Muitos profissionais acabam se preocupando com a vida profissional e esquecendo dos momentos de descanso. Sabia que lazer e carreira estão diretamente ligados para que doenças sejam evitadas?

Para obter sucesso profissional, é essencial ter corpo são e mente sã. Afinal, de nada adianta você ser um bom profissional, se você não tem condições psicológicas e físicas adequadas para desenvolver a função.

Para que você desenvolva tudo com fluidez, é preciso que você dedique um pouco do seu tempo para o lazer. Não importa como você vai relaxar, você apenas precisa relaxar. Pode ser lendo um livro, dormindo, saindo com a família ou até mesmo praticando um esporte.

Nesse artigo vamos falar da importância do lazer e carreira andarem juntos para que a qualidade do seu trabalho não seja prejudicada. Quando esse equilíbrio não existe, você pode acabar tendo problemas de saúde. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo.

Lazer e carreira: quais os prejuízos de não ter momentos de lazer?

Colocar sempre o seu trabalho em primeiro lugar não é uma boa ideia. É preciso que você saiba os momentos de relaxar, para que os prejuízos não apareçam. Entenda: ganhar dinheiro é bom, porém, de nada vai adiantar se você não puder usufruir desse capital.

O excesso de trabalho pode acarretar problemas físicos. Mas isso não é tudo. O estresse por trabalhar demais pode também prejudicar o relacionamento do profissional com os outros colaboradores da empresa.

Você pode até gostar da sua profissão. Afinal, para que você faça um bom trabalho, é preciso amar o que você faz. Porém, isso não significa que você precisa trabalhar excessivamente, sem descanso.

Uma pessoa viciada em trabalho pode acabar ficando ansiosa, impaciente e desequilibrada. E para as mulheres, isso é ainda mais importante. Isso porque, as mulheres tendem a ficar mais estressadas que os homens. Principalmente as mulheres mais jovens, com idade até os 35 anos.

Mas, como identificar o estresse em excesso? Esses são os sintomas mais comuns:

  • Taquicardia
  • Boca seca
  • Aumento de sudorese
  • Extremidades frias
  • Irritabilidade em excesso
  • Problemas para dormir

Para prevenir o estresse, é preciso que você mude seus hábitos. Se alimente corretamente, faça atividades físicas, evite o cigarro e dedique um pouco do seu tempo para algo que você gosta. Dessa forma, você será mais produtivo no trabalho e terá uma melhor qualidade de vida.

Por que os momentos de lazer ajudam na sua produtividade?

Para que você gere melhores resultados, é preciso combinar vários fatores, como por exemplo:

Essa última faz parte do seu lazer e carreira. Pessoas que são mais tranquilas e descansadas, tendem a trabalhar melhor, sem estresse e se sentem mais inspiradas.

Um bom exemplo disso é a experiência que ocorreu em uma empresa americana de marketing e propaganda. A empresa percebeu que seus colaboradores deixavam de tirar férias e, com isso, perdiam produtividade.

Para resolver o problema, a empresa passou a pagar um bônus de 2 mil dólares anuais para cada funcionário viajar durante suas férias. As férias poderiam ser tiradas de uma vez ou serem divididas em viagens pequenas.

A estratégia deu certo. Os funcionários ficaram mais produtivos e entregaram resultados melhores.

Para que sua produtividade não seja prejudicada, é essencial que você dedique uma parte do seu tempo para o lazer. O recomendado é dedicar cerca de quatro horas por semana para atividades físicas. Além disso, seu fim de semana deve ser totalmente voltado para a diversão e o descanso.

Tendo um fim de semana relaxado, você vai conseguir encarar a semana de uma forma melhor, com mais produtividade e otimismo.

Atividades que ensinam habilidades boas para o trabalho

Se você conhece o seu corpo e sua personalidade, você tem como agregar atividades de lazer para fortalecer suas competências. Confira agora algumas dessas atividades que ensinam boas habilidades para o trabalho.

  • Corrida

Imagine que um dos seus pontos fortes seja a competição. Você pode entrar para um grupo de corrida. Isso fará com que você estimule, mesmo sem perceber, esse seu ponto forte. Em contrapartida, a prática agregará bons resultados no seu trabalho.

  • Intelecção

Se o seu ponto forte for a intelecção, que tal ler um bom livro durante suas horas de lazer? Isso agregará bons resultados para o seu trabalho.

Em resumo, não importa qual a atividade que você vai realizar. Pode ser um bate papo com seus amigos, ir ao cinema, praticar algum esporte, dentre outros. É importante que essa atividade ensine algo de proveitoso para o seu trabalho, de forma natural.

Agora você sabe porque lazer e carreira precisam andar juntos. Não menospreze seu descanso. Lembre-se: ele é fundamental para que você desenvolva bem suas habilidades. Até mais!

Summary
Vida pessoal e trabalho: por que o lazer é importante?
Article Name
Vida pessoal e trabalho: por que o lazer é importante?
Description
Porque o lazer é importante na vida profissional. Dicas de como montar um currículo e participar de uma entrevista de emprego
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo