologia é melhorar a qualidade de vida.

*Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui