Manter o emprego e o aumento de estresse no Brasil são as preocupações da população atualmente

ambiente profissional

Com incertezas no ambiente profissional e alta carga emocional, especialista em OKR mostra que a ferramenta empresarial é uma alternativa para o equilíbrio familiar e profissional.

A preocupação em garantir o emprego e a alta do estresse são resultados da nova pesquisa sobre o sentimento de profissionais pelo trabalho, renda e carreira, feito do Linkedin.

O estudo “O Índice de Confiança do Trabalhador no Brasil”, já na sua quinta edição, aponta uma queda no nível de confiança sobre o emprego atual, totalizando 58 pontos, uma diminuição de dois pontos sobre o último levantamento.

Participaram da pesquisa pessoas empregadas, com respostas de 5,1 mil usuários da rede e contabilizadas no período de 5 de outubro de 2020 até 1º de janeiro de 2021. Para a conclusão, foram considerados três pontos de análises: Segurança no próprio emprego; Perspectiva financeira e Chance de progressão na carreira.

Ambiente profissional: Outro aspecto

Outro aspecto do conteúdo foi o levantamento sobre o nível de estresse entre os profissionais empregados, no qual houve ampliação no final de 2020, com 63% dos entrevistados afirmando estar estressados.

Já entre os desempregados e aqueles que procuram uma oportunidade, o retorno foi de 69%. Este recorte do estudo também identificou que as mulheres são as que mais sofrem no momento, devido à dupla jornada agravada pela pandemia, com 74% dos resultados, do que os homens, com 58%.

Ambiente profissional: Conciliar atividades

Conciliar atividades domésticas e profissionais dentro de casa, além do aumento da intensidade da convivência familiar, gerou instabilidade emocional e muita insegurança, afetando a saúde mental da população de maneira geral.

Ao longo do último ano, muitos precisaram rever seus hábitos na busca de um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

Pedro Signorelli, especialista e “insider” na implementação do OKR, informa que a ferramenta de OKR, famosa em ajudar nos planejamentos empresariais das organizações mais exponenciais do planeta, também pode ser usada com sucesso no ambiente pessoal, para que a relação familiar possa ser mais leve.

“No mundo corporativo, o OKR é uma ferramenta que ajuda a priorizar o mais importante do momento para a empresa. Antes da pandemia, convivíamos entre 8 e 12 horas com os colegas do nosso ambiente profissional, agora, de uma hora para outra, este convívio intenso passou a ser com nossos familiares.

Ambiente profissional: Base da filosofia

Então usando a base da filosofia, mas adequando a necessidade particular, é possível organizar as prioridades do trabalho e da casa, atribuir responsáveis e executá-las de forma mais organizada e menos conflituosa, para que no final do dia, todos fiquem orgulhosos dos resultados terem sido alcançados”, explica Pedro.

Os ciclos dos OKR´s trazem mais agilidade na retomada dos projetos da empresa, com base em princípios de transparência e foco, para o sucesso e engajamento dos colaboradores.

Para as situações familiares, um OKR pessoal pode ajudar as pessoas a se desenvolverem, aparar as arestas que surgem e estabelecer o que é prioridade para o momento da casa. “É basicamente alinhar as expectativas e combinar com o marido, esposa e filhos o que será feito e esperado para aquela semana, a mudança que se espera, que se precisa que aconteça para que o convívio familiar melhore.

Respeitando os limites de cada um, para 2021, é possível retomar o equilíbrio entre vida doméstica e a vida profissional em nosso lar”, finaliza Signorelli.

Ambiente profissional: Sobre Pedro Signorelli

Com 20 anos de experiência no mercado corporativo, Pedro Signorelli tornou-se especialista na implementação do método OKR e, em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão.

Nos últimos seis anos, atuou no segmento de Telecomunicações em importantes players como a Nextel, na qual fez parte de um dos maiores processos de transformação empresarial do País. Por meio da implementação do método OKR’s permitiu construir um framework de uma organização engajada, que maximiza resultados e que aprende, adaptável conforme o cenário.

A partir destas experiências, o especialista tem o propósito de desenvolver a mentalidade das pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento individual, na criação e adaptação de processos e sistemas de gestão dos times, das organizações a que pertencem desde colaboradores até o alto escalão, ao levar a todos o uso de ferramentas, treinamentos e consultoria em todo o projeto de um OKR com eficiência.

Leia também – Dia Internacional da Mulher: liderança feminina influencia positivamente na Cultura Organizacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui