60% das empresas tem dificuldade para achar profissionais com Inteligência Emocional

Inteligência emocional na empresa

As chamadas “Soft Skills” podem garantir um emprego no final de ano, a inteligência emocional na empresa é uma delas.

Você pode nunca ter ouvido o termo soft skills, mas com certeza já trabalhou com alguém que vivia reclamando o tempo todo da empresa, ou que não sabia trabalhar em equipe.

O novo termo em inglês ganhou força e já é disseminado no sistema de contratação de funcionários de grandes empresas. Soft Skills são as características que moldam a personalidade de um indivíduo, ou seja, trata-se da parte comportamental dos profissionais.

O termo, em tradução literal para o português, significa habilidades interpessoais, ou seja habilidades para se relacionar melhor e realizar melhor as atividades no dia a dia de uma empresa.

Inteligência emocional na empresa: A pesquisa revelou

Em 2017, a pesquisa global Capgemini Digital Transformations Institute, solicitada pelo LinkedIn, mostrou que 60% das empresas apresentam dificuldades em encontrar profissionais com soft skills. Segundo o relatório, a busca por profissionais com essas habilidades sociais aumentou consideravelmente.

A pesquisa entrevistou 1.250 executivos pelo mundo, e indicou que eles buscam em seus colaboradores: Foco no Cliente (65%), Colaboração (64%), Paixão por aprender (64%), e Habilidade Organizacional (61%).

Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) e professor de mentoria para Startups e Empreendedores, afirma que o que mais elucida a importância das softs skills é que não basta o currículo ser impressionante se o candidato não tem postura profissional.

“Nosso mundo exige pessoas que sejam competentes, mas que saibam deixar um ambiente harmônico. Consigam lidar de forma madura com as críticas, com as pessoas e com o todo da empresa.

Inteligência emocional na empresa: Muitas demissões são por não ter esse tipo de pensamento

Hoje, muitos são demitidos por não terem essa inteligência emocional que é primordial para o bom funcionamento da empresa. Pessoas felizes, geram ambientes felizes e resultados melhores”, afirma o Diretor do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC).

No CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), o compromisso com o desenvolvimento humano profissional se estende também em despertar a Eco Consciência dos estudantes e concomitantemente o desenvolvimento prático das Softs Skills.

“Não formamos apenas profissionais, estendemos a formação além da sala de aula. Valorizando sempre a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, estamos há 25 anos no mercado e desde o início já tínhamos esse pensamento em nossa missão”, afirma Jefferson, diretor do CEBRAC.

Pensando nisso, Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do CEBRAC , listou 3 áreas que ele acha importante no desenvolvimento das soft skills:

Inteligência emocional na empresa: • Empatia

A partir do momento que nos colocamos no lugar do outro, sabemos respeitar as diferenças e trabalhar com diversas pessoas, desenvolvendo uma mentalidade colaborativa. Respeitar as hierarquias e ter uma comunicação efetiva, são primordiais também.

Inteligência emocional na empresa: • Solução de problemas e adaptabilidade

Grandes empresas tem grandes desafios e metas diárias, nem sempre o desempenho ou o trabalho são 100%, saber se adaptar às situações desfavoráveis e reverter isso em resultados positivos dentro das possibilidades, mostra essa vontade de trazer a melhoria para o lugar onde se trabalha.

A criatividade também é muito valorizada, enxergar as situações em diversos ângulos buscando sempre a melhor solução para a empresa, os colegas e os clientes.

Inteligência emocional na empresa: • Inteligência Emocional

Diz respeito a leitura comportamental que fazemos das outras pessoas e como reagimos a elas. Quem nunca recebeu uma mensagem, leu e achou algo que na realidade não era bem aquilo.

Vivemos em um mundo onde somos bombardeados por informações o tempo todo, temos que estar preparados emocionalmente para lidar com elas e reagir de forma adequada, principalmente em um ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre os cursos do CEBRAC e desenvolver as habilidades (Soft Skills), acesse: http://portal.cebrac.com.br/.

Inteligência emocional na empresa: Sobre o Cebrac

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo.

O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos.

A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

São 90 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: http://www.cebrac.com.br.

Leia também – O protagonismo do profissional do futuro mantém estreita relação com as soft skills.

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