57% dos trabalhadores brasileiros, em 2040, deverão ter mais do que 45 anos. Isso foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Price Waterhouse Coopers e pela Fundação Getúlio Vagas. Portanto, os dados mostram que emprego acima dos 50 anos é possível sim.

Em 2012, os colaboradores com idade acima dos 40 anos representava cerca de 35% da mão de obra ativa. Essas informações são de um estudo feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Normalmente, profissionais mais velhos possuem uma bagagem de conhecimento maior. O que as empresas querem, é unir a vontade dos mais jovens, com o potencial das pessoas mais velhas.

Então, nesse artigo você vai entender quais competências as pessoas mais velhas precisam ter em comparação com os mais jovens para conseguir uma vaga no mercado. Além disso, vamos dar dicas de cursos e de onde encontrar vagas para pessoas mais velhas. Confira!

Emprego acima dos 50 anos: quais competências as pessoas mais velhas precisam ter em comparação com os mais jovens

Uma das principais competências é o conhecimento. Afinal, as pessoas mais velhas, como dito anteriormente, possuem uma bagagem muito maior do que as mais jovens. Por isso, as empresas querem justamente unir essas duas experiências para conseguir ter sucesso e alcançar produtividade.

Há profissionais mais velhos que acreditam que para conseguir um emprego acima dos 50 anos, é preciso força física. Porém, os empresários acreditam que não. As vivências profissionais são mais importantes.

Assim, é possível que uma pessoa mais velha transfira o seu conhecimento para uma mais jovem, que ainda está em fase de aprendizado. Isso é necessário porque, atualmente, há uma grande falta de talentos entre os profissionais para cargos mais altos de gestão.

Por conta disso, as empresas estão optando por selecionar profissionais mais maduros e mais experientes. Com isso, a interação entre as gerações ocorre, trazendo vantagens para todas as partes.

Os mais jovens adquirem um conhecimento que não tinham com os mais velhos. O mesmo vale para os mais velhos, que aprendem novas estratégias que, antigamente, não existiam ou não eram aproveitadas.

Além disso, profissionais mais velhos tendem a criar vínculos com as empresas e se comprometem com resultados coletivos. Os jovens não são assim. Segundo a pesquisa, pessoas mais novas são mais imediatistas e ambiciosas.

Isso faz com que, muitas empresas, não consigam atender essa demanda, sendo necessário contratar pessoas mais experientes.

Cursos para ajudar pessoas mais velhas a se recolocarem no mercado

Não existe idade para aprender. Podemos continuar estudando e aprendendo independentemente da idade. Listamos aqui embaixo alguns cursos que você pode fazer para melhorar o seu currículo e conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Hoje em dia existem muitos cursos grátis na internet.

Dicas extras para montar um currículo

Nunca deixe de estudar

  • Inglês
  • Decoração Prática
  • Informática para maturidade
  • Agente de desenvolvimento socioambiental
  • Formação de Sommelier
  • Gestão de carreiras
  • Turismo Cultural
  • Desenvolvimento de liderança
  • Marketing pessoal

Todos os cursos são oferecidos pelo SENAC para servir como uma porta de entrada para trilhar novos caminhos. Aqui você confere outras opções.

Emprego acima dos 50 anos: onde encontrar vagas para pessoas mais velhas

O envelhecimento dos brasileiros é uma tendência. Pensando nisso, várias empresas estão anunciando emprego para pessoas acima dos 50 anos. A Gol, empresa de aviação, é uma delas. Mas não para por aí.

A seguradora Tokio Marine, a consultoria PwC, o grupo DPSP e a prestadora de serviços Telehelp são outros exemplos de empresas. Elas começaram a fazer programas para contratar, exclusivamente, profissionais acima dos 50 anos. A iniciativa começou no ano passado.

Em resumo, agora você sabe que emprego acima dos 50 anos existe sim. Se você está nessa faixa de idade, não desanime e continue procurando cursos e formas de melhorar o seu currículo. Você é capaz, assim como os jovens também são. Até mais!

Summary
Mercado de trabalho abre espaço para mais velhos
Article Name
Mercado de trabalho abre espaço para mais velhos
Description
Emprego para pessoas mais velhas. Mercado de trabalho para pessoas mais velhas. Cursos grátis. Como montar um currículo. Dicas de entrevistas.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo