Como criar uma rotina de trabalho saudável

rotina de trabalho saudável

Não é nenhuma novidade que estamos trabalhando cada vez mais. Porém, é fato que isso não significa que estamos sendo verdadeiramente produtivos e alcançando nossos objetivos. Por isso, é essencial criar uma rotina de trabalho saudável.

Mesmo que você não esteja trabalhando (e nós já comentamos por aqui o que fazer quando você está desempregado), é importante estabelecer uma rotina. Isso é o que vai manter a sua vida funcional e, ainda, ajudar você a chegar onde você quer chegar.

Para isso, separamos algumas dicas de como tornar o seu trabalho mais saudável e orientado segundo as suas metas. 

1.Para ter uma rotina de trabalho saudável, adquira consciência

Falar que você está sempre ocupado ou trabalhando demais cria estresse entre as outras pessoas. Mais do que falar por aí que você nunca tem tempo e que está trabalhando até de final de semana, é importante entender o exemplo que está passando para as outras pessoas. Trabalhar o tempo todo não é bom nem para você, nem para as pessoas a sua volta, que ficam ansiosas tentando acompanhar o seu ritmo ou frustradas por não conseguir fazer o mesmo.  

2.Faça uso do horário comercial

Você costuma responder mensagens e e-mails de trabalho nos finais de semana ou tarde da noite? Então, é melhor repensar esse hábito. O ideal é manter a comunicação profissional no horário comercial (das 09h às 18h, por exemplo). Isso é importante tanto para você ter momentos de descanso, quanto para as outras pessoas também. Você fica ansioso quando vê uma mensagem do seu chefe e tem vontade de responder na hora? Você não é o único. Portanto, estabeleça limites para si mesmo e seja um exemplo para os outros também.

3.Siga o horário de trabalho

Quer você trabalhe em um escritório, quer trabalhe de casa, é importante seguir o seu horário de trabalho. É claro que existem exceções, mas, via de regra, você tem um horário para ser seguido. Principalmente se você está em um cargo de gerência, dê o exemplo e saia no horário também – mesmo que precise finalizar tarefas de casa. Mas tenha um limite e saiba a hora de parar.

4.Tire folgas

Não esqueça: o mais importante é conseguir tempo para recuperar as energias e voltar com tudo para os seus projetos profissionais. Parte de ter uma rotina de trabalho saudável é saber a hora de parar e quando é importante descansar também. Ou seja, tire as suas férias, se você trabalha CLT, ou pense em um esquema de folgas, se é autônomo. Mas não esqueça de se cuidar e descansar sempre que puder.

Rotina de trabalho saudável: que tal aprender a ter uma boa gestão do tempo?

Nós do PraCarreiras desenvolvemos um curso para ajudar você a ter uma rotina de trabalho – e de vida – mais saudável. Nosso curso de Gestão do Tempo na Prática foi criado para ensinar todas as estratégias para você conseguir organizar sua agenda, cumprir suas tarefas do dia a dia e ainda ter mais tempo livre para o lazer e atividades com sua família, por exemplo.

Além disso, ter uma boa gestão do tempo, ser produtivo e organizado são soft skills muito valorizadas no mercado de trabalho. As empresas estão buscando profissionais que tenham essas habilidades comportamentais por entenderem que elas são essenciais para qualquer empresa. Mas mais do que dizer que você tem essas habilidades, você deve comprová-las. Uma das formas é por meio de um curso. Nosso curso tem certificado e você pode incluí-lo no seu currículo e perfil do LinkedIn.

Mas você também pode descrever situações vivenciadas no seu histórico profissional que demandaram essa sua habilidade. Coloque como foi a situação, como você usou sua gestão do tempo para resolver algo e qual foi o resultado alcançado. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui