Programa que insere profissionais pretos na área de tecnologia anuncia nova edição

Profissionais negros

Inscrições para o AfroDev, programa gratuito de diversidade e inclusão para profissionais negros, serão abertas no dia 20 de fevereiro.

Vem aí mais uma edição do AfroDev, programa de inclusão social que visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que queiram trabalhar na área de tecnologia.

Idealizada pela Share RH, empresa especializada em recrutamento e seleção e projetos com foco em gestão de pessoas, a iniciativa contará com o patrocínio de duas empresas que se destacam no setor, a 3778 e o Venturus.

“A Share RH se orgulha muito do impacto que tem gerado a partir dos programas de formação com foco em diversidade.

Profissionais negros: Problemas distintos 

O AfroDev, por exemplo, ajuda a contornar dois problemas distintos em nossa sociedade: a escassez de mão de obra qualificada na área de tecnologia e a inclusão de pessoas pertencentes a diversos recortes sociais.”, diz Augusto Passarelli, Head Of Business da Share RH.

Considerando um mercado super aquecido como é o de pessoas desenvolvedoras, o AfroDev chega para incentivar o investimento na formação de novos talentos a fim de aumentar a oferta de profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da diversidade neste ambiente.

Profissionais negros: Como participar

No dia 20 de fevereiro, às 9h, acontecerá a live de lançamento da 2° edição do AfroDev. Para participar do evento online, os interessados devem se inscrever no site https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev.

Além de ficarem por dentro de todos os detalhes do programa, os participantes poderão conferir painéis sobre tecnologia, diversidade e inclusão. As inscrições para as novas turmas, por sua vez, serão abertas ao final da live.

Neste ano, o AfroDev contará com trilhas de formação nas linguagens Python e Node, disponíveis para pessoas pretas que ainda não trabalharam como desenvolvedores no mercado, mas que já possuem uma base sólida em linguagem de programação.

Além disso, haverá também uma trilha para iniciantes, que permitirá a participação de quem está começando sua jornada na área de tecnologia e possua conhecimento mínimo sobre o assunto.

Em todos os casos, é necessário que cada participante tenha um computador e acesso à internet de banda larga para acompanhar as aulas.

Após o período de inscrições e testes, que se estenderá até o dia 21 de março, a Share RH fará a divulgação das pessoas selecionadas. A formação, por sua vez, acontecerá de 29 de março a 24 de abril, com a expectativa de que as contratações tenham início até a segunda quinzena de maio.

Profissionais negros: Balanço da 1º edição

Realizada em 2020, a edição de lançamento do AfroDev contou com diferentes trilhas de formação, incluindo quatro para linguagem Java, uma para iOS e uma para Android. Ao final do programa, 29 pessoas foram contratadas para atuarem em empresas renomadas como a ABI, CI&T, Oi, Raia Drogasil e Alelo.

Entre elas está Natália Ferreira Cezar, que atualmente ocupa o cargo de desenvolvedora Android na CI&T. Segundo a profissional, a experiência de participar do AfroDev foi bastante positiva, desde o processo de seleção humanizado conduzido pela Share RH até a contratação.

“Além disso, sentimos muita confiança na pessoa que nos instruiu durante o curso, devido à ampla experiência que ela possui no mundo corporativo e, mais especificamente, em programação.

Ao longo da formação, recebemos muitas dicas de como nos comportar e sobre o que deveríamos aprender para que fôssemos bem sucedidos em uma possível contratação”, conta.

A partir da experiência positiva, Natália dá algumas dicas aos futuros participantes do AfroDev. “Tirem dúvidas, aproveitem todas as aulas e mantenham um bom relacionamento com os colegas de turma e com o seu instrutor. Estudem muito, porque o conhecimento gera empoderamento e isso ninguém nunca vai tirar de vocês”, finaliza.

Para mais informações sobre a 2° edição do AfroDev, acesse: https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev.

Profissionais negros: Sobre a Share RH

Criada em 2015, a Share RH é uma consultoria especializada em soluções para Recursos Humanos, que atua diretamente na seleção, gestão e desenvolvimento do principal ativo das empresas: as pessoas.

Além de atuar na área de recrutamento e seleção para middle e top management, a Share RH oferece serviços de consultoria em gestão de pessoas, programas de estágio/trainee e formação para gaps de mão de obra qualificada (Education Recruiting), programas corporativos de desenvolvimento para executivos e criação e implementação de campanhas de marca empregadora (Employer Branding).

Com escritórios em São Paulo, capital e no interior, a Share RH está preparada para atender clientes nacionais e multinacionais para projetos em todo o território nacional.

Leia também – Banco BS2 e Printi abrem vagas em São Paulo e Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui