Perfil profissional, você sabe qual é o seu?

perfil profissional
Business people sitting in conference room and discussing business issues. Executive manager standing, pointing to document and explaining his idea to business team

Saiba como preparar o perfil profissional no currículo e chamar a atenção dos recrutadores

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e busca por profissionais qualificados para ocupar boas posições. Com este cenário, cabe ao candidato saber fazer o marketing pessoal e divulgar suas atribuições de uma forma direta e agradável. O perfil profissional no currículo é uma boa forma de chamar a atenção na hora de se aplicar a uma vaga. Confira no artigo de hoje, algumas dicas de como fazer um perfil atrativo e simples.

O que é o perfil profissional?

O perfil profissional é um resumo das suas habilidades, competências e características. Ele não precisa trazer somente aspectos relacionados à carreira, mas também pontos de vista que mostrem como você se relaciona e lida com as situações no dia a dia. 

O perfil no currículo deve ser conciso e trazer as principais informações em forma de texto ou tópicos. Dependendo a área de atuação, você pode deixá-lo mais divertido ou descontraído. Se você quer se diferenciar no mercado de trabalho, vale tentar chamar a atenção dos recrutadores.

O que colocar no perfil profissional?

A descrição do perfil profissional deve ser objetiva para que os recrutadores conheçam mais de você logo ao bater o olho no currículo. Veja abaixo algumas das informações que podem compor o resumo:

  • Formação acadêmica atual;
  • Conquistas realizadas em sua carreira;
  • Posições de destaque;
  • Nível de conhecimento atual;
  • Principais habilidades;
  • Disponibilidade para trabalho;
  • Habilidades e qualidades pessoais que refletem no trabalho. 

Veja um modelo de perfil profissional:

Me chamo Junior, sou formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios. Sou coordenador do setor administrativo da empresa na qual atuo há 2 anos e gerencio uma equipe de 4 pessoas. Sou fluente em inglês e tenho disponibilidade para viagens ou mudanças, inclusive para fora do país. Valorizo o respeito ao próximo, sou dedicado quando compartilho o mesmo propósito que a empresa e acredito que um bom líder deve motivar a equipe sendo exemplo.

Não possuo experiência, o que colocar no perfil profissional?

Mesmo que você esteja iniciando no mercado de trabalho e ainda não tenha nenhuma experiência, vale a pena preencher seu perfil. Você pode, por exemplo, destacar os cursos que já fez, os conhecimentos que possui, ferramentas que sabe mexer, além de valorizar suas habilidades pessoais. 

Veja um exemplo de perfil profissional para quem não tem experiência:

Me chamo Junior, tenho 19 anos e busco minha primeira experiência profissional. Atualmente estou no 2º semestre da faculdade de Administração. Estou no nível intermediário do curso de inglês. Possuo facilidade em mexer no Word, Excel e Power Point. Além de ser bom em contas, sou pontual, educado organizado.

Agora que você sabe o que colocar e como descrever o seu perfil profissional, que tal buscar novas vagas de emprego e impulsionar sua carreira? Conte conosco para dar o UP na sua vida profissional. Faça uma análise do seu currículo ou LinkedIn e fique preparado para receber vagas excelentes! Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui