Objetivo no currículo: saiba o que colocar

Objetivo no currículo: saiba o que colocar

Você sabe o que é o objetivo no currículo? Ele é um dos tópicos que costuma gerar muitas dúvidas e você vai entender o motivo. Na estrutura de um bom currículo, temos o objetivo profissional. Ele deve, de maneira objetiva e clara, dizer quais são suas pretensões para a vaga que está se candidatando e como ela vai contribuir positivamente para a sua carreira.

Você sabe como preencher o objetivo profissional da maneira correta? Pense que o currículo é o seu primeiro contato com o recrutador e pode ser decisivo para te levar para outras fases de um processo seletivo. Por isso, ele precisa seguir uma série de boas práticas para fazer você se destacar dos demais candidatos.

Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a Human Resources Generalist, Elisabete Lopes, que trouxe várias dicas para você ter um objetivo correto no currículo.

É necessário colocar objetivo no currículo?

É comum que muitas pessoas tenham os currículos formatados do jeito errado. Isso faz com que diversas informações fiquem de fora e, ao se aplicar em uma vaga, isso te prejudique. Um dos tópicos que não podem ser esquecidos é o objetivo profissional.

“É necessário colocar o objetivo no currículo, já que ele acaba sendo um direcionador para o profissional de RH. Uma vez que o recrutador visualiza qual é o objetivo, ele decide se segue com a leitura do currículo ou não, pois está considerando a vaga a qual está trabalhando naquele momento e valida se o objetivo está alinhado à mesma.”, disse Elisabete Lopes.

Quais informações devem ser colocadas?

Para não inserir um texto muito longo no objetivo profissional, as informações devem ser claras e fáceis de entender. “Deve-se ter muito cuidado com as informações a serem colocadas, porque dependendo do que você coloca, pode restringir o seu currículo. A sugestão é colocar a área a qual deseja atuar e a posição a exercer.”, informou a especialista em Recursos Humanos.

Exemplo:
Área de atuação – Marketing Digital
Posição a exercer – Gestora de Projetos
Objetivo profissional: Gestora de Projetos na área de Marketing Digital da empresa.

O que colocar no objetivo do primeiro emprego?

Até mesmo o currículo de uma pessoa que está buscando o seu primeiro emprego pode ser atrativo. Para isso, basta inserir os seus pontos fortes e as qualificações que podem ser relevantes para as vagas que você está se aplicando. Mas e agora, como fazer com o objetivo? Veja a dica da nossa entrevistada Elisabete Lopes:

“Coloque posições como Aprendiz ou Auxiliar, considerando a vaga a qual está se aplicando. Isso remeterá ao profissional de Recrutamento e Seleção que você está no início de sua carreira.”, explicou.

O que chama a atenção dos recrutadores no objetivo?

Segundo dados do IBGE divulgados em uma matéria publicada no site da Folha, o desemprego atinge 11,9 milhões de brasileiros, deixando a taxa em 11,2% em janeiro de 2020. Com tantas pessoas buscando uma recolocação profissional, como fazer com que o objetivo profissional no currículo seja feito da maneira certa e chame a atenção dos recrutadores? Veja a dica abaixo:

“A precisão com que a área e a posição pretendida estão descritas no objetivo no currículo podem ajudar a chamar a atenção, uma vez que permitirá ao recrutador conhecer também o nível hierárquico desejado”, disse.

Se me aplico para diferentes vagas, devo ter vários currículos com objetivos diferentes?

É comum que os candidatos se apliquem em diversas vagas de emprego ao mesmo tempo, principalmente se estiverem em situação de desemprego, onde a urgência é maior. Neste caso, é necessário ficar atento ao preenchimento do objetivo profissional no currículo para que você não envie informações erradas e seja excluído de um processo seletivo. Uma possibilidade é editar o objetivo se a vaga em questão for diferente.

“Não há a necessidade de elaborar vários currículos, mas sim personalizá-los de acordo com a vaga a qual está se aplicando. Este deve ser um cuidado principalmente quando você está submetendo o seu currículo a uma vaga por indicação.”, argumentou a profissional de RH.

Se eu ainda não sei qual área seguir dentro da minha formação, o que devo colocar?

Assim como os profissionais que estão iniciando a carreira e buscando o primeiro emprego, estudantes também ficam na dúvida em como preencher o objetivo no currículo, já que ainda estão estagiando e decidindo o que querem seguir na carreira. Para estes casos a dica é simples: descubra o que você gosta de fazer.

“Reflita sobre a área que mais se identificou durante a formação e mencione-a. No entanto, caso tenha dificuldades para especificar esta área, mencione a área de formação e a posição pretendida ou que esteja apto a atuar dentro desta área.”

E aí gostou de conferir as dicas sobre perfil profissional no currículo? Agora que você já sabe como preencher corretamente, que tal ter um currículo atrativo e conquistar uma nova vaga de emprego? Um dos nossos serviços é a análise de currículo e LinkedIn, que vão te ajudar a conseguir um emprego mais rapidamente. Clique aqui e conheça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui