Você acabou de ingressar no mercado de trabalho ou ainda está na faculdade e esta na dúvida de como conseguir emprego sem experiência profissional. Como conseguir um emprego assim?

Fato, cada vez mais os empregadores e as empresas têm buscado profissionais já capacitados, logo de cara. Mas você não precisa desanimar.

Conversamos com Marcelo Henrique Carvalho, sócio-diretor da consultoria de recrutamento ARTTURO, para saber como agir quando você não tem o que colocar no seu currículo além da sua formação acadêmica.

1. Como me preparar para o mercado de trabalho mesmo sem experiência?

A melhor forma de você se preparar para as futuras experiências profissionais é, justamente, cuidando dos seus estudos. Além da faculdade ou do curso técnico, vale a pena buscar se aprofundar. “As especializações (Pós-Graduação) são bem vindas nesta etapa da carreira e o inglês é um diferencial. A leitura e os estudos devem ser acentuados nesse momento”, explica Marcelo. Segundo ele, esse é um grande diferencial e algo que as empresas valorizam muito na hora de contratar um profissional novo.

2. Como estagiar, se não tenho experiência profissional?

Aqui, vale a insistência e, principalmente, a persistência. Marcelo recomenda buscar empresas que não peçam por esse tipo de currículo (acredite, elas existem), e insistir nas vagas. É importante lembrar que o estágio é a oportunidade para profissionais começarem a praticar a profissão e desenvolverem experiência. Portanto, mostre o seu interesse e desejo de aprender.

3. Como montar um currículo quando não tenho experiência?

Crédito foto: Tirachard Kumtanom / Pexels

“Profissionais estreantes no mercado de trabalho devem enfatizar sua formação acadêmica e especializações em sua área. A realização de cursos e participação em eventos também demonstram interesse e proatividade do profissional. O nível avançado do inglês e espanhol são grandes diferenciais para ingressar no mercado. A citação de livros e estudos também agregam na apresentação do currículo”, explica o diretor. Existem muitos outros tópicos no seu currículo que podem ser destacados além das experiências profissionais. Conseguir um emprego sem experiência não é mais uma desculpa.

4. Como me apresentar para um recrutador, considerando o currículo de novato?  

As palavras-chaves aqui são: maturidade e interesse. Elas são demonstradas através da sua trajetória acadêmica, os seus estudos e envolvimento em cursos e palestras nas áreas que gostaria de trabalhar. Ah, vale lembrar que o trabalho voluntário, apesar de não remunerado, é um fator de destaque em qualquer currículo e que demonstra muito do seu caráter para o futuro empregador.

5. Afinal, como conseguir um emprego sem experiência?

Aqui, vale a pena a pesquisa de campo – ou seja, networking! Conheça pessoas da sua área, busque entender como elas trabalham, acompanhe de perto um dia da sua rotina e se interesse por saber como ela funciona. Por mais que os estudos sejam total de sua responsabilidade, a parte prática só é adquirida, claro, na prática. Mas enquanto você não consegue um trabalho formal ou uma oportunidade de estágio, pode buscar entender o máximo que puder sobre como a sua profissão funciona no dia a dia, desenvolvendo relacionamentos com pessoas que já têm essa experiência.

“A maturidade profissional pode ser desenvolvida através de relacionamentos com outros profissionais de mercado e os melhores locais para esta aprendizagem são em cursos, eventos, palestras e leituras. É notório para um recrutador distinguir candidatos, que enfrentam a mesma dificuldade no mercado de trabalho, entre aqueles que ‘aguardam’ por oportunidades e candidatos que se ‘preparam e buscam’ uma oportunidade”, diz Marcelo.

6. Não tenho dinheiro para investir nos estudos, e agora como conseguir um emprego?

Calma, por mais que o direito a estudos considerados “de qualidade” sejam caros no Brasil, você pode encontrar outros meios de se especializar e adquirir mais conhecimento na área que você gostaria de atuar. Portanto, você pode, por exemplo:

  • Estudar em bibliotecas públicas;
  • Participar de eventos gratuitos;
  • Aprender o máximo que puder na própria internet;
  • Buscar cursos gratuitos (Universidades Federais e Estaduais oferecem opções, inclusive de língua inglesa).

Conquiste um emprego mesmo sem experiência

Em resumo: se você ainda não tem experiência profissional, o momento é de estudos. Aprofunde-se o máximo que puder na sua área e seja curioso! Converse com pessoas, busque entender como esses profissionais já conceituados trabalham, e procure entender como você pode ser útil.

Para isso, observe o mercado, busque se relacionar com outras pessoas do ramo e fique atento! Conseguir um emprego sem experiência é um desafio, mas com essas dicas você vai conseguir. Assim, quando você menos esperar, vai encontrar a oportunidade perfeita para colocar a sua teoria na prática.   

Summary
Como conseguir um emprego quando você não tem experiência profissional?
Article Name
Como conseguir um emprego quando você não tem experiência profissional?
Description
Entenda como aumentar as suas chances e ingressar no mercado de trabalho mesmo quando você não tem experiência profissional.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo