Se você está em vias de conseguir um estágio remunerado, ou está procurando trabalho agora que está na faculdade, deve ter muitas dúvidas. Mas, não se preocupe, nós temos todas as respostas que você precisa.

Conversamos com Nathália Paes, que trabalha com desenvolvimento de negócios em recursos humanos pela InfoJobs, para responder as principais perguntas sobre estágio. Aliás, logo de cara ela conta que a remuneração, o horário de trabalho e as áreas de atuação estão entre as principais perguntas de quem está entrando no mercado agora.

“Aqui entra um papel muito importante do RH ou consultoria que esteja realizando o processo, de ser muito transparente com o jovem e deixar tudo muito claro, pois neste momento a universidade ainda é o seu grande foco e o estágio precisa vir para somar e não atrapalhar”, explica ela.

Aliás, segundo a especialista em captação de talentos, a maior dificuldade está no quanto as empresas conseguem abrir uma vaga atrativa e com a capacidade de reter esse novo talento. “Hoje a oferta de estágio no mercado é muito grande, e o jovem tem acesso a muita informação. Com isso, ele é muito exigente e criterioso ao escolher um processo que irá participar”, diz.

Então, com essas premissas em mente, vamos às principais dúvidas sobre estágio? 

1.Por que não consigo estágio?

Acredite, segundo Nathália, muitas vezes o gargalo não está no aluno em busca de estágio, mas, sim, na própria universidade. “Muitas têm prazos longos para assinatura de contrato de estágio”, explica. Além disso, os horários de aula em período vespertino ou matutino também dificultam a contratação, já que a maioria dos contratos de estágio pede por seis horas de trabalho diárias, durante a semana. 

2.O que eu preciso ter para ser contratado como estagiário?

As empresas sabem que os estagiários ainda estão em período de aprendizado. Por isso, Nathália explica que o que elas procuram é alguém que tenha um interesse genuíno em aprender e se desenvolver. “Ser curioso e buscar informações é fundamental”, continua a profissional.

3.Onde procurar estágio? 

“No Infojobs, encontra-se diversas vagas de estágio divulgadas diariamente, e existem também sites especializados em divulgação destas vagas”, comenta Nathália. “Outra ótima fonte, que muitos jovens esquecem de recorrer são as centrais de estágio dentro da própria universidade. Grande parte das empresas, ao abrir uma vaga, faz a divulgação dentro das universidades da sua região”.

Vale lembrar que aqui no PraCarreiras nós também temos uma página de divulgação de processos seletivos e vagas de estágio. Basta conferir!

4.Quando começar a estagiar?

Para Nathália, a partir do momento que você entra na universidade, já pode estagiar. Isso porque, durante as aulas, você aprende a teoria, mas desempenha a prática através do estágio. E é isso que agrega ao seu conhecimento.

Porém, é importante lembrar que os estudos são a prioridade nesse momento. O estágio é uma forma de você conhecer como a própria profissão funciona na prática. 

5.Todo estágio é remunerado? Quando o estágio deve ser pago? 

Não necessariamente. Atualmente, vemos dois tipos de estágio no mercado, o obrigatório e o remunerado. Alguns cursos, principalmente da área da saúde, como educação física, exigem que o aluno realize estágio em alguns segmentos. Esses trabalhos, geralmente, são feitos em locais parceiros ou conveniados da própria universidade, de forma que não são remunerados.

A remuneração acontece no caso de programas de estágio desenvolvidos por empresas. “Alguns alunos conseguem utilizar o seu estágio remunerado como horas para o estágio obrigatório da universidade, é tudo uma questão de negociação com a universidade e empresa”, pondera a especialista.

6.Afinal, qual o objetivo de um estágio?

Se você não sabe o que é um estágio, agora é o momento de entendê-lo de uma vez por todas. “O principal objetivo é o aprendizado na prática”, diz Nathália.”É o momento do jovem conhecer as áreas nas quais tem interesse, entender e experimentar estilos de empresas e culturas, para definir o início da sua carreira”.

Ou seja, a fase de estágio é perfeita para você explorar as opções disponíveis. É o momento de buscar treinamento em diversas áreas da profissão e entender onde você mais gostaria de atuar, antes de dar o passo decisivo para começar a sua carreira .