Trabalho pode ser motivador de tristeza e estresse

roberto aylmer fala sobre saúde mental

Roberto Aylmer fala sobre saúde mental: tristeza e estresse podem ser motivados por vários fatores, dentre eles o ambiente do trabalho.

Como anda a saúde mental da sociedade brasileira? Para muitos a resposta é que não anda nada bem. Professor, médico, Ph.D., consultor em desenvolvimento humano e especialista em gestão estratégica de pessoas, Roberto Aylmer, chama a atenção para um dos motivos desse desequilíbrio, que é o ambiente hostil no trabalho, impactando o indivíduo não só dentro da organização, mas em sua vida como um todo. Para ele, o contexto organizacional está cada dia mais complexo e não é inteligente atuar sobre os sintomas do Burnout sem entender o sistema.

Ele lembra que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de uma a cada cinco pessoas empregadas já sofreu alguma forma de violência e assédio no local de trabalho em todo o mundo. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, somente em 2021, foram ajuizados, na Justiça do Trabalho, mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral e mais de três mil relativos a assédio sexual em todo o país, provando que tais violências são numerosas no ambiente corporativo.

Para o professor, a perda progressiva do interesse e das competências no trabalho tem um forte impacto na produtividade e podem gerar consequências graves na segurança do trabalho. Por isso, é preciso atuar preventivamente nos elementos conhecidos e que impactam a saúde mental dos colaboradores. “Nesse cenário, o papel da liderança é fundamental. “São os líderes que são o ponto focal para o suporte ou a pressão sobre o colaborador. O chefe direto pode gerar medo ou motivação”, explica.

Roberto Aylmer fala sobre saúde mental: “alerta”

Segundo Aylmer, tenso e com medo, o trabalhador desenvolve mecanismos de sobrevivência que não geram transparência. É ativado um sistema de alerta contínuo no cérebro, como se a pessoa vivesse na iminência de um perigo. “Ele não pode fugir, então congela e gasta mais energia, tem preocupação constante”, afirma o professor, acrescentando que há um sequestro moral e o colaborador faz coisas que não faria, agrada e colabora sem concordar, apenas para sobreviver, pois é impossível ter saúde mental quando há medo.

Estudo da Gallup apontou que a sensação de tristeza e estresse aumentou na última década. A pesquisa notou que um a cada três entrevistados perceberam esses sentimentos negativos de forma predominante. Muitos são os motivos, tais como preocupações socioeconômicas, políticas, familiares e também movidas pelo trabalho. “A pandemia agravou um cenário que já existia e notou-se um aumento nos casos de burnout devido à alta pressão que os trabalhadores sentiram com as mudanças corporativas, a ponto da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificá-la como uma doença ocupacional”, concluiu.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!