Pesquisa destaca 5 principais vantagens do trabalho remoto

Vantagens do trabalho remoto

Para 32% dos profissionais ouvidos pela Workana, economia no tempo de deslocamento até o escritório aparece no topo da lista de benefícios do home office.

Em tempos de pandemia, a expectativa da maioria da população é ser vacinada para, de forma segura, poder retomar as atividades, ter contato presencial com a família e amigos, e voltar à rotina de trabalho, certo?

Vantagens do trabalho remoto: Os dados do relatório anual

Quase certo! Segundo dados do relatório anual da Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, 94,2% dos profissionais com carteira registrada não estão querendo voltar ao modelo de trabalho antigo.

Eles afirmaram que preferem continuar em home office mesmo depois que a ameaça do coronavírus passar, sem dúvidas, motivados pela excelente ou muito boa produtividade que 81,9% deles disseram ter sentido ao trabalhar de casa.

E os gestores também parecem ter gostado do resultado. 63,2% relataram ter notado um aumento na produtividade dos funcionários, ou a mesma performance de quando estavam no escritório. Tanto que 84,2% dos líderes pretendem promover o trabalho remoto no pós-pandemia.

Vantagens do trabalho remoto: O que conta o Country manager da Workana

Para Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, os colaboradores estão valorizando mais essa nova rotina que lhes permite passar mais tempo com a família, e se dedicar a atividades pessoais – sem deixar de lado o trabalho.

“Eles têm se sentido cada vez mais satisfeitos com essa autonomia e possibilidade de gerir o próprio tempo. E, na mesma proporção que aumenta essa satisfação, a produtividade tende a subir também”, afirma.

Com base em dados do relatório anual da Workana, Schwebel destaca as 5 principais vantagens do trabalho remoto segundo os CLTs.

Vantagens do trabalho remoto: 1.

• Não há necessidade de se locomover até o escritório e desprender horas no trajeto. Para 32% dos profissionais, essa economia de tempo aparece no topo da lista de benefícios que o home office traz.

Vantagens do trabalho remoto: 2.

• Fica mais fácil chegar a um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, pelo menos foi isso que 24,6% mencionaram como principal vantagem.

Vantagens do trabalho remoto: 3.

• A gestão de tempo, que na maioria das vezes fica por conta dos próprios colaboradores, ocorre de uma maneira melhor, correspondendo às particularidades de cada um. 17,2% dos CLTs veem essa melhor gestão de tempo como principal vantagem do trabalho remoto.

Vantagens do trabalho remoto: 4.

• Já o maior nível de produtividade é o ponto mais levado em conta por 16,4% dos profissionais quando o assunto é home office.

Vantagens do trabalho remoto: 5.

• E para 4,1% dos funcionários de empresas, a satisfação que sentem no trabalho à distância é a principal vantagem desse modelo de trabalho.

Só o tempo economizado no traslado até o escritório possibilitou que esses profissionais se dedicassem mais aos estudos, e cuidassem mais da saúde, como podemos ver no gráfico abaixo:

E entre os freelancers, os benefícios mais valorizados são bem parecidos com os pontos mencionados pelos que trabalham com carteira assinada:

Não à toa, para 96,7% dos profissionais, o benefício do home office será um fator determinante para aceitar uma vaga de emprego daqui pra frente.

“O mundo do trabalho está em constante transformação, e o trabalho remoto – com suas inúmeras vantagens – veio para ficar. As empresas que querem atrair e reter talentos precisam se atentar a essas novas necessidades que surgiram, e se adaptar o quanto antes”, conclui o country manager da Workana no Brasil.

Vantagens do trabalho remoto: Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados.

Com oito anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de 1,6 milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,8 milhões de freelancers cadastrados.

Leia também – Após um ano o home office se consolida, mas como tornar essa prática ainda mais saudável?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui