Terminou o ensino médio ou a graduação? Não pare de estudar. Fazer cursos profissionalizantes é fundamental para alavancar sua carreira e se diferenciar no mercado de trabalho. Se você não tem dinheiro, tudo bem. Você pode fazer cursos grátis.

Com o desemprego atingindo mais de 12 milhões de brasileiros, a disputa no mercado de trabalho fica cada vez mais acirrada. Mesmo com o orçamento um pouco apertado, você pode aproveitar a internet para adquirir mais conhecimento e complementar o seu currículo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de cursos grátis que você pode fazer online ou até mesmo presencial para impulsionar sua carreira. Lendo esse artigo você vai descobrir que falta de dinheiro não é mais desculpa para não se profissionalizar.

Cursos grátis profissionalizantes

  • Curso de Administração de Pequenas Empresas

Curso profissionalizante oferecido pelo iPed. É ótimo para pequenos e microempreendedores ou para quem trabalha na função administrativa de uma empresa. O curso ensina elaborar planos de negócios, desenvolver gestão comercial, financeira e de marketing de uma empresa. São 30 dias de duração.

  • Agente de Viagens

Esse é um curso oferecido pelo SENAC. É preciso ter, no mínimo, 16 anos para se inscrever e ensino médio completo. O curso prepara o aluno para ser um agente de viagens com duração de 172 horas e com certificado reconhecido pelo MEC. Na página do SENAC você obtém mais informações.

  • Curso de Assistente Administrativo

Outro curso oferecido pelo SENAC. É preciso ter idade mínima de 15 anos e ensino médio incompleto. O curso capacita o estudante para lidar com a parte administrativa de uma empresa. Tem duração de 160 horas e conta com certificado reconhecido pelo MEC.

Cursos grátis técnicos

  • Curso de Fotografia

Esse é um curso oferecido pelo iPed com duração de 30 dias. O curso introduz técnicas de fotografia e tratamento de imagem com foco em fotografias de eventos. Vale ressaltar que, mesmo sendo um curso gratuito, é preciso que o profissional tenha uma boa máquina fotográfica para exercer a profissão.

  • Curso de Manutenção de Notebooks

Aulas oferecidas pelo Curso Online Educa. O curso prepara o profissional para consertar notebooks em empresas de assistência técnica ou de forma autônoma. Tem duração de 60 horas com certificado pago.

  • Curso de Garçom

Mais um curso técnico oferecido pelo SENAC, com duração de 250 horas e certificado reconhecido pelo MEC. É preciso que o aluno tenha, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo. O curso ensina o profissional a atuar em bares, hotéis, restaurantes e outras empresas na área de garçom.

Cursos grátis universitários

  • Gestão da Inovação

Oferecido pela Veduca/USP. O curso ensina a gerenciar e organizar processos de inovação, com estratégias de seleção de ideias, técnicas de brainstorming e criatividade.

  • Gestão de Projetos

Outro curso oferecido pela Veduca/USP. O aluno vai aprender técnicas de gerenciamento para planejamento, avaliação de resultados, dentre outras estratégias.

  • Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação

Um curso oferecido pela Veduca/USP. O curso trabalha o desenvolvimento da liderança para auxiliar na gestão de projetos e a atingir metas coletivas.

Cursos grátis estrangeiros

  • Câmera, exposição e fotografia

Oferecido pela Universidade de Michigan com o intuito de ensinar a fazer boas fotos tanto em smartphones como câmeras DSLR. O curso está disponível em inglês.

  • Aprendendo a aprender

O curso é oferecido pela Universidade da Califórnia e apresenta ferramentas mentais que vão ajudar o aluno a dominar assuntos de várias áreas. O participante também aprende técnicas de memória e estratégias para lidar com a procrastinação. Está disponível em português, inglês, espanhol e chinês.

  • Fundamentos da computação

Está disponível no idioma inglês e é oferecido pela Universidade Rice. O curso oferece técnicas para o profissional aprender a programar em Python e construir seus primeiros projetos.

Cursos grátis para pessoas com deficiência

O SEBRAE fechou uma parceria com a AMBEV e vai oferecer cursos grátis para pessoas com deficiência em 6 cidades do Brasil. Serão cursos de auxiliar de logística e assistente administrativo.

As aulas acontecem entre os dias 29 de outubro e 8 de janeiro nas cidades: São Paulo, Salvador, Jaguariúna, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. São cursos com duração de 3 meses, totalizando 160 horas. Aqui você confere toda a agenda.

 

Viu só como é possível se profissionalizar com cursos grátis? Escolha aquele que você mais se identifica e impulsione sua carreira. Até mais!