Processos de estágio e trainee: como funcionam em tempos de pandemia?

processos de estágio e trainee
Foto: Green Chameleon / Unsplash

Se você está participando ou pensa em participar de processos de estágio e trainee, já deve estar se perguntando o que acontecerá com eles durante o período de quarentena – e, até mesmo, depois que ela acabar.

Por isso, o PraCarreiras conversou com Luana de Paula, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Cia. de Talentos para saber como você pode se preparar e prosperar, mesmo em tempos de crise. 

Os processos de estágio e trainee mudam? De que forma? 

A boa notícia é que a internet veio para ficar – e isso é ótimo. Luana explica que, mesmo antes do COVID-19 aparecer, já viu uma mudança rápida e positiva nos clientes da Cia. de Talentos. Isso significa que a plataforma já conta com ferramentas online de seleção e desenvolvimento de jovens. Tanto que boa parte dos seus projetos já realizam 80% das etapas seletivas pela via online, deixando só a última presencial. 

“Após a pandemia, as empresas já optaram em realizar as últimas etapas (entrevista final ou etapa em grupo com os gestores) também online”, diz ela.

Devo parar de buscar estágio ou trainee? 

Não! Existem empresas multinacionais que continuam com os seus processos normalmente, mas de forma online. Ou seja, todas as etapas são feitas pela internet. “O jovem que busca uma recolocação precisa persistir mesmo em tempos como o que vivemos agora. Além disso, muitas empresas vão iniciar as inscrições nesse período, para finalizarem os seus processos no início do 2º semestre”, explica Luana.

As vagas congelaram. O que fazer? 

Vamos supor que você esteja participando de processos de estágio e trainee, mas eles foram congelados. Nessa caso, você não só pode, como deve, investir na sua capacitação intelectual. O que isso significa? Estudos!

“Orientamos que os jovens sigam na busca do contínuo aprendizado e dar sequência na capacitação corporativa em tempos de isolamento social, se manter produtivo. Felizmente são muitas as instituições renomadas de ensino que disponibilizam conteúdos gratuitos para o enfrentamento desse período. A ideia é que as pessoas possam consumir temas de qualidade, por meio de webinars, lives e cursos online, e que enriqueçam o perfil profissional”, diz Luana. 

Vale lembrar, porém, que o período de quarentena pode ser complicado, emocionalmente falando. Se esse for o seu caso, não force a barra! Faça as coisas com calma e estude e busque aprender quando se sentir apto para isso. 

A quarentena pode ser boa para a minha carreira, como?

Você deve ter percebido que a pandemia exigiu uma adaptação rápida por parte de todo mundo. A mudança foi brusca e desafia de empresas e líderes à funcionários, sejam eles CLT ou autônomos, a entenderem como trabalhar com pessoas e cenários diversos. Por isso, vale a pena você entrar nessa onda. 

“É a hora dos profissionais aproveitarem para se capacitar online e turbinar seus conhecimentos como trabalho remoto, liderança remota, gestão do tempo e cursos na própria área de atuação, além de desenvolvimento dos soft skills que são extremamente importantes no mundo atual”, diz Luana.

Não consigo trabalho, o que fazer? 

De fato, estamos passando por um cenário complexo, que conta ainda com uma recessão econômica global. Pensar em fontes de renda extra é sempre uma boa ideia, mas, acima de tudo, é importante seguir em frente e continuar buscando: “Persistir, ser otimista e procurar alternativas para se capacitar é uma maneira para atingir os objetivos”, diz Luana. 

Use o tempo livre a seu favor

Como dissemos, é importante se desenvolver para se tornar mais competitivo para o mercado de trabalho. Aqui no PraCarreiras nós temos cursos online com certificado que, além de enriquecer seus currículos, ajuda no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Confira aqui.

pub-2012670429573875