Relacionamento profissional: networking e prospecção precisam ser “reinventadas”

relacionamento profissional

Relacionamento profissional com foco no networking e prospecção é tema do nosso artigo de hoje, escrito por Julio Bastos, gerente da Gi BPO.

O distanciamento social, decretado com o avanço da pandemia da Covid-19, tem sido um dos maiores desafios da sociedade e também da economia global. Sair do local comum para buscar novas alternativas de fazer negócio se tornou vital para executivos manterem a entrega e atingir as metas de receita.

Para casos em que não se pode estar próximo, buscar ferramentas de networking para se aproximar do público alvo é uma solução. Nesse momento, usuários de plataforma digitais estão em peso fazendo uso e gerando interação.

Assim, mesmo neste momento em que as empresas ainda estão de portas fechadas e equipes trabalhando em home office, é possível prospectar, contatar clientes em potencial e até concluir o processo com uma reunião de negócio virtual. O segredo é usar com criatividade as ferramentas de comunicação Web.

Relacionamento profissional: como fazer

O planejamento e o foco são essenciais para gerar networking e desenvolver novos contatos comerciais. Assim, minhas recomendações para quem quer “driblar” a crise ou tornar esse período de quarentena mais produtivo são:

1-Pesquise o mercado e perfil do público alvo que quer atingir. E a partir daí, estabeleça as metas.

2- Decida a melhor forma de abordagem nas redes sociais, seja enviando posts e comentários sobre as tendências e soluções para lidar com os desafios do mercado em que a pessoa que quer contatar atua e outros assuntos que ela possa se interessar. Mensagens impessoais só geram distanciamento. Se coloque no lugar de quem recebe.

3- Reorganize sua agenda e comece a contatar empresas que possam interessar pelo seu produto ou serviço. Convide o executivo com quem quer estreitar o relacionamento para um bate papo e cafés virtuais para conversar melhor sobre a sua proposta, ou ainda organize ou chame para participar de lives para debater os temas do momento.

4- Tenha mais empatia. Conversas sobre oportunidade de negócios devem ser calorosas e não precisam ser tão frias e objetivas.

5- Assuma a liderança e desenvolva o assunto com fatos novos, compartilhando seus conhecimentos. Procure estar atualizado sobre o segmento da pessoa com quem está conversando e o mercado de modo geral.

Relacionamento profissional: cuidados

No entanto, convém lembrar que um contato pela Internet e outros meios de comunicação nem sempre gera empatia com a mesma rapidez quanto uma abordagem pessoal e cordial. Por isso, tome alguns cuidados ao conduzir a negociação e não se deixar levar pela ansiedade de fechar o negócio.

O principal deles é estabeleça seu próprio limite, para não tornar a conversa deselegante ou pecar pelo excesso e insistência.

Por outro lado, procure manter contato frequentemente com a pessoa com quem quer fechar negócio, informando sobre novidades, soluções que precisa, dando feedback necessário. Gerar conteúdos relevantes nas redes sociais pode ajudar e muito no processo de proximidade e no networking.

Ao contrário do que se imagina, as ações de relacionamento virtual têm se mostrado até mais produtivas do que o modelo presencial, já que poupa tempo por não ser preciso se deslocar de um lugar para outro, além de chamar a atenção do decisor das empresas alvos.

Relacionamento profissional: é época de evoluir

A reinvenção nos mostra que estamos num novo momento. E as novas formas de fazer networking e prospectar nos obrigam a aprimorar e evoluir drasticamente o nosso comportamento, para que estejamos presente na vida dos atuais e potenciais clientes e a marca a qual representamos fique na memória após isolamento social.

A conquista de novos clientes pode acontecer em ambiente online. Mas mesmo que não consiga fechar o negócio remotamente, você pode começar o seu networking na plataforma digital e, assim que a crise passar, evoluir para o presencial.

Julio Bastos é gerente nacional de vendas da Gi BPO, unidade de outsourcing de processo de negócio da multinacional de recursos humanos Gi Group.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui