Novo mercado de trabalho: 5 reflexos pós pandemia

novo mercado de trabalho

Novo mercado de trabalho pós pandemia tem sido um dos temas mais discutidos agora. Como ficam as relações de trabalho e como os profissionais devem se encaixar nesse novo normal? Separamos 5 reflexos do novo mercado de trabalho de acordo com o Leandro Rampazzo, CEO da GODIVA Propaganda.

A nossa sociedade foi profundamente modificada pelo surgimento da COVID-19. Para tentar combater a disseminação da doença, medidas de isolamento social foram decretadas em quase todos os países ao redor do mundo.

A transformação da rotina e da vida de todos precisou ser alterada de forma abrupta. Foram inseridas, no nosso cotidiano, novas práticas de trabalho remoto, que antes eram vistas como algo que aconteceria gradativamente de uma forma natural, a chamada revolução tecnológica foi acelerada.

“Assim que a Covid chegou no Brasil, ficamos atentos às principais recomendações da área da saúde. Antes da indicação do isolamento social deixamos parte da equipe atuando em Home Office, e logo depois 100% do nosso time estava trabalhando de forma remota”, explica Leandro Rampazzo, especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda

A agência especializada em franquias, saúde e varejo têm diversos setores e teve que se adaptar a esta nova rotina. Para Leandro que possuí MBA em Gestão de Negócios: “Estar atento às mudanças e percebê-las antes que elas cheguem é fundamental para planejar uma estratégia”.

Diante deste cenário, o especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda, Leandro Rampazzo, mostra 5 reflexos no mercado de trabalho na pós pandemia:

Novo mercado de trabalho: home office

O isolamento social obrigou praticamente 100% das empresas a manterem seus colaboradores trabalhando de suas casas. Acredito que no primeiro momento era grande o sentimento de insegurança por parte do empregador. Hoje, passado alguns meses, empresas e colaboradores se adaptaram ao novo modelo de trabalho.

A prática do home office será cada vez mais adotada de forma definitiva, se não 100% dos dias trabalhados, boa parte disso.

Novo mercado de trabalho: reuniões mais rápidas

No Brasil sempre nos deparamos com reuniões presenciais longas, cansativas e sem objetividade. No mundo digital tudo é muito rápido. As reuniões tendem a serem mais objetivas, pois são mais direcionadas ao temas propostos, sem tempo para introduções e assuntos aleatórios.

Novo mercado de trabalho: deslocamento estratégico

O custo com viagens para reuniões em outras cidades, estados e países sempre foi alto. O deslocamento só ocorrerá em casos estratégicos e extremamente necessários, pois “descobrimos” que podemos resolver muita coisa à distância.

Novo mercado de trabalho: confiança na relação

No Brasil existe uma cultura de “ver para crer”. Os gestores precisavam literalmente ver o time presencial para comprovar que estavam ali trabalhando. Com a equipe em home office isso deixa de existir e dá lugar ao relacionamento de mais confiança e parceria entre todos. Por mais que você não enxergue alguém ali, estão todos trabalhando.

Novo mercado de trabalho: humanização e solidariedade

A pandemia aflorou nosso lado mais humano. Passamos a ajudar com mais frequências as pessoas. Ir ao mercado para o seu vizinho na faixa de risco, valorizar os entregadores e profissionais da saúde estão fazendo parte do nosso dia a dia. Existe uma mudança de comportamento que tende a permanecer!

 

Novo mercado de trabalho: dicas PraCarreiras

Para finalizar, gostaríamos de complementar o conteúdo ressaltando a importância de estar preparado para qualquer mudança que venha acontecer no mercado de trabalho. Estar preparado será o divisor entre profissionais que alcançarão o sucesso profissional e outros que ficarão em escanteio.

Por isso, foque em manter-se sempre atualizado, invista no seu networking, faça cursos e participe de eventos online. Sempre dizemos, o problema para conquistar a recolocação profissional não é estar desempregado, mas ficar muito tempo sem fazer absolutamente nada para melhorar seu perfil profissional e pessoal.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui