Se eu pudesse elencar o maior conselho com o qual já me deparei, certamente ele seria: “Seja o herói da sua vida, e não a vítima”, da escritora e roteirista Nora Ephron. Em uma sociedade habituada a discursos prontos para absolver sua própria responsabilidade de tudo, essa frase é quase um divisor de águas entre o estagnado e o irrequieto. Mas o PraCarreiras vai ajudar a todos a conquistarem o sucesso profissional.

Direto ao ponto, o que quero dizer é que você é responsável pela vida que tem levado. Obviamente, existem fatores externos que retardam conquistas pessoais e profissionais, mas elas não são absolutas e nem determinantes no fracasso de ninguém. Seja honesto, o quanto você realmente se comprometeu com aquilo que você mais almejou nos últimos anos? O quanto você chegou ao seu limite psicológico e vital em um esforço sem garantias?

Queremos ajudar você a conquistar o seu sucesso profissional

Desculpe a indelicadeza desse texto, mas acredite a intenção é ajudar você. Alguns anos atrás, congelei com o tom brusco de uma pessoa ao tentar me ajudar em minha carreira. Na época, ela me disse que eu nunca cresceria na carreira se não tivesse um plano definido e que todas as minhas metas eram genéricas demais para terem sucesso. Confesso que esperava uma linguagem mais acolhedora e me senti injustiçada. Depois desse café, voltei pra casa e chorei muito. Chorei porque não tinha dinheiro para pagar o aluguel depois de três meses, porque não aguentava mais contar as fatias de pão no jantar e, pior, porque não sabia o que fazer para mudar essa situação.

Hoje, credito a ela grande parte de tudo que consegui profissionalmente e, porque não, na minha vida pessoal. Muitas vezes, o que precisamos é de um punhado de palavras duras para começarmos a refletir sobre uma área quase escondida dentro de nós mesmos. Devemos assumir para nós mesmos a culpa de tudo que acontece na trajetória de nossas vidas e tirar um pouco o peso da situação econômica do país ou da criação dos nossos pais. Afaste-se de amuletos e etiquetas da psicologia com frases prontas que justificam a sua acomodação. Todos os profissionais de sucesso que conheci simplesmente não descansavam enquanto não conquistavam o que queriam.

O que você quer de verdade?

E o que você quer de verdade? Não vale responder “ser feliz”, porque isso é uma consequência daquilo que você quer alcançar. Acredito que essa seja a pergunta mais difícil e mais decisiva no desenvolvimento de uma pessoa. Sejamos realistas, mesmo após essa análise, seu caminho estará suscetível a crises emocionais e fracassos. Mas lembre-se, mesmo os contratempos servem de salto para a conquista de sonhos.

Acredite, dentro de você existe um monstro adormecido capaz de conquistar glórias colossais. Aproveite esse período de motivação coletiva e descubra de uma vez por todas o que você quer da sua vida. Sabemos que a felicidade é relativa, mas o esforço é indiscutível para alcança-la.

O PraCarreiras quer ajudar você a conquistar seus sonhos, ou metas se preferir, através de conteúdos relacionada a carreiras. O segmento profissional é apenas uma parte de sua vida – e deve ter seu lugar bem delimitado – mas é ele que permite muitos êxitos em outras partes da sua história. Porque, por mais que tratemos a felicidade como circunstancial, o salário tem um peso grande na sua saúde, lazer, educação formal, etc.

E como pretendemos ajudar você a conquistar o seu sucesso profissional?

Criamos a Série Como Montar um Currículo, para você conseguir criar um currículo objetivo e que chame a atenção dos recrutadores. Entrevistamos headhunters e profissionais de RH para descobrir quais são os fatores responsáveis para um currículo se destacar de outros. Também estamos discutindo os principais erros cometidos pelos candidatos na hora de redigir e enviar um CV.

Também criamos o Plano de Carreiras que vai abordar temas como entrevista de emprego, habilidades comportamentais e desenvolvimento profissional. Estamos gravando novos vídeos que vão falar desde empregos para minorias até como driblar a timidez em um processo seletivo. Iremos abordar temas mais específicos sobre entrevistas para discutir melhores práticas, respostas e posturas de candidatos conquistarem o sucesso profissional.

Linkedin e o sucesso profissional

Você tem dúvidas sobre o Linkedin? Então, basta acompanhar o conteúdo do PraCarreiras. Fizemos alguns vídeos no Linkedin para trazer todas as funcionalidades da rede social mais expressiva na busca de empregos. Abordamos alguns erros de relacionamento dos usuários no Linkedin e iremos passar as estratégias para usar o canal de forma mais eficaz.

Por fim, em Profissões, queremos compartilhar com você um pouco de histórias de sucesso na carreira de pessoas comuns. Elas vão abordar como é a rotina em suas profissões e suas táticas para conquistarem um bom cargo. Se você tem dúvida sobre qual carreira seguir, esse guia pode ajudar na sua decisão.

Acompanhe nosso site, iremos trazer matérias novas todas as semanas. Lembre-se, você nunca mais estará sozinho nessa empreitada! Vamos ajudar você a conquistar o sucesso profissional.

Gostaria de aproveitar para agradecer todas as pessoas que permitem que o conteúdo do PraCarreiras seja mais consistente. Obrigada a cada entrevistado e a cada pessoa que acredita na nossa meta de conseguir ajudar pessoas a conquistarem carreiras felizes.

O sucesso profissional só depende de você! Conte com o PraCarreiras para todo suporte que precisar!

PraCarreiras

Summary
Seja Herói
Article Name
Seja Herói